Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Continente Africano

O continente africano e suas principais características físicas, humanas e regionais.

Mapa do continente africano Mapa do continente africano

O continente africano é o terceiro maior do mundo. É banhado a leste pelo Oceano Atlântico e a Oeste pelo Oceano Índico. Ao norte, é separado do continente europeu pelo Mar Mediterrâneo; e a nordeste, é separado da Ásia pelo Mar Vermelho e pelo Canal do Suez, localizado no Egito.

Muitas pessoas conhecem a África pela sua extrema pobreza e miséria, porém poucos sabem o porquê disso. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), dos países considerados com o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) baixo, todos eles são africanos. Essa situação foi causada, principalmente, pela exploração colonial e imperialista que ocorreu nesses paises.

Primeiramente, houve uma dominação colonialista que se iniciou ao final do século XV, quando a população negra que formava as diversas etnias desse continente foi escravizada e levada para outros lugares, incluindo o Brasil. Essa dominação permaneceu dessa forma até o século XIX, quando uma onda imperialista (chamada também de neocolonialista) resolveu se apropriar do continente, dividindo o seu território entre muitos outros países.

Por causa disso, muitos conflitos internos começaram a acontecer, ou em busca de independência, ou entre povos rivais em busca de controlar um mesmo território. Apesar de antes da colonização também haver disputas territoriais na África, elas não eram tão sangrentas e intensas como são atualmente.

O relevo do continente africano é marcado pela presença de dois grandes desertos: o Deserto do Saara e o Deserto do Kalahari. O primeiro encontra-se na região norte do país e o segundo encontra-se mais ao sul. A maior parte da superfície da África é composta por planaltos com médias e elevadas altitudes. Na região central e ao norte, encontram-se grandes rios que estão entre os maiores do mundo, como os rios Nilo, Congo e Níger.

Viajantes atravessando o Deserto do Saara
Viajantes atravessando o Deserto do Saara

Em relação à vegetação, existem diversos tipos, como plantas desérticas, florestas equatoriais e estepes. No entanto, o tipo mais presente são as savanas, que são muito semelhantes à vegetação do Cerrado brasileiro, com árvores de médio e pequeno porte com galhos muito retorcidos.

A África é dividida em duas regiões principais: África Subsaariana e África do Norte. A primeira compreende toda a região desse continente que se encontra abaixo do deserto do Saara, caracterizada pela população de maioria negra e pela maior diversidade étnica. A segunda encontra-se mais ao norte e compreende as populações africanas árabes.

Apesar de a maior parte do território africano ser formada por países independentes, isto é, sem o domínio colonial de outro país, a sua economia é bastante subordinada. Além disso, muitas guerrilhas internas e ditaduras sangrentas existem ou existiram recentemente na maioria dos países africanos.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Antártida

História

Apartheid

Ciências

Avestruz

Geografia

Continente Americano

Últimos artigos

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.