Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Uso dos recursos da natureza

Clique e confira a importância do uso dos recursos da natureza para a sociedade!

A natureza é repleta de recursos utilizados pelos seres humanos. A humanidade, em geral, desde os tempos mais remotos, sempre fez uso dos bens disponíveis na natureza para o seu sustento. No entanto, com o passar do tempo, os seres humanos aprenderam também a cultivar e a acumular os bens extraídos graças ao desenvolvimento da agricultura e da pecuária.

Nos tempos atuais, com o avanço do sistema capitalista e sua consolidação pelo mundo, essa lógica intensificou-se, fazendo com que uma grande quantidade de recursos naturais fosse utilizada e comercializada pelo mundo. Além disso, boa parte dessas matérias-primas é transformada em outros produtos, que são as mercadorias produzidas quase sempre pelas indústrias.

Por esse motivo, podemos observar que os recursos naturais são de vital importância para o funcionamento das sociedades, o que faz com que alguns deles tenham um elevado grau estratégico. Um exemplo disso é o petróleo, que é usado na fabricação de combustíveis, óleos, solventes, plásticos e outros materiais, sendo alvo de guerras e disputas entre países para a sua obtenção.

Mas se continuarmos utilizando os recursos naturais do planeta continuamente, eles esgotar-se-ão, certo? Depende. Alguns desses recursos podem ser preservados e utilizados futuramente, desde que as sociedades saibam conservá-los. Para entender melhor sobre isso, dividimos os recursos naturais em renováveis e não renováveis.

Os recursos naturais não renováveis são aqueles que estão disponíveis na natureza, mas que um dia acabarão. Um exemplo disso é o próprio petróleo, que possui reservas limitadas na natureza; outro caso é o alumínio e também o cobre, além de inúmeros outros exemplos.

Plataforma de exploração de petróleo
Plataforma de exploração de petróleo

Os recursos naturais renováveis são aqueles que estão disponíveis na natureza e que se mantêm inesgotáveis, pois, de alguma forma, eles renovam-se ou se mantêm constantes. Isso não significa, no entanto, que os seres humanos podem utilizá-los de qualquer forma, pois, a depender dos impactos ambientais causados, eles podem tornar-se inutilizáveis. Um exemplo é a água, que se renova ciclicamente, mas que pode tornar-se inutilizada com a poluição dos rios, lagos e reservas hídricas. Outro exemplo de recurso natural que se renova continuamente é a luz solar, que pode até mesmo ser utilizada para a produção de energia.

A energia solar é um recurso natural renovável
A energia solar é um recurso natural renovável

Portanto, as sociedades devem sempre buscar a conservação dos recursos naturais, dando preferência para a exploração daqueles que são renováveis e garantindo que eles estejam sempre disponíveis para a utilização. A perspectiva que visa à garantia do uso dos recursos da natureza para as próximas gerações é chamada de desenvolvimento sustentável.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Os recursos da natureza são explorados economicamente pelo ser humano Os recursos da natureza são explorados economicamente pelo ser humano
Por Rodolfo F. Alves Pena

Você pode se interessar também

Datas Comemorativas

05 de Junho - Dia do Meio Ambiente

Ciências

O Ciclo da Água

Ciências

Energia renovável

Ciências

Desenvolvimento sustentável

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.