Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Baleia-azul – O maior animal do planeta

Saiba mais sobre a baleia-azul, mamífero considerado o maior animal do planeta.

A baleia-azul é o maior mamífero do mundo A baleia-azul é o maior mamífero do mundo

A baleia-azul é um mamífero pertencente à ordem Cetacea de nome científico Balaenoptera musculus. É o maior animal do planeta, atinge cerca de 30 metros de comprimento e possui cerca de 120 toneladas de massa. As fêmeas são maiores que os machos e podem pesar até 130 toneladas.

Esse mamífero incrível é encontrado em todos os oceanos do mundo (distribuição cosmopolita), com exceção do Ártico. Essas baleias migram pelos oceanos durante o ano, sendo encontradas nas regiões próximas aos polos à procura de alimento e nas áreas tropicais e temperadas no momento reprodutivo.

Apesar de seu grande tamanho, esse animal não é um predador ágil nem se alimenta de grandes animais. Os principais organismos presentes na alimentação desses enormes mamíferos são pequenos crustáceos conhecidos como Krill, que são semelhantes a pequenos camarões. Uma baleia-azul adulta come em média duas toneladas de krill diariamente.


A baleia-azul pode atingir até 30 metros de comprimento

As baleias-azuis não possuem grandes dentes e, no local dessas estruturas, é possível observar uma espécie de barba. Assim sendo, para se alimentar, a baleia coloca uma grande quantidade de água e crustáceos na boca e, posteriormente, vai eliminando o excesso de água. Graças à presença dessa barba, os crustáceos são filtrados.

As baleias-azuis adquirem maturidade sexual por volta dos 10 anos de idade, e a gestação dura, em média, um ano. Após o nascimento, as jovens baleias são alimentadas por, em média, oito meses. Normalmente uma fêmea aguarda de 2 a 3 anos durante uma gestação e outra.

Atualmente, a Lista Vermelha da IUCN considera a baleia-azul como ameaçada de extinção. No final do século 19 e início do século 20, esse animal era muito caçado pelo homem. Infelizmente, a cada dia mais, vemos espécies lindas desaparecendo do planeta em virtude das atitudes dos homens, que não sabem ou ignoram a definição de exploração sustentável. Além da caça, as baleias-azuis sofrem com problemas como colisões com navios e capturas acidentais em redes de pesca.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Animais ameaçados de extinção

Ciências

Golfinhos

Ciências

Mamíferos

Ciências

Por que as baleias morrem encalhadas?

Últimos artigos

Crise de 1929

A Crise de 1929 foi a maior crise econômica da história dos Estados Unidos e do capitalismo. Foi iniciada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

Retângulo

O retângulo possui quatro lados e todos os ângulos internos medindo 90°. Essa forma geométrica está muito presente no cotidiano, como na face de caixas e nas paredes.

Paralelepípedo

O paralelepípedo é um sólido geométrico que possui todas as faces com paralelogramos. Essa forma pode ser percebida nos prédios e em caixas de sapatos.

Hiena

Hiena é um animal encontrado na África e na Ásia, bastante conhecido por seu hábito de se alimentar de carniça. Existem atualmente três espécies diferentes de hienas.