Qual matéria está procurando ?

Datas Comemorativas

Datas Comemorativas

05 de Junho - Dia do Meio Ambiente

O Dia do Meio Ambiente é celebrado anualmente no dia 5 de junho. A data foi instituída em 1974 pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado anualmente no dia 5 de junho. A celebração da data tem como objetivo a sensibilização e a elaboração de ações que visem à preservação ambiental. Cada ano o Dia Mundial do Meio Ambiente trata de uma temática ambiental diferente.

Leia também: Saiba o que é desenvolvimento sustentável

Como foi criado o Dia do Meio Ambiente?

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído em 1974 pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano realizado na cidade de Estocolmo, Suécia, entre os dias 5 e 16 de junho. A conferência teve a participação de representantes de 115 países e de diversas organizações de variados segmentos.

Esse evento ocorreu diante da preocupação crescente com a necessidade de uso sustentável dos recursos do planeta e sua Declaração Final apresenta princípios que abordam a necessidade de inspirar e guiar a população em busca da preservação ambiental.

A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente também serviu para guiar as futuras ações da Organização das Nações Unidas em relação ao meio ambiente. Entre essas ações, podemos destacar a criação, no final do ano de 1972, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente que coordena os trabalhos da Organização das Nações Unidas relacionadas ao meio ambiente.

Entre as prioridades do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente podemos destacar a gestão dos ecossistemas, aspectos ambientais de catástrofes e conflitos, governança ambiental, mudanças climáticas, entre outras.

Leia também: Conheça as conferências ambientais

Importância da preservação do meio ambiente


Muitos recursos são finitos, como a água potável, e sua preservação é de fundamental importância para as gerações futuras.

O meio ambiente pode ser definido como o conjunto de fatores bióticos e abióticos em que o organismo está inserido e suas interações. O meio ambiente está em constante transformação. O homem, em nome do desenvolvimento, tem causado diversos processos de degradação que afetam não apenas animais e plantas, afetam também o próprio homem.

É importante destacar que muitos recursos naturais, essenciais para a sobrevivência da espécie humana, se não forem preservados, se esgotarão, como a água potável. Entre as principais causas da diminuição da água potável podemos destacar a poluição das águas superficiais e subterrâneas por esgotos domésticos e resíduos tóxicos provenientes da indústria e da agricultura e o desperdício.

A Constituição Brasileira de 1988 traz em seu artigo 225 que:

“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.”

Assim, é papel não apenas do Poder Público, mas de toda a população trabalhar em prol do bem comum por meio da preservação do meio ambiente e isso se faz desde pequenas ações, como descartar o lixo em local adequado.

Leia também: Saiba 10 maneiras de preservar o meio ambiente

Atividades realizadas no Dia do Meio Ambiente

Em cada ano, o Dia Mundial do Meio Ambiente tem um tema que reflete uma preocupação ambiental urgente. Além de um tema específico a cada ano, o Dia do Meio Ambiente também tem a cada ano um país anfitrião. É no país anfitrião que ocorrem as celebrações oficiais globais.

Além das celebrações oficiais, diversas atividades são realizadas em todo mundo com o intuito de sensibilizar os diversos segmentos da sociedade da necessidade de preservação do meio ambiente. Assim, o tema escolhido para aquele ano é trabalhado de diversas maneiras pelas organizações envolvidas nos eventos, levando sempre em consideração o público-alvo.

Leia também: Como cuidar do meio ambiente

Como trabalhar o Dia do Meio Ambiente na educação infantil?


É importante que se desperte nas crianças a consciência ambiental, para que compreendam a necessidade de cuidarem do ambiente em que vivem.

A escola tem um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes. Assim, é imprescindível que a educação seja sempre relacionada com a vida do aluno. Estudos mostram que a educação ambiental realizada de maneira eficaz proporciona mudanças comportamentais e desperta valores que podem gerar importantes consequências sociais.

Diante disso, a temática do meio ambiente deve ser trabalhada desde a educação infantil de forma a levar a criança a compreender a necessidade de se ter alguns cuidados com o ambiente onde ela vive.

Assim, atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras, podem ser realizadas para inserir o tema do Dia do Meio Ambiente daquele ano para as crianças. A contação de histórias e atividades culturais, como apresentações musicais e teatro, também são meios eficazes para trabalhar de forma envolvente os temas ambientais com as crianças.

É importante destacar que a temática do meio ambiente não deve ser trabalhada apenas no Dia do Meio Ambiente, assim, outras formas de se manter esse tema sempre presente e estimular o desenvolvimento de uma consciência ambiental nas crianças é o contato com a natureza, já que muitas crianças, principalmente as que vivem nos grandes centros urbanos, não têm esse contato.

Uma proposta para manter esse contato com a natureza de forma espontânea, natural e contínua é a criação de uma horta ou jardim para as crianças cuidarem. A manutenção de uma planta em sala também é uma forma das crianças manterem o contato diário com a natureza, além de ajudar a trabalhar a ciência na prática, mostrando as etapas de desenvolvimento da planta.

O contato com animais, visitas a fazendas também permitem que as crianças tenham um contato maior com a natureza auxiliando no despertar da consciência de cuidado e preservação.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado anualmente no dia 5 de junho. O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado anualmente no dia 5 de junho.
Por Helivania Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Geografia

Conferências ambientais

Geografia

Desmatamento no Brasil

Geografia

Uso dos recursos da natureza

Geografia

Fronteira Agrícola

Últimos artigos

Período Helenístico

Período Helenístico foi iniciado com a conquista da Grécia pelos macedônicos e ficou marcado pela difusão da cultura grega a partir do reinado de Alexandre, o Grande.

Império Carolíngio

Império Carolíngio foi a continuidade do Reino dos Francos sob o controle da Dinastia Carolíngia, iniciada por Pepino, o Breve em meados do século VII.

Civilização Micênica

Civilização Micênica foi uma das grandes civilizações do período de formação do povo grego, conhecida por suas grandes cidades fortificadas e pelo seu bom comércio.

Peste de Atenas

Peste de Atenas foi uma epidemia que atingiu essa cidade grega em 430-427 a.C., bem no início da Guerra do Peloponeso, causando milhares de mortes.