Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Floresta Amazônica

Conheça as principais características e a importância da Floresta Amazônica!

A Floresta Amazônica é a maior floresta do Brasil, ocupando praticamente a metade do território brasileiro, além de ocupar também o território de outros nove países. É considerada a mais importante floresta tropical do mundo em virtude da sua diversidade e do seu papel no clima, atuando no processo de controle das temperaturas. Sua área total ultrapassa os cinco milhões de km².

A Amazônia é apelidada de “pulmão do mundo” graças ao oxigênio que ela produz, mas esta afirmação está errada por dois motivos:

a) um pulmão respira oxigênio e emite gás carbônico, e a floresta faz exatamente o contrário;

b) o oxigênio liberado pela floresta é utilizado para a subsistência de sua própria biodiversidade.

Essa floresta é caracterizada por ser bastante heterogênea, ou seja, possui uma quantidade muito variada de espécies vegetais. Caracteriza-se também por ser do tipo perene (as folhas das árvores não secam) e suas vegetações encontram-se muito próximas uma das outras.

Em espécies animais, a Floresta Amazônica apresenta mais de 470 mamíferos, 1.800 aves, 3.000 peixes, entre outras tantas espécies de insetos e répteis. Muitos desses animais são endêmicos, ou seja, existem apenas nessa região e correm risco de extinção caso ela seja destruída.

O clima predominante é o Equatorial Úmido, com uma média anual de temperatura em torno dos 24ºC e com um elevado índice de chuvas (2.500 milímetros ao ano, um dos maiores do mundo).

Existe uma quantidade incontável de água na Amazônia. Nela, encontra-se a maior bacia hidrográfica do mundo – a Bacia do Amazonas – que é responsável por 20% da vazão de água de todos os rios da Terra.

Infelizmente, o desmatamento predatório e o crescimento da prática da mineração vêm contribuindo para a devastação da floresta. Alguns estudiosos apontam que quase 20% da vegetação original da Amazônia já tenham sido destruídos.


A devastação da Floresta Amazônica vem avançando sem trégua


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Floresta Amazônica – a maior floresta tropical do mundo Floresta Amazônica – a maior floresta tropical do mundo
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Vegetação do Brasil

Geografia

Desmatamento no Brasil

Ciências

Produção de oxigênio pelas algas e árvores

Geografia

Biomas brasileiros

Últimos artigos

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.

Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que podem alimentar-se de algas ou plantas e também de outros animais. Porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira foi a última revolução provincial que aconteceu no Brasil durante o período monárquico e abalou Pernambuco, de 1848 a 1850.