Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Importância das matas ciliares

Entenda o que são as matas ciliares e sua importância para os cursos d'água.

As matas ciliares evitam o assoreamento de rios As matas ciliares evitam o assoreamento de rios

Com certeza você já ouviu falar a respeito das matas ciliares, não é mesmo? Elas não devem ser destruídas e são muito importantes para os rios. Vamos saber mais a respeito?

Definição de matas ciliares

As matas ciliares são formações vegetais localizadas ao redor dos cursos d'água, como na beira de rios, represas e lagos. Elas receberam esse nome porque são muito importantes para a proteção de rios e lagos, assim como os nossos cílios protegem os nossos olhos.

Importância das matas ciliares

As matas ciliares possuem diversas funções, sendo a principal delas proteger o ambiente aquático da erosão do solo. Elas impedem que o solo das margens caia na água e cause o assoreamento. Além de impedir o assoreamento, a mata ciliar evita que enxurradas levem produtos tóxicos e outros poluentes para dentro da água. Sendo assim, a mata ajuda a manter aquele ecossistema saudável e em equilíbrio.

A mata ciliar também serve de abrigo para várias espécies de animais, além, é claro, de fornecer alimento. Essa vegetação também funciona como um corredor, permitindo que espécies possam ir de um local para outro em busca de melhores condições de vida ou para acasalamento.

Ameaças às matas ciliares

As matas ciliares são destruídas pelo homem por variados motivos. Algumas pessoas, por exemplo, constroem casas nessas regiões, mesmo com os perigos de desmoronamento. Além disso, agricultores e pecuaristas destroem essas matas para aumentar a área de pasto ou lavoura ou, ainda, para ceder passagem para o gado conseguir água mais facilmente.

Legislação

As matas ciliares, em razão de sua grande importância, são protegidas por lei. Quem destrói essa vegetação pode receber multa e até mesmo ser preso. Vale destacar ainda que a mata deve ser preservada mesmo em propriedades particulares e, caso seja constatado o desmatamento, além das penalidades citadas, o proprietário deverá recuperar a área.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Geografia

Assoreamento

Geografia

Desmatamento no Brasil

Geografia

Desmatamento: causas e consequências

Geografia

Erosão

Últimos artigos

Presidente da república

Presidente da república é a autoridade máxima em nosso país. É eleito(a) por meio do voto popular para um mandato de quatro anos.

Porquinho-da-índia

O porquinho-da-índia é um mamífero roedor que possui corpo pequeno e orelhas curtas. Ele pode ser criado como animal de estimação.

Escambo

O escambo é uma modalidade de transação que foi muito comum na Antiguidade. Por meio desse acordo, realiza-se a troca de mercadorias ou serviços.

Nucleotídeo

O nucleotídeo é a subunidade que forma o DNA e o RNA. Cada nucleotídeo é constituído por um grupo fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada.