Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Intemperismo

Entenda o que é o intemperismo e como esse processo atua na transformação do relevo terrestre.

O conceito de intemperismo parece ser bem estranho, não é mesmo? Trata-se de um processo que acontece no relevo e que é fácil de se entender, pois refere-se à transformação das rochas e dos solos que compõem a superfície terrestre.

O intemperismo consiste no conjunto de processos físicos, químicos e biológicos que provoca o desgaste das rochas ao longo do tempo. São esses processos que fazem, por exemplo, que as rochas atingidas pelas ondas do mar transformem-se, gradualmente, nas areias das praias. Quando uma rocha se quebra naturalmente ou se dissolve, dizemos que ela passou por um processo de intemperismo.

Existem três tipos de intemperismo: o físico, o químico e o biológico.

O intemperismo físico consiste na quebra mecânica das rochas, que se despedaçam em fragmentos um pouco menores ou até em pequenos grãos, que chamamos de sedimentos. Essa quebra – chamada de “desagregação” – pode ser causada por alterações climáticas, pela água das chuvas, pelos ventos e até pelo gelo, entre outros inúmeros fatores.


Rocha fraturada pela ação do intemperismo físico

O intemperismo químico é a dissolução das rochas ou a alteração química dos minerais que fazem parte delas. Esse processo é geralmente causado pela água, que se mistura com materiais orgânicos, reage com o gás carbônico e forma uma substância ácida que dissolve as rochas.

Um exemplo de intemperismo químico é a transformação de alguns tipos de minerais em argila ou também a perfuração de rochas pela água, como na imagem a seguir.


O intemperismo químico gerou a dissolução dessa rocha pela água, formando alguns buracos

Já o intemperismo biológico consiste na quebra ou dissolução das rochas realizadas por seres vivos, geralmente pequenos insetos ou micro-organismos. Esse é considerado como o menos importante, pois gera poucos impactos à superfície terrestre.

O intemperismo é um importante processo de transformação do relevo ao longo do tempo e compõe um dos elementos que integram a erosão, que nada mais é do que o desgaste, transporte e deposição de sedimentos e partículas de rochas, agindo também sobre o solo. Entre os chamados agentes intempéricos (que provocam o intemperismo), podemos citar a água, o vento, o clima e os seres vivos.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

O intemperismo pode dar origem a curiosas formas de relevo O intemperismo pode dar origem a curiosas formas de relevo
Por Rodolfo F. Alves Pena

Você pode se interessar também

Ciências

Rochas

Geografia

Tipos de erosão

Geografia

Minerais

Geografia

Erosão

Últimos artigos

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.

Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que podem alimentar-se de algas ou plantas e também de outros animais. Porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira foi a última revolução provincial que aconteceu no Brasil durante o período monárquico e abalou Pernambuco, de 1848 a 1850.