Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Planícies

As planícies são formas de relevo caracterizadas pela diminuta altitude. Elas são tipicamente formadas pelo acúmulo de sedimentos provenientes de outras localidades.

Vista de uma área de ocorrência das planícies, na Holanda. As planícies são formas de relevo baixas e planas.

As planícies são formas de relevo, no geral, baixas e planas. A sua formação está atrelada, especialmente, ao processo geomorfológico de sedimentação. As planícies são compostas pelo acúmulo de sedimentos de diversas origens ao longo do tempo. Elas são classificadas em costeiras, lacustres e fluviais. Uma das maiores planícies do mundo é a Amazônica. São outras duas planícies brasileiras a do Pantanal e a Costeira.

Leia também: Quais são os agentes transformadores do relevo?

Resumo sobre planícies

  • As planícies são uma forma do relevo terrestre caracterizada pela predominância de baixas altitudes.

  • Essas superfícies planas são caracterizadas pela predominância do processo de deposição de sedimentos.

  • A formação das planícies é um processo complexo, fruto das maiores taxas de deposição em relação à erosão.

  • As planícies são tradicionalmente classificadas, conforme a origem dos seus sedimentos, em costeiras, lacustres e fluviais.

  • São exemplos de planícies mundiais: Grandes Planícies (América); do Congo (África); Central Europeia (Europa); Mesopotâmica (Ásia) e da Austrália (Oceania).

  • No Brasil, tradicionalmente são apontadas três planícies: Costeira, Amazônica e do Pantanal.

O que são as planícies?

As planícies são formas de relevo caracterizadas pela baixa altitude. No geral, essas formas geomorfológicas são aplainadas, com poucas ondulações e amplitude altimétrica bem baixa. As planícies são formadas predominantemente por processos de sedimentação do relevo.

Características das planícies

As planícies, com as montanhas, os planaltos e as depressões, formam o conjunto das principais formas de relevo presentes na superfície terrestre. Elas são caracterizadas pela baixa altimetria, ou seja, são formas tradicionalmente baixas, com pequenos índices de altitude.

Ademais, as planícies têm uma formação basicamente plana, resultante dos seus processos formativos, compostos pela acentuada sedimentação e deposição do relevo. Nesse sentido, destaca-se que, em zonas de planície, o processo de sedimentação é maior do que o de erosão, ocasionando, assim, a formação de feições geomorfológicas predominantemente planas.

Tipos de planícies

A classificação clássica das planícies envolve a origem dos sedimentos que contribuem para a sua formação. Desse modo, há três tipos de planícies:

  • Planícies costeiras: esse tipo está localizado ao longo da faixa litorânea de mares e oceanos, logo, é formado por sedimentos provenientes desses corpos de água.

  • Planícies lacustres: essa tipologia é específica de zonas banhadas por lagos e lagoas, cujos sedimentos locais são oriundos dessas fontes de água.

  • Planícies fluviais: essa classificação reúne o conjunto de zonas banhadas por rios e outros cursos de água doce, ou seja, áreas formadas por sedimentos aluviais.

A planície Amazônica é um exemplo de planície fluvial.

Origem das planícies

A formação das planícies envolve um cenário geomorfológico complexo, caracterizado pela predominância do processo de sedimentação em relação ao de erosão. Na sedimentação, os sedimentos são carreados de zonas de maior para menor altitude, notadamente por ação de agentes do relevo como a água e o vento.

Assim, há uma grande deposição de sedimentos em zonas mais baixas do relevo, nas quais predomina o processo de deposição. Portanto, o acúmulo desses sedimentos é o principal motor da origem das planícies na paisagem.

Quais são as maiores planícies do mundo?

As planícies são uma formação de relevo que se encontra bem distribuída nos diferentes continentes do mundo. São planícies de notável extensão territorial em nível mundial:

  • Grandes Planícies (América do Norte);

  • planície Amazônica (América do Sul);

  • planície do Congo (África);

  • Grande Planície Europeia (Europa);

  • planície Mesopotâmica (Ásia)

  • planície da Austrália (Oceania).

Planícies brasileiras

A planície do Pantanal é uma das maiores zonas alagáveis do mundo.

Conforme as classificações do relevo brasileiro, como a defendida por Aziz Ab'Sáber, uma das mais tradicionais do país, o Brasil possui três planícies. São elas:

  • Planície e terras baixas Amazônica: a maior do país e uma das maiores do mundo, é formada pelas terras situadas na porção centro-norte sul-americana. Essa planície, de clima tipicamente equatorial e vegetação de floresta tropical, tem como principal curso de água o Rio Amazonas.

  • Planície e terras baixas Costeira: refere-se ao conjunto de terras baixas litorâneas brasileiras localizadas ao redor da costa do Brasil. Assim, são formadas por sedimentos provenientes do oceano Atlântico, logo, é um tipo de planície costeira. Essa planície cobre boa parte dos litorais nordestino e sudestino brasileiros.

  • Planície do Pantanal: está localizada na porção central do continente sul-americano. Ela é caracterizada pelo clima tropical e também pela vegetação tropical, e, ainda, pela sazonalidade de suas cheias. Essa planície alagável possui grande biodiversidade de plantas e animais. Seu principal curso de água é o rio Paraguai.

Veja também: Relevo brasileiro — como é constituído?

Exercícios resolvidos sobre planícies

Questão 1

(Unemat)

Na proposta de classificação do relevo brasileiro, Ross (1989) apresentou a seguinte caracterização: são as únicas unidades do relevo brasileiro cujo arcabouço consiste em bacias sedimentares recentes, formadas por deposições do período Quaternário.

MAGNOLI e ARAÚJO, 2005.

A caracterização exposta refere-se a:

A) planaltos.

B) planícies.

C) depressões.

D) bacias sedimentares.

E) crátons.

Resolução:

Alternativa B

As planícies são formas de relevo recentes, resultantes de processos de deposição de sedimentos diversos, especialmente ao longo do período Quaternário.

Questão 2

(UEFS)

No Nordeste, essas formações alongam-se do Maranhão ao Sul da Bahia. Elas resultam de depósitos recentes da era Cenozoica (período Quaternário) e alternam-se com formações mais elevadas, originárias de sedimentos da mesma era geológica, embora mais antigos (período terciário). Nessa área sedimentar, estão contidas grandes reservas de petróleo nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão.

MOREIRA, 1998, p. 214.

A alternativa que melhor expressa as formas de relevo descritas no texto é a

A) Planaltos e Serras do Leste-Sudeste.

B) Planícies e Tabuleiros Litorâneos.

C) Planaltos e Chapadas da Bacia do Parnaíba.

D) Chapada Diamantina e Depressão do Tocantins.

E) Planalto da Borborema e Chapada Diamantina.

Resolução:

Alternativa B

As planícies litorâneas, também chamadas de planície e terras baixas Costeira, é uma formação de planície costeira que se estende ao longo de quase todo o território nordestino, sendo formada por diversos depósitos sedimentares.

Por Mateus Campos

Você pode se interessar também

Geografia

Agentes de transformação do Relevo

Geografia

Erosão

Geografia

Intemperismo

Geografia

Relevo

Últimos artigos

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.

Arte rupestre

A arte rupestre são as obras de arte produzidas pelos hominídeos na Pré-História, destacando-se as pinturas e as gravuras.

Semana Santa

A Semana Santa é uma tradição cristã que tem relação com a Páscoa. Essa semana acompanha os últimos dias da vida de Jesus até a sua ressurreição.

Milagre econômico brasileiro

Milagre econômico brasileiro foi um período da Ditadura Militar no qual a economia brasileira apresentou grande crescimento e importantes obras públicas foram realizadas.