Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Oceanos

Confira algumas informações e curiosidades sobre os oceanos existentes em nosso planeta!

Visão geral do Oceano Pacífico, o maior do mundo Visão geral do Oceano Pacífico, o maior do mundo

Os oceanos compreendem grandes espaços ocupados por água salgada, envolvendo áreas que se encontram abaixo da média de altitude das terras emersas, onde ficam os continentes. Juntos, eles ocupam 71% da superfície do planeta e abrigam uma infinidade de espécies de animais e vegetais, uma boa parte ainda desconhecida pelo ser humano.

O ser humano encontra grandes dificuldades para visitar os locais mais profundos dos oceanos. Isso porque a pressão das águas é tão grande que esmagaria totalmente o corpo de uma pessoa. Mesmo os equipamentos mais modernos encontram dificuldades em chegar a esse tipo de lugar. O ponto mais fundo já visitado alcançou os 11 mil metros de profundidade, nas proximidades da Fossa das Marianas, que se encontra a 11.500 metros abaixo da superfície.

Observe o mapa a seguir com a localização dos oceanos do planeta Terra:

Mapa de todos os oceanos existentes
Mapa de todos os oceanos existentes

Podemos notar que existem cinco oceanos: Atlântico, Índico, Pacífico, Glacial Ártico e Glacial Antártico, embora os dois últimos não sejam mais considerados como oceanos, e sim como grandes mares. Conheça a seguir as principais características de cada um deles.

Oceano Atlântico: o seu nome foi criado a partir do deus grego chamado Atlas e é responsável por separar as Américas, a África e a Europa. É sobre ele que se realizam as principais trocas comerciais do mundo desde o avanço e crescimento do sistema capitalista. É o segundo maior oceano e suas águas cobrem 20% da superfície da Terra.

Oceano Pacífico: recebe esse nome por se acreditar, no passado, que suas águas eram mais calmas, o que não é totalmente verdade. É o maior dos oceanos e recobre quase um terço da superfície do planeta, contendo muitos vulcões no interior de suas águas. Ele separa a Oceania, a Ásia e a costa oeste das Américas. A fossa das Marianas, ponto mais profundo que mencionamos acima, encontra-se em sua área.

Oceano Índico: também chamado de “mar das índias”, esse oceano é menor que os demais, mas apresenta grandes profundidades, algumas delas alcançado os nove mil metros abaixo da superfície. Ele banha a costa leste e sudeste da África e o sul da Ásia, além da parte oeste da Oceania.

Oceano Glacial Ártico: situa-se ao norte do globo terrestre, na região do polo norte. Suas águas banham porções do continente europeu, do continente asiático e partes do continente americano. É considerado o menor e mais raso dos oceanos. Parte de suas águas permanece congelada no período do inverno.

Oceano Glacial Antártico: Fica ao sul, rodeando o continente da Antártida e sendo alimentado pelo sul dos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico. Em alguns pontos, apresenta temperaturas que ultrapassam os 60 graus negativos.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Por Rodolfo F. Alves Pena

Você pode se interessar também

Geografia

Atlas geográfico

Geografia

Continentes

Geografia

Deriva Continental

Geografia

El Niño e La Niña

Últimos artigos

Tratado de Tordesilhas

Tratado de Tordesilhas foi assinado entre Portugal e Castela (Espanha) e determinava a divisão das terras que poderiam ser encontradas durante as Grandes Navegações.

Fruta

Fruta é um termo sem valor científico usado para se referir a frutos e frutos acessórios que possuem suco, apresentam sabor adocicado e aroma característico.

Coelho

O coelho é um animal pertencente à família Leporidae, a mesma das lebres. Coelhos destacam-se por possuírem orelhas e pernas grandes, além do corpo recoberto por pelos.

Medusa

Medusa era uma górgona, isto é, um monstro que possuía serpentes no lugar dos cabelos, e era conhecida por transformar em pedra todos que olhavam para o seu rosto.