Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Planaltos

Você já ouviu falar em planaltos? Clique aqui e saiba mais sobre essa forma de relevo encontrada não só no território brasileiro, mas em outras regiões do mundo. O texto a seguir abordará questões como processos de formação, definições e onde se localizam os principais planaltos. Conheça também o maior planalto existente!

Planaltos correspondem a um tipo de relevo que apresenta superfícies relativamente planas e irregularidades em suas superfícies provocadas pelo desgaste proveniente de processos erosivos. As regiões de planalto estão situadas em áreas de elevadas altitudes, estando geralmente acima dos 300 metros e podendo alcançar mais de 2000 metros de altitude.

Nas bordas dos planaltos, podemos encontrar serras ou outros tipos de elevações de topo plano. Eles são delimitados em um dos seus lados por uma área de nível altimétrico mais baixo. Por sofrer constantes desgastes provocados por processos erosivos, os planaltos fornecem sedimentos para as regiões mais baixas que os circundam.

Classificações

1. Planaltos sedimentares: são planaltos de origem sedimentar. Formam-se a partir de uma rocha sedimentar que sofreu soerguimento por meio de agentes endógenos de transformação do relevo (como o tectonismo).

2. Planaltos basálticos: são planaltos de origem vulcânica. Formam-se a partir de rochas ígneas vulcânicas.

3. Planaltos cristalinos: são planaltos de origem metamórfica e magmática. Formam-se por meio de montanhas que sofreram processos erosivos.

Podem ser classificados também de acordo com a sua estrutura geológica

  • Planaltos localizados em bacias sedimentares: são encontrados em áreas com acúmulo de sedimentos. Comumente são delimitados por serras e morros. Exemplo: Chapada da Bacia do Parnaíba, no Brasil.

  • Planaltos localizados em escudos cristalinos: são encontrados em áreas de dobramentos antigos. Essas regiões apresentam em suas paisagens formas arqueadas. Exemplo: Planaltos e Serras do Leste-Sudeste no Brasil.

Curiosidades

Os planaltos são conhecidos como relevos em destruição. Isso se dá porque os processos de erosão são predominantes; ao contrário das planícies, que são relevos em construção, pois o processo de sedimentação é superior ao desgaste. A erosão causada na superfície dos planaltos fornece sedimentos para regiões mais baixas que estão próximas aos planaltos, geralmente depressões e planícies.

Localização

Podemos encontrar planaltos em várias regiões do planeta, com variações de suas altitudes. Os maiores planaltos do mundo são:

1. Planalto do Tibete, na China;

2. Planalto do Decão, na Índia;

3. Planalto do Colorado, nos Estados Unidos;

4. Planalto Brasileiro;

5. Planalto da Etiópia.

Maior planalto do mundo

O Planalto do Tibete, localizado na China, é considerado o maior planalto do mundo. Encontra-se a mais de 4000 metros de altitude.


Planalto do Tibete, localizado na China

Planaltos no Brasil

De acordo com a classificação mais recente sobre o relevo no Brasil, proposta por Jurandyr Ross1, o planalto é dividido em onze áreas ao longo do território brasileiro:

1. Planalto da Amazônia Oriental

2. Planalto da Amazônia Ocidental

3. Planalto e Chapadas da Bacia do Parnaíba

4. Planalto e Chapadas da Bacia do Paraná

5. Planaltos residuais norte-amazônicos

6. Planaltos residuais sul-amazônicos

7. Planaltos e Chapadas dos Parecis

8. Planalto da Borborema

9. Planalto Sul-rio-grandense

10. Planalto e Serras do Atlântico Leste

11. Planaltos e Serras de Goiás-Minas

12. Serras Residuais do Alto Paraguai
 


Chapada dos Guimarães, situada no estado do Mato Grosso

 


__________________________________
1ROSS, Jurandyr. Relevo brasileiro: uma nova proposta de classificação. Revista do Departamento de Geografia 4: 25-39, 1985.

Chapada Diamantina, localizada no estado da Bahia Chapada Diamantina, localizada no estado da Bahia
Por Rafaela Sousa

Você pode se interessar também

Geografia

Erosão

Geografia

Relevo Brasileiro

Geografia

Agentes de transformação do Relevo

Geografia

Estrutura geológica

Últimos artigos

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.

Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que podem alimentar-se de algas ou plantas e também de outros animais. Porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira foi a última revolução provincial que aconteceu no Brasil durante o período monárquico e abalou Pernambuco, de 1848 a 1850.