Qual matéria está procurando ?

Datas Comemorativas

Datas Comemorativas

21 de março - Dia Internacional das Florestas

O Dia Internacional das Florestas é celebrado, todos os anos, no 21 de março. Essa data foi criada com o objetivo de conscientizar a população a respeito da importância das florestas, as quais são essenciais para a sobrevivência de várias espécies do planeta, incluindo o ser humano. O Dia Internacional das Florestas é, portanto, uma data para ampliar o conhecimento sobre esses ecossistemas e refletir sobre como estamos tratando nossas florestas.

Leia também: 5 de junho – Dia do Meio Ambiente

Dia Internacional das Florestas

O Dia Internacional das Florestas foi instituído, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2012. A partir dessa data, todos os anos, no dia 21 de março, uma série de eventos acontece para a sua comemoração. A cada ano, um tema diferente é adotado. Veja, a seguir, alguns temas escolhidos:

  • 2017 – Florestas e Energia

  • 2018 – Florestas e Cidades Sustentáveis

  • 2019 – Florestas e Educação

  • 2020 – Florestas e Biodiversidade

Dia Internacional das Florestas é comemorado no 21 de março, e a cada ano um tema é abordado.

O que são florestas?

Antes de entendermos a importância das florestas, é fundamental sabermos o que elas são. Popularmente damos o nome de florestas às vegetações que apresentam grande quantidade de árvores. Essas árvores, geralmente, apresentam copas altas que se encontram, formando o que chamamos de dossel. Vale salientar que essa definição, apesar de muito popular, não é a utilizada pelos órgãos governamentais e acadêmicos. Existe uma série de definições mais específicas para esses casos.

Qual a importância das florestas para o ser humano e o meio ambiente?

As florestas são extremamente importantes para os seres humanos e para outros seres vivos, apresentando papel econômico e ecológico. Quando falamos de importância econômica, referimo-nos, por exemplo, à grande quantidade de matéria-prima que as florestas fornecem, como madeira e fibras. Das florestas também tiramos alimentos e substâncias com grande poder farmacológico.

Não podemos esquecer-nos ainda de que as florestas naturais são casa de populações indígenas e outras populações tradicionais, e é delas que esses povos retiram seu sustento. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), mais de um bilhão de pessoas dependem diretamente desses ecossistemas para alimentação, abrigo, energia e renda.

Leia também: Desmatamento no Brasil – como vem ocorrendo nos nossos seis tipos de florestas

Quando falamos de importância ecológica das florestas, os benefícios dessas áreas são incalculáveis. As florestas estão relacionadas, por exemplo, com a conservação de recursos hídricos, uma vez que as suas árvores evitam as erosões e, consequentemente, o acúmulo de sedimentos no leito dos rios. Além disso, elas são responsáveis pela conservação dos solos, sendo suas árvores responsáveis por evitar que a água das chuvas, por exemplo, caia diretamente no chão, causando a lavagem do solo.

As florestas são também importantes estoques de carbono. Como sabemos, as plantas são capazes de retirar o gás carbônico da atmosfera e utilizar o carbono para o seu crescimento, funcionando, desse modo, como armazenadoras desse elemento. Vale destacar, no entanto, que as florestas, ao serem desmatadas, liberam grande quantidade de gás carbônico na atmosfera, o que pode influenciar nas mudanças climáticas.

As florestas servem de abrigo para várias espécies animais.

O regime de chuvas é também influenciado pelas florestas, responsáveis por liberar uma grande quantidade de vapor d’água na atmosfera, em um processo denominado evapotranspiração. De acordo com a Embrapa, sem a Floresta Amazônica, por exemplo, o regime de chuva do país seria bem menor do que temos hoje e praticamente todo ele teria um clima semiárido.

Leia também: Por que chove muito na Amazônia?

As florestas são ainda habitat de uma grande quantidade de espécies de seres vivos. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), as florestas abrigam cerca de 80% da biodiversidade terrestre do mundo.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Geografia

Erosão

Geografia

A Vegetação

Geografia

Amazônia

Geografia

Desmatamento: causas e consequências

Últimos artigos

Período Helenístico

Período Helenístico foi iniciado com a conquista da Grécia pelos macedônicos e ficou marcado pela difusão da cultura grega a partir do reinado de Alexandre, o Grande.

Império Carolíngio

Império Carolíngio foi a continuidade do Reino dos Francos sob o controle da Dinastia Carolíngia, iniciada por Pepino, o Breve em meados do século VII.

Civilização Micênica

Civilização Micênica foi uma das grandes civilizações do período de formação do povo grego, conhecida por suas grandes cidades fortificadas e pelo seu bom comércio.

Peste de Atenas

Peste de Atenas foi uma epidemia que atingiu essa cidade grega em 430-427 a.C., bem no início da Guerra do Peloponeso, causando milhares de mortes.