Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Floresta Amazônica

Conheça as principais características e a importância da Floresta Amazônica!

A Floresta Amazônica é a maior floresta do Brasil, ocupando praticamente a metade do território brasileiro, além de ocupar também o território de outros nove países. É considerada a mais importante floresta tropical do mundo em virtude da sua diversidade e do seu papel no clima, atuando no processo de controle das temperaturas. Sua área total ultrapassa os cinco milhões de km².

A Amazônia é apelidada de “pulmão do mundo” graças ao oxigênio que ela produz, mas esta afirmação está errada por dois motivos:

a) um pulmão respira oxigênio e emite gás carbônico, e a floresta faz exatamente o contrário;

b) o oxigênio liberado pela floresta é utilizado para a subsistência de sua própria biodiversidade.

Essa floresta é caracterizada por ser bastante heterogênea, ou seja, possui uma quantidade muito variada de espécies vegetais. Caracteriza-se também por ser do tipo perene (as folhas das árvores não secam) e suas vegetações encontram-se muito próximas uma das outras.

Em espécies animais, a Floresta Amazônica apresenta mais de 470 mamíferos, 1.800 aves, 3.000 peixes, entre outras tantas espécies de insetos e répteis. Muitos desses animais são endêmicos, ou seja, existem apenas nessa região e correm risco de extinção caso ela seja destruída.

O clima predominante é o Equatorial Úmido, com uma média anual de temperatura em torno dos 24ºC e com um elevado índice de chuvas (2.500 milímetros ao ano, um dos maiores do mundo).

Existe uma quantidade incontável de água na Amazônia. Nela, encontra-se a maior bacia hidrográfica do mundo – a Bacia do Amazonas – que é responsável por 20% da vazão de água de todos os rios da Terra.

Infelizmente, o desmatamento predatório e o crescimento da prática da mineração vêm contribuindo para a devastação da floresta. Alguns estudiosos apontam que quase 20% da vegetação original da Amazônia já tenham sido destruídos.


A devastação da Floresta Amazônica vem avançando sem trégua


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Floresta Amazônica – a maior floresta tropical do mundo Floresta Amazônica – a maior floresta tropical do mundo
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Biomas brasileiros

Geografia

Bacia Amazônica

Geografia

Regiões do Brasil

Geografia

Vegetação do Brasil

Últimos artigos

Dízima periódica

Uma dízima periódica é um número que possui sua parte decimal infinita e periódica

Período Helenístico

Período Helenístico foi iniciado com a conquista da Grécia pelos macedônicos e ficou marcado pela difusão da cultura grega a partir do reinado de Alexandre, o Grande.

Império Carolíngio

Império Carolíngio foi a continuidade do Reino dos Francos sob o controle da Dinastia Carolíngia, iniciada por Pepino, o Breve em meados do século VII.

Civilização Micênica

Civilização Micênica foi uma das grandes civilizações do período de formação do povo grego, conhecida por suas grandes cidades fortificadas e pelo seu bom comércio.