Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Recursos naturais

Os recursos naturais são essenciais para a manutenção da vida, pois suprem as necessidades humanas. Encontrados na natureza, esses recursos podem ser ou não renováveis.

Os recursos naturais são elementos essenciais à existência do ser humano e à manutenção da vida. Nós, diariamente, buscamos satisfazer nossas necessidades e para isso recorremos ao meio ambiente e ao que ele nos fornece.

Contudo, ao longo dos anos, os recursos naturais passaram a ser explorados e utilizados de maneira irracional e sem o cuidado necessário para a manutenção deles. Entretanto, atualmente, há uma grande preocupação por parte da sociedade, governantes e da comunidade científica a respeito da preservação dos recursos naturais. É necessário buscar uma forma de suprir as necessidades e promover o desenvolvimento das sociedades de forma sustentável.

Os recursos naturais podem ser:

  • Biológicos: vegetais, animais e florestas;

  • Hídricos: lagos, rios, mares, oceanos;

  • Minerais: minérios, rochas, areia, argila, carvão;

  • Energéticos: luz solar, vento, água.

Leia também: Uso dos recursos naturais

O que são?

Os recursos naturais são os elementos retirados da natureza para suprir as necessidades dos seres vivos. Esses elementos são úteis no dia a dia, fornecem alimento, energia e garantem o desenvolvimento da sociedade e das diversas atividades exercidas pelo homem em seu cotidiano.

É importante dizer que esses recursos não estão distribuídos de forma homogênea no planeta, portanto, há lugares com maior ou menor disponibilidade de determinado elemento. Assim, determinadas áreas podem apresentar insuficiência de recursos naturais para suprir as necessidades da população, gerando conflitos entre os indivíduos, como é o caso do petróleo.

Os recursos naturais são também fundamentais para o desenvolvimento econômico, visto que muitos apresentam viabilidade econômica. Contudo, nem todos esses elementos podem ser utilizados na forma que são retirados da natureza, precisando, portanto, passar por um processo de transformação e beneficiamento para que seja utilizado.

Recursos naturais de origem animal e vegetal

Os animais e os vegetais são considerados recursos naturais, visto que nós, seres humanos, nos apropriamos deles para suprir nossas necessidades. Diversas espécies de animais que compõem a fauna estão presentes não só na nossa alimentação diária, mas também servindo como meio de locomoção e no fornecimento de matéria-prima para diversas indústrias, como as têxteis. O setor agropecuário é atualmente um dos mais representativos do mundo em diversas regiões.

O mesmo acontece com os vegetais. Diversas espécies são utilizadas não só para a alimentação, como também para fornecer matéria-prima para indústrias de transformação, têxtil e indústrias farmacêuticas que desenvolvem medicamentos por meio das substâncias fornecidas pelo vegetal. A madeira, por exemplo, é bastante utilizada para a fabricação de móveis e moradias; as fibras são utilizadas como matéria-prima para o artesanato; os óleos essenciais para a fabricação de produtos de beleza, entre outras utilidades.

Saiba mais: As atividades que mais consomem água

Tipos de recursos naturais

Os recursos naturais podem ser classificados de duas formas:

Recursos naturais renováveis


São exemplos de recursos naturais renováveis: a luz solar, os vegetais, o vento.

Os recursos naturais renováveis são aqueles que se renovam na natureza, existindo em abundância. Normalmente, esses recursos não se esgotam com facilidade devido ao tempo de renovação e sua facilidade de renovação. Contudo, a velocidade e a forma como são utilizados pelo homem são determinantes para a sua manutenção na natureza.

São exemplos de recursos renováveis:

  • Luz solar (energia solar): O calor emitido pelo Sol é uma fonte de energia capaz de gerar energia elétrica e energia térmica. A captação da luz solar é realizada por meio de tecnologias, como os painéis fotovoltaicos, aquecedores solares e usinas heliotérmicas.

  • Vento (energia eólica): Os ventos são capazes de gerar energia por meio de sua força. Essa energia é chamada de energia eólica, utilizada para geração de energia elétrica por meio de aerogeradores.

  • Água: A água é o recurso natural essencial à existência humana. Sem ela nosso organismo não é capaz de sobreviver. Além de utilizada para o consumo humano, a água é também utilizada em diversas atividades, na indústria, na agropecuária ou nas atividades do dia a dia, como limpeza e higiene pessoal.

  • Vegetais: Os vegetais, como já dito, fornecem não só alimento, mas também são utilizados como matéria-prima para diversas indústrias.

  • Animais: Os animais estão presentes no cotidiano de boa parte da população mundial, seja na alimentação seja como matéria-prima para indústrias têxteis, entre outros.

  • Madeira: A madeira é um recurso natural renovável muito utilizado na indústria e bastante aplicada na construção civil. Contudo, a atividade madeireira tem sido feita de forma ilegal em várias regiões, aumentando os problemas ambientais, como o desmatamento.

Veja também: Fontes de energia

Recursos naturais não renováveis


Uma grande fonte de energia do mundo é o petróleo, é um recurso natural não renovável.

Os recursos naturais não renováveis são aqueles que não se renovam em um espaço de tempo que garanta o suprimento das necessidades do ser humano, sendo, portanto, uma regeneração lenta. Sendo assim, a utilização desses pode levar ao seu esgotamento, deixando então de existir. Uma das atuais preocupações da humanidade é garantir a manutenção desses recursos, visto que muitos têm sido utilizados de forma irracional. Quase 90% da energia utilizada no mundo é proveniente de fontes não renováveis de energia.

  • Minérios: Os minérios são elementos encontrados na natureza constituídos de minerais, como óxidos e silicatos, e muitos possuem valor econômico, como o ferro, prata, ouro. Os minérios são extraídos da natureza por meio de algumas técnicas, como a lavra, e são encontrados em diversas regiões do mundo.

  • Petróleo: Considerado uma das fontes de energia mais importantes do mundo, o petróleo é uma substância oleosa originada a partir da decomposição de matéria orgânica. Além de ser utilizado como fonte de energia, o petróleo serve também como matéria-prima para a fabricação de plásticos, borrachas, solventes e dele são originados diversos derivados, como o gás de petróleo, querosene, óleo diesel, entre outros. Não é encontrado em todas as regiões do mundo. Há países que exportam em abundância e outros que necessitam importá-lo.

  • Carvão mineral: O carvão mineral é bastante utilizado como fonte de energia. É o combustível fóssil com maior disponibilidade na natureza do mundo. O carvão forma-se por meio da decomposição da matéria orgânica em ambiente sem a presença de oxigênio. Está disponível em todos os continentes, contudo, não se renova em um curto espaço de tempo.

A humanidade supre suas necessidades e se desenvolve por meio do uso dos recursos naturais. A humanidade supre suas necessidades e se desenvolve por meio do uso dos recursos naturais.
Por Rafaela Sousa

Você pode se interessar também

Datas Comemorativas

05 de Junho - Dia do Meio Ambiente

Geografia

Poluição do Solo

Ciências

Mamíferos

Ciências

Pegada ecológica

Últimos artigos

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.

Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que podem alimentar-se de algas ou plantas e também de outros animais. Porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira foi a última revolução provincial que aconteceu no Brasil durante o período monárquico e abalou Pernambuco, de 1848 a 1850.