Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Bioma

Entenda o que é bioma, quais as suas características e os seus principais tipos.

O Bioma (de bios: clima; e onda: massa ou grupo) é um grande conjunto de ecossistemas interligados. Ecossistema, por sua vez, é um sistema ecológico onde existem vida e interação entre os seres vivos em um determinado espaço, podendo variar de tamanho, desde uma poça d’água até uma grande floresta.

De maneira geral, podemos dizer que os Biomas são grandes espaços geográficos que compartilham das mesmas características físicas, biológicas e climáticas, existindo um grande número de espécies de plantas e animais.

Geralmente, os biomas são definidos ou delimitados de acordo com a vegetação principal que os compõe. Por exemplo: o espaço ocupado pelas savanas é denominado como Bioma das Savanas. Em alguns casos, o bioma é delimitado obedecendo a outros critérios, como o clima, os tipos de solos, entre outros. Por exemplo: Floresta Tropical Úmida e Floresta Tropical Seca.

Existem no mundo vários tipos diferentes de biomas terrestres, alguns deles são:

1. Florestas tropicais úmidas;

2. Florestas tropicais secas;

3 Tundras;

4. Floresta das Coníferas;

5. Florestas temperadas;

6.  Bioma do mediterrâneo;

7. Desertos;

8. Savanas;

9. Prados temperados;

10. Chaparral;

11. Montanhas.

Esses biomas podem englobar outros biomas menores que fazem parte deles. No Brasil, por exemplo, o bioma Cerrado faz parte do bioma das Savanas; o Bioma da Amazônia faz parte da Floresta Tropical e assim sucessivamente.

Além dos biomas terrestres, existem também os biomas aquáticos, como as Zonas Aquáticas, a Plataforma Continental, os Recifes e outros.

Estudar as características dos biomas é importante no sentido de compreender a sua importância para a manutenção da vida na Terra, pois eles oferecem condições para a manutenção da vida, além de interferirem na dinâmica climática tanto a nível local quanto a nível global.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Os biomas possuem uma grande riqueza biológica. Na imagem, o bioma Amazônia Os biomas possuem uma grande riqueza biológica. Na imagem, o bioma Amazônia
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Bioma Pampa

Geografia

Cerrado

Geografia

A Vegetação

Geografia

Mata Atlântica

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.