Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Animais em Extinção

Espécies animais que estão em extinção no Brasil.

O mutum-do-nordeste é um animal extinto da natureza, ou seja, não é mais encontrado no meio ambiente. O mutum-do-nordeste é um animal extinto da natureza, ou seja, não é mais encontrado no meio ambiente.

Ações humanas, como o desmatamento, queimadas, excesso de lixo e poluição, têm prejudicado o meio ambiente. Assim, a flora (plantas) e fauna (animais) acabam sendo muito prejudicadas.

A destruição da flora, além das muitas consequências que pode provocar, faz com que inúmeros animais tenham seus territórios comprometidos. Alguns até mesmo perdem suas fontes de alimento, restando como única opção buscar outros locais – se tiverem a sorte de não morrerem antes.

Para piorar, outras ações, como a caça ilegal, o tráfico ilegal de animais silvestres para colecionadores, e também para que sejam criados como animais de estimação, sem licença, também têm contribuído para que muitas populações desses seres vivos diminuam. Vale dizer que população é o nome dado a um grupo de animais de uma espécie que vive na mesma área.

Quando dizemos que uma espécie está ameaçada de extinção, quer dizer que ela está deixando de existir, ou seja, está havendo uma diminuição muito grande no número de animais das suas populações. Com isso, sabemos que aquela espécie poderá acabar em breve, caso não seja protegida.

Quando o número de animais de uma mesma espécie diminui, um dos problemas que pode ocorrer é o aumento do número de indivíduos das espécies das quais estas se alimentam, e a diminuição de outras.


Exemplo:

Poucas águias, muitas cobras
 =>  Muitas cobras, poucos sapos =>  Poucos sapos, muitas moscas.


Com esse aumento e diminuição de espécies, imagine o quão prejudicado fica o meio ambiente! Nesse exemplo específico, então, pense nos problemas que podem acontecer, considerando que moscas podem transmitir doenças...

O Brasil é um dos países que possui o maior número de animais, das mais diferentes espécies, em diversos ambientes. Dessas, mais de 600 se encontram ameaçadas de extinção. Isso é muito sério e também triste, pois sabemos que cada espécie é única, e todas são muito importantes para o meio ambiente.

Algumas espécies encontradas no Brasil que se encontram ameaçadas de extinção:

- Ararinha-azul. Nome científico: Cyanopsitta spixii


- Tartaruga-de-couro. Nome científico: Dermochelys coriacea


- Peixe-boi. Nome científico: Trichechus inunguis


- Ariranha. Nome científico: Pteronura brasiliensis


Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Equipe Escola Kids

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Datas Comemorativas

05 de Junho - Dia do Meio Ambiente

Ciências

Animais ameaçados de extinção

Ciências

Animais silvestres

Geografia

Desmatamento: causas e consequências

Últimos artigos

Alvéolos pulmonares

Alvéolos pulmonares são estruturas que lembram pequenas bolsas e são onde ocorrem as trocas gasosas. São os responsáveis pelo aspecto esponjoso do pulmão.

Cerebelo

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais.

Tríplice Aliança

Tríplice Aliança foi um acordo militar assinado, em maio de 1882, por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, que procuravam se proteger de França e Rússia principalmente.

Raposa

Raposa é um nome popular usado para se referir a alguns representantes da família Canidae, a mesma família dos cães e lobos. São animais onívoros e geralmente solitários.