Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Desmatamento no Brasil

Clique aqui e confira o grave processo de desmatamento no Brasil!

O desmatamento é um dos maiores problemas do nosso país O desmatamento é um dos maiores problemas do nosso país

O desmatamento no Brasil foi iniciado a partir do processo de colonização implementado pelos portugueses. Desde então, boa parte da vegetação do país foi devastada.

O Brasil conta com seis tipos diferentes de florestas: a Mata Atlântica, a Caatinga, o Cerrado, a Mata de Araucária, o Pantanal e a Floresta Amazônia. Dentre eles, apenas a Floresta Amazônica possui um relativo grau de preservação, apesar do aumento do desmatamento nos últimos anos.

A floresta do Brasil que mais sofreu com a devastação foi a Mata Atlântica. Como ela se encontra no litoral do país, acabou se tornando o primeiro local para a ocupação da sociedade. Com isso, estima-se que restam apenas 7% da vegetação original da Mata Atlântica.


A Mata Atlântica já está quase totalmente devastada

O Cerrado também sofreu com o desmatamento, restam atualmente cerca de 20% da vegetação original. Sua destruição se iniciou a partir do século XVIII, quando os colonizadores iniciaram a ocupação desse território. Entretanto, foi a partir da metade do século XX que a devastação dessa floresta aconteceu de forma mais intensa, com a expansão das atividades agrícolas e da pecuária.


A plantação de soja toma conta do espaço que antes era só Cerrado

Atualmente, a Floresta Amazônica, por ser a área atualmente mais preservada, vem sofrendo cada vez mais com o crescimento do desmatamento. O principal motivo é a expansão da fronteira agrícola do país.

Fronteira agrícola é a área de expansão das atividades humanas, sobretudo da agropecuária, sobre as florestas e os recursos naturais.

A Floresta Amazônica começou a sofrer com o desmatamento a partir da década de 1970, quando foi construída a Rodovia Transamazônica. Depois disso, boa parte de sua área começou a ser destruída para a realização de práticas agrícolas e criação de gado.


Os desmatamentos na Amazônia estão aumentando

Estima-se que, em todo o Brasil, 21 mil km² de florestas são destruídos por ano. Essa área é equivalente à do estado do Sergipe. Além de melhorar a nossa consciência ambiental e deixar de desmatar as florestas, precisamos cobrar dos nossos governantes o fim dessa destruição, através de medidas de controle, monitoramento e vigilância.

Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Por Amanda Gonçalves Ribeiro

Você pode se interessar também

Datas Comemorativas

05 de Junho - Dia do Meio Ambiente

Datas Comemorativas

21 de março - Dia Internacional das Florestas

Geografia

Ação antrópica

Geografia

Caatinga

Últimos artigos

Cerebelo

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais.

Tríplice Aliança

Tríplice Aliança foi um acordo militar assinado, em maio de 1882, por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, que procuravam se proteger de França e Rússia principalmente.

Raposa

Raposa é um nome popular usado para se referir a alguns representantes da família Canidae, a mesma família dos cães e lobos. São animais onívoros e geralmente solitários.

Aranha-armadeira

Aranha-armadeira pode ser encontrada em todo território brasileiro. Recebe essa denominação devido à posição que assume quando se sente ameaçada.