Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Relevo Brasileiro

Clique aqui e conheça as principais características do relevo brasileiro!

O relevo é a forma da superfície terrestre, que apresenta variação de nível de um local para outro. Os elementos que modelam o relevo são oriundos de forças internas (terremotos e vulcanismo) e externas (ventos, chuvas, geleiras, etc.).

O território brasileiro apresenta diferentes formas de relevo. Existem várias classificações do relevo nacional, no entanto, a mais aceita divide o relevo do Brasil em planalto, planície e depressão.

Planalto: são terrenos elevados, com altitudes acima de 300 metros. Esse tipo de relevo pode ser encontrado em diferentes partes do país, sendo caracterizado pela formação de chapadas e de extensas superfícies planas.


Um exemplo dessa forma de relevo é o Planalto Central no Brasil, que inclui os estados do Centro-Oeste, além de Minas Gerais e Tocantins.

O ponto mais elevado do Brasil é o Pico da Neblina, com 2.993,78 metros acima do nível do mar.


Pico da Neblina, o ponto mais elevado do Brasil

Planície: é uma forma de relevo recente, sendo caracterizado por superfícies extremamente planas, com altitudes entre 0 e 100 metros. Essas áreas, em razão da baixa altitude, estão sujeitas a inundações.


O Pantanal é a maior planície inundável do mundo

Essas formações são encontradas nas regiões litorâneas ou próximas de rios e lagos, como, por exemplo, nas margens do Rio Amazonas. O Pantanal, localizado nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de Bolívia e Paraguai, é a maior planície inundável do planeta.

Depressão: caracteriza-se por terrenos relativamente inclinados cuja altitude varia de 100 a 500 metros. A erosão é o principal fenômeno responsável pela formação desse tipo de relevo.

Um exemplo de depressão no Brasil é a borda leste da bacia hidrográfica do Paraná.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Escola Kids

Classificação do relevo brasileiro Classificação do relevo brasileiro
Por Amanda Gonçalves Ribeiro

Você pode se interessar também

Geografia

Região Sul

Geografia

Vegetação do Brasil

Geografia

Região Nordeste

Geografia

Relevo

Últimos artigos

Império Carolíngio

Império Carolíngio foi a continuidade do Reino dos Francos sob o controle da Dinastia Carolíngia, iniciada por Pepino, o Breve em meados do século VII.

Civilização Micênica

Civilização Micênica foi uma das grandes civilizações do período de formação do povo grego, conhecida por suas grandes cidades fortificadas e pelo seu bom comércio.

Peste de Atenas

Peste de Atenas foi uma epidemia que atingiu essa cidade grega em 430-427 a.C., bem no início da Guerra do Peloponeso, causando milhares de mortes.

Cretenses

Cretenses, também conhecidos como minoicos, formaram uma civilização que se desenvolveu na ilha de Creta, vivendo seu auge entre 2000 a.C. e 1500 a.C.