Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

O Litoral do Brasil

O litoral do Brasil está dividido em quatro zonas. Clique e confira!

Litoral brasileiro Litoral brasileiro

Litoral consiste numa faixa de terra junto à costa marítima, sendo banhada por mares e oceanos. O território brasileiro possui mais de 7,3 mil quilômetros de litoral, que se estende do Amapá ao estado do Rio Grande do Sul.

Essa extensa área, banhada pelo Oceano Atlântico, apresenta grande diversidade paisagística, como dunas, praias, ilhas, formações rochosas, etc. Outro destaque é a variedade de espécies de animais e de vegetais.



A diversidade de animais e plantas
varia de acordo com a localidade

O litoral do Brasil é dividido em quatro zonas:

Litoral Amazônico – é a faixa litorânea que vai do Amapá ao delta do Parnaíba (localizado na divisa dos estados do Piauí e Maranhão). Essa região é marcada por manguezais, dunas e ilhas fluviais.

 
João Pessoa - Paraíba

Litoral Nordestino – estende-se do delta do Parnaíba ao Recôncavo Baiano (na Bahia). Possui várias cidades litorâneas, com destaque para Fortaleza, Natal, João Pessoa, Pernambuco, Ipojuca (Porto de Galinhas), Maceió, Aracaju, Salvador, entre tantas outras.

Litoral do Sudeste – é a faixa litorânea do Brasil que vai do Recôncavo Baiano à divisa entre os estados de São Paulo e Paraná. Algumas das praias do Litoral Sudeste são: Barra da Tijuca, Copacabana e Ipanema (Rio de Janeiro), Bertioga, Santos, Caraguatatuba (São Paulo), da Costa, Bacutia, do Morro (Espírito Santo).


Praia de Ipanema – Rio de Janeiro

Litoral Sul – é formado pelo litoral dos estados da Região Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Nessa zona litorânea podemos destacar as praias da Joaquina, Palhoça, Balneário Camboriú (Santa Catarina), Balneário Caiobá, Guaratuba, Pontal (Paraná), Torres, Balneário Pinhal, Tramandaí (Rio Grande do Sul), entre tantas outras.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Escola Kids

Por Amanda Gonçalves Ribeiro

Você pode se interessar também

Geografia

Brasil e América do Sul

Geografia

Oceanos

Geografia

Relevo

Geografia

Relevo Brasileiro

Últimos artigos

Brincadeiras juninas

As brincadeiras juninas são uma das partes mais divertidas da Festa Junina. A seguir, você verá dicas de 15 dessas brincadeiras!

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.