Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Bioma

Bioma é uma unidade geográfica e biológica identificada a partir dos aspectos naturais em comum observados em toda a sua extensão, como a vegetação, o clima, o solo e a fauna.

Imagem explicando o que é bioma e indicando os biomas do mundo e os biomas do Brasil. O bioma apresenta aspectos naturais em comum em toda a sua extensão, como a vegetação, o solo e o clima.

O bioma é uma unidade geográfica e biológica identificada através de elementos naturais que caracterizam uma determinada área, principalmente a vegetação, a fauna, o clima, o solo e o relevo. Por conta disso, é possível dividir a paisagem natural brasileira em cinco biomas distintos. No mundo, são encontradas ao menos oito dessas regiões, as quais se diferenciam principalmente por causa da ocorrência climática e da biodiversidade.

A ação cada vez mais incisiva do ser humano na natureza, entretanto, tem provocado a devastação dos biomas em um ritmo alarmante, ocasionando problemas ambientais como o desmatamento, as queimadas e a poluição. Os biomas, é bom lembrar, ajudam na regulação térmica da Terra, são parte fundamental dos ciclos biogeoquímicos e resguardam toda a biodiversidade terrestre e aquática, motivo pelo qual são importantes para o planeta Terra e para a sociedade.

Leia também: Você sabe o que é ecossistema?

Resumo sobre bioma

  • Bioma é uma unidade geográfica e biológica delimitada a partir de aspectos naturais em comum, principalmente a vegetação.

  • As principais características de um bioma são: vegetação, flora, fauna, clima, solo e relevo.

  • A paisagem natural do Brasil é dividida em cinco diferentes biomas. São eles:

    • Amazônia;

    • Cerrado;

    • Caatinga;

    • Mata Atlântica;

    • Pantanal;

    • Pampa.

  • A distribuição dos biomas no mundo segue principalmente o padrão de climas. Os principais biomas identificados são:

    • Floresta Equatorial;

    • Floresta Tropical;

    • Savana;

    • Campos;

    • Floresta Temperada;

    • Taiga;

    • Tundra;

    • Desertos.

  • Nota-se que as áreas de menor latitude são aquelas que concentram os biomas mais biodiversos. Esse aspecto diminui com o aumento da latitude, na qual predominam climas frios.

  • Os biomas são fundamentais para a manutenção do equilíbrio biológico e climático do mundo, além de resguardarem toda a sua biodiversidade.

  • Essas unidades são, hoje, ameaçadas principalmente pelas atividades econômicas como a agropecuária e a mineração, que causam queimadas, desmatamento, poluição e queda da biodiversidade. O avanço do aquecimento global também aumenta a vulnerabilidade dos biomas.

O que é bioma?

Bioma é uma região contínua delimitada a partir da identificação de características físicas e biológicas em comum, principalmente o conjunto de formas de vida vegetal e animal, o tipo de solo, o clima predominante e o relevo. Um bioma pode ser, por isso, classificado como sendo uma unidade geográfica e biológica que apresenta proximidade espacial e dentro das quais os aspectos naturais, principalmente a vegetação, são homogêneos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Principais características dos biomas

Os biomas são áreas que apresentam algumas características em comum, sendo elas características naturais do meio. São elas que nos permitem identificar um bioma e diferenciá-lo de uma unidade adjacente, já que, segundo o IBGE, não existem áreas de transição dentro de um bioma. Elas ficam posicionadas fora dessa unidade, na passagem de um bioma para o outro. Levando isso em consideração, as principais características que definem um bioma são:

  • Vegetação e flora: a cobertura vegetal de um bioma é a sua principal característica, e, na maioria das vezes, a unidade recebe o mesmo nome da sua vegetação. Não nos faltam exemplos, como: savana, cerrado, campos, estepe, floresta. Além da fisionomia vegetal ser importante para a determinação de um bioma, as espécies que constituem a flora também são semelhantes e se repetem em toda a sua extensão.

  • Fauna: o conjunto de vida presente em uma área é fundamental para a identificação de um bioma, e isso inclui as espécies de animais que vivem nela. Por isso, a fauna é uma das principais características dos biomas.

  • Clima: sabemos que o clima de uma área é definido a partir de seus elementos, sobretudo a temperatura e a umidade. Cada tipo de clima é propício para o desenvolvimento de um conjunto de plantas, além de favorecer determinadas espécies animais. Assim, essa característica tem relação direta com a vida em um bioma, e é importante para defini-lo.

  • Solo: o solo é o produto do intemperismo sobre uma rocha. Esse intemperismo é causado por fatores como as chuvas, os ventos e a alternância de temperatura, o que varia de acordo com o clima da área. Portanto, ele também define o tipo de vegetação que se desenvolve e é uma importante característica dos biomas.

  • Relevo: a forma dos terrenos sobre o qual os solos se desenvolvem são importantes, também, para aspectos como a sua espessura e a retenção da água. Além disso, a altitude interfere no clima, que é uma característica importante dos biomas. A distribuição de recursos hídricos em uma área também tem relação com o relevo, tornando-o relevante na análise de um bioma.

Biomas brasileiros

A paisagem natural brasileira é dividida em cinco diferentes biomas.

Amazônia

O bioma Amazônia é caracterizado pela Floresta Equatorial, que se desenvolve em áreas de elevada umidade.

A Amazônia é o maior bioma brasileiro, recobrindo aproximadamente 49% da superfície do país e estendendo-se pelos estados da região Norte. É caracterizado pela Floresta Equatorial Amazônica, a maior e a mais biodiversa do mundo. Desenvolve-se em clima quente e úmido, abrigando milhões de espécies de animais e de plantas, muitas das quais ainda não foram estudadas e catalogadas.

Para saber mais sobre a Amazônia, clique aqui.

Cerrado

Cerrado, um dos biomas brasileiros.
O Cerrado é predominante no Centro-Oeste do Brasil.

O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro. Estende-se principalmente pela região Centro-Oeste, mas também está presente em trechos das regiões Sudeste, Nordeste e Norte. Apresenta clima tropical típico, com a presença de uma estação seca e a outra chuvosa, motivo pelo qual desenvolve vegetação típica de savana com campos abertos e tem a presença de árvores de médio porte com adaptações para a estiagem e para o fogo.

Para saber mais sobre o Cerrado, clique aqui.

Caatinga

Caatinga, um dos biomas brasileiros.
O bioma Caatinga é típico do clima semiárido brasileiro.

A Caatinga está presente em parte da região Nordeste do Brasil, com pequena extensão no norte de Minas Gerais. Desenvolve-se em clima tropical semiárido, marcado por calor e por um longo período de estiagem que pode durar 8 meses. Faz parte da savana brasileira junto com o Cerrado e tem vegetação adaptada para a seca, como raízes longas e profundas.

Para saber mais sobre a Caatinga, clique aqui.

Mata Atlântica

A Mata Atlântica é um dos biomas mais devastados do Brasil.

A Mata Atlântica é um extenso bioma que se distribui pelo litoral leste do Brasil, abrangendo áreas desde o Nordeste até o Sul. Também recobre parte do interior dos estados da região Sudeste. É um bioma de Floresta Tropical Decídua marcado pelo clima tropical. Por estar presente em uma área densamente povoada desde o início da formação do território nacional, é o bioma mais devastado do Brasil.

Para saber mais sobre a Mata Atlântica, clique aqui.

Pantanal

Pantanal, um dos biomas brasileiros.
Fica no bioma Pantanal a maior planície alagável do mundo.

O Pantanal é um bioma que está presente nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, na região Centro-Oeste. Apresenta clima tropical típico e possui amplas planícies alagáveis que permanecem cheias durante o período chuvoso, que se estende de outubro a março. Sua vegetação é classificada como complexa, sendo formada por um conjunto de espécies que acontecem também em outros biomas, sendo essa uma das particularidades do Pantanal.

Para saber mais sobre o Pantanal, clique aqui.

Pampa

Pampa, um dos biomas brasileiros.
O Pampa está presente somente no Rio Grande do Sul.

Pampa é um bioma de clima subtropical que se desenvolve exclusivamente no estado do Rio Grande do Sul. Sua vegetação, do tipo pradaria (ou campos), é formada por campos de gramíneas e por plantas arbustivas, sustentando-se em um solo arenoso que recobre amplos terrenos de planícies.

Para saber mais sobre o Pampa, clique aqui.

Biomas mundiais

O mundo apresenta um conjunto muito amplo de paisagens naturais que variam principalmente de acordo com a latitude. Áreas de menor latitude são aquelas que apresentam maior biodiversidade e maior variedade de biomas, enquanto áreas de latitudes elevadas detêm menor biodiversidade por conta das condições extremas que são encontradas, como o tempo frio e a baixa amplitude térmica, além de que o número de biomas é menor. A seguir, confira quais são os principais biomas mundiais.

Floresta Equatorial

A Floresta Amazônica é um exemplo de Floresta Equatorial.

As Florestas Equatoriais se desenvolvem em áreas de baixa latitude, próximas da Linha do Equador. São florestas densas e que acumulam grande biodiversidade tanto animal quanto vegetal, assim como a Floresta Amazônica e a Floresta do Congo. O clima em que crescem é o clima equatorial, marcado por altas temperaturas e por chuvas abundantes durante o ano. Em algumas áreas, a pluviosidade anual supera 2.500 mm.

Floresta Tropical

A Mata Atlântica é um exemplo de Floresta Tropical.

As Florestas Tropicais também são florestas densas que estão localizadas em áreas de baixa latitude, mas se desenvolvem em clima tropical. Compartilha com a floresta equatorial o fato de apresentar uma ampla biodiversidade formada por animais e por plantas que, em muitos casos, são endêmicos. Estão presentes em quase todos os continentes do planeta, com exceção da Europa e, claro, da Antártica.

Savana

Savana, um dos tipos de bioma do mundo.
A savana é típica da África e da América do Sul.

As Savanas se desenvolvem em áreas de baixa e de média latitude, onde o clima predominante é o tropical semiúmido ou o tropical semiárido. Um dos principais aspectos do clima das savanas é a estação seca, que pode se prolongar por um longo período. Assim, sua vegetação é formada por herbáceas e por árvores de pequeno e de médio porte, com alguns espécimes de porte alto. Por causa do tempo seco e da estiagem, sua vegetação tem adaptações que a protegem durante a falta de chuva. Estão presentes, principalmente, na África e na América do Sul.

Campos

Campos, um dos tipos de bioma do mundo.
Os Campos possuem vegetação formada por gramíneas.

Os Campos são um bioma de médias latitudes que se desenvolve em climas temperados e subtropicais, presente tanto em áreas de planície do Hemisfério Norte quanto no Hemisfério Sul. Tem como principal característica a vegetação formada por campos de gramíneas, que são predominantes nesse tipo de unidade geográfica, como as pradarias e os estepes.

Floresta Temperada

Floresta de Sherwood, um exemplo de Floresta Temperada, um dos tipos de bioma do mundo.
A Floresta de Sherwood é um exemplo de Floresta Temperada.

As Florestas Temperadas são um bioma que está presente em áreas de média latitude do planeta Terra, onde o clima predominante é o temperado. As temperaturas são amenas durante a maior parte do ano, e as chuvas são bem distribuídas. A Floresta Temperada é formada por árvores estacionais e perdem as suas folhas durante o outono, estação em que o volume de chuvas diminui significativamente. Esse bioma é típico da América do Norte e da Europa, estando presente em parte da Ásia.

Taiga

Taiga, um dos tipos de bioma do mundo.
A Taiga é encontrada na América do Norte e na Europa.

A Taiga é um bioma de áreas de média e de alta latitude que está presente no norte da América do Norte e da Europa, principalmente em territórios como o do Canadá, o da Islândia e o da Rússia por exemplo. Sua vegetação é quase homogênea, formada por árvores coníferas que apresentam folhas em formato de agulha e morfologia adaptada para a neve. Esse tipo de precipitação é comum, já que os climas predominantes são o continental seco o subártico.

Tundra

Tundra, um dos tipos de bioma do mundo.
A Tundra é recoberta por gramíneas, por arbustivas, por musgos e por líquens.

A Tundra é um bioma que está presente em áreas de alta latitude e de clima subártico, marcado pelo frio e pela ocorrência de precipitação na forma de neve. Parte do solo da Tundra se encontra congelado durante a maior parte do ano, o que impossibilita o desenvolvimento de uma vegetação frondosa e de grande porte. É recoberto por gramíneas, por arbustivas, por musgos e por líquens.

Deserto

Deserto, um dos tipos de bioma do mundo.
Desertos estão presentes tanto em regiões de baixa latitude quanto em regiões de alta latitude.

Os Desertos se desenvolvem tanto em baixa latitude quanto em alta latitude. São biomas característicos de climas áridos quentes ou frios. Por isso, encontramos amplos desertos em áreas distantes e opostas, como o Deserto do Saara, na África, e o deserto frio da Antártica. Além do clima extremamente seco, eles possuem pouca ou nenhuma vegetação e baixa biodiversidade.

Importância dos biomas

Os biomas são unidades biológicas que, com as suas devidas particularidades, reúnem toda a fauna e a flora do planeta Terra. O funcionamento dos biomas é o mesmo funcionamento de um sistema aberto, de modo que recebem e enviam energia e materiais para fora dele, como para as camadas da atmosfera e para os biomas e para os ecossistemas adjacentes. Por causa disso, eles são importantes não somente como elementos da paisagem natural, mas principalmente para a manutenção do equilíbrio do meio ambiente, para a regulação dos climas, para a garantia do funcionamento dos ciclos terrestres e para a sobrevivência da biodiversidade em escala mundial.

Problemas ambientais dos biomas

Os biomas são unidades naturais que, a todo momento, sofrem direta ou indiretamente com a intervenção dos seres humanos. A ação antrópica motivada por questões econômicas é a principal causa da degradação dos biomas em todo o mundo: por meio da abertura de áreas para o desenvolvimento da agropecuária, da superexploração do solo para atividades como a mineração e, ainda, da extração de recursos da fauna e da flora de maneira não sustentável. O avanço das áreas urbanizadas e o manejo inadequado que se faz dos recursos naturais são, igualmente, ameaças para a integridade dos biomas.

Com o agravamento do aquecimento global e com a emergência da era da ebulição global, os biomas têm enfrentado, também, as consequências da elevação das temperaturas do planeta e a alteração no comportamento da circulação da atmosfera. Em suma, podemos afirmar que todos os biomas, sem exceção, passam por diferentes tipos de problemas ambientais. Dentre esses problemas ambientais, existem aqueles que são recorrentes e acometem mais de uma unidade, como:

  • desmatamento;

  • queimadas;

  • incêndios florestais;

  • esgotamento do solo;

  • desertificação;

  • poluição do solo e lixiviação;

  • poluição dos mananciais;

  • ampliação das espécies ameaçadas de extinção;

  • secas severas;

  • volumes excessivos de chuva;

  • aquecimento das águas e elevação do seu pH;

  • destruição de habitats terrestres, fluviais e marinhos.

Exercícios resolvidos sobre biomas

Questão 1

(PUC) Os textos a seguir caracterizam dois biomas brasileiros.

Texto 1

No contexto da disponibilidade de água através da precipitação, destaca-se a questão do déficit hídrico na maior parte da área abrangida pelo bioma. O clima na região varia do superúmido (com pluviosidade em torno de 2 000 mm/ano), num pequeno trecho, até o semiárido, em área maior, com pluviosidade entre 300-500 mm/ano e chuvas restritas a poucos meses durante o ano.

Extraído de https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv97884_cap7.pdf

Texto 2

Todos os habitantes do(a) [-----] têm suas vidas marcadas pelo eterno ciclo das águas, desde o dourado, um peixe de escamas, até o ribeirinho. O início do período chuvoso ocorre, geralmente, de outubro a março com precipitação média de 1200 mm a 1400 mm e a estação de seca, entre abril e setembro. O ciclo hidrológico e a dinâmica hídrica do bioma são condicionantes importantes que garantem a alta biodiversidade e possibilitam o funcionamento ecológico de toda região.

Extraído de: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv97884_cap7.pdf

Os textos 1 e 2 descrevem, respectivamente, a _________ e o (a) _________.

A) Caatinga − Pantanal

B) Caatinga − Amazônia

C) Mata Atlântica − Cerrado

D) Mata Atlântica − Pantanal

Resolução:

Alternativa A.

O primeiro texto descreve a Caatinga, formada em uma área de clima predominantemente semiárido. O segundo texto se refere ao Pantanal, bioma caracterizado pelas planícies alagáveis e pela sua ampla diversidade biológica.

Questão 2

(Encceja)

Fatores climáticos, particularmente temperatura e umidade, são de grande importância na taxa de alteração química da rocha. O ambiente ideal para o intemperismo químico é a combinação de temperaturas quentes e elevada umidade.

FONSECA, A. C. Geoquímica dos solos. In: GUERRA, A. J. T.; SILVA, A. S.; BOTELHO, R. G. M. (Org.). Erosão e conservação dos solos: conceitos, temas e aplicações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005 (adaptado).

O bioma brasileiro mais suscetível a esse tipo de ação é o(a):

A) Pampa.

B) Cerrado.

C) Caatinga.

D) Amazônia.

Resolução:

Alternativa D.

A Amazônia é mais suscetível a esse tipo de ação porque, dos biomas apresentados, é aquele que apresenta maior umidade relativa do ar.

Fontes

IBGE. Atlas geográfico escolar. Rio de Janeiro: IBGE, 2024. Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/.

IBGE. Biomas brasileiros. IBGE Educa, [s.d.]. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/territorio/18307-biomas-brasileiros.html.

LUCCI, Elian Alabi. Território e sociedade no mundo globalizado, 1: ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2016. 289p.

Por Paloma Guitarrara

Você pode se interessar também

Geografia

Amazônia

Geografia

Bioma Pampa

Geografia

Biomas brasileiros

Geografia

Caatinga

Últimos artigos

Pedro Álvares Cabral

Pedro Álvares Cabral foi um navegante e um fidalgo português. Ficou conhecido por ter liderado a expedição portuguesa que chegou ao Brasil no dia 22 de abril de 1500.

Conceitos geográficos

Os conceitos geográficos são a base teórica da Geografia. Eles são muito importantes para o entendimento do meio e da forma como se dão as relações entre o ser humano e a natureza.

Sexta-feira Santa

Sexta-feira Santa é uma importante data do calendário cristão, sendo parte da Semana Santa e do Tríduo Pascal. Essa data relembra o dia da crucificação de Jesus.

Meridiano de Greenwich

O Meridiano de Greenwich, que marca 0º de longitude, é fundamental para o sistema de coordenadas geográficas. Serve também de referência para determinar os fusos horários.