Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Desmatamento no Brasil

Clique aqui e confira o grave processo de desmatamento no Brasil!

O desmatamento no Brasil foi iniciado a partir do processo de colonização implementado pelos portugueses. Desde então, boa parte da vegetação do país foi devastada.

O Brasil conta com seis tipos diferentes de florestas: a Mata Atlântica, a Caatinga, o Cerrado, a Mata de Araucária, o Pantanal e a Floresta Amazônia. Dentre eles, apenas a Floresta Amazônica possui um relativo grau de preservação, apesar do aumento do desmatamento nos últimos anos.

A floresta do Brasil que mais sofreu com a devastação foi a Mata Atlântica. Como ela se encontra no litoral do país, acabou se tornando o primeiro local para a ocupação da sociedade. Com isso, estima-se que restam apenas 7% da vegetação original da Mata Atlântica.

A Mata Atlântica já está quase totalmente devastada
A Mata Atlântica já está quase totalmente devastada

O Cerrado também sofreu com o desmatamento, restam atualmente cerca de 20% da vegetação original. Sua destruição se iniciou a partir do século XVIII, quando os colonizadores iniciaram a ocupação desse território. Entretanto, foi a partir da metade do século XX que a devastação dessa floresta aconteceu de forma mais intensa, com a expansão das atividades agrícolas e da pecuária.

A plantação de soja toma conta do espaço que antes era só Cerrado
A plantação de soja toma conta do espaço que antes era só Cerrado

Atualmente, a Floresta Amazônica, por ser a área atualmente mais preservada, vem sofrendo cada vez mais com o crescimento do desmatamento. O principal motivo é a expansão da fronteira agrícola do país.

Fronteira agrícola é a área de expansão das atividades humanas, sobretudo da agropecuária, sobre as florestas e os recursos naturais.

A Floresta Amazônica começou a sofrer com o desmatamento a partir da década de 1970, quando foi construída a Rodovia Transamazônica. Depois disso, boa parte de sua área começou a ser destruída para a realização de práticas agrícolas e criação de gado.

Os desmatamentos na Amazônia estão aumentando
Os desmatamentos na Amazônia estão aumentando

Estima-se que, em todo o Brasil, 21 mil km² de florestas são destruídos por ano. Essa área é equivalente à do estado do Sergipe. Além de melhorar a nossa consciência ambiental e deixar de desmatar as florestas, precisamos cobrar dos nossos governantes o fim dessa destruição, através de medidas de controle, monitoramento e vigilância.

Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

O desmatamento é um dos maiores problemas do nosso país O desmatamento é um dos maiores problemas do nosso país
Por Amanda Gonçalves Ribeiro

Você pode se interessar também

Geografia

Vegetação do Brasil

Geografia

Degradação do Cerrado

Geografia

Mata de Araucária

Geografia

Floresta Amazônica

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.