Entenda o que é o intemperismo e como esse processo atua na transformação do relevo terrestre.
O conceito de intemperismo parece ser bem estranho, não é mesmo? Trata-se de um processo que acontece no relevo e que é fácil de se entender, pois refere-se à transformação das rochas e dos solos que compõem a superfície terrestre.
O intemperismo consiste no conjunto de processos físicos, químicos e biológicos que provoca o desgaste das rochas ao longo do tempo. São esses processos que fazem, por exemplo, que as rochas atingidas pelas ondas do mar transformem-se, gradualmente, nas areias das praias. Quando uma rocha se quebra naturalmente ou se dissolve, dizemos que ela passou por um processo de intemperismo.
Existem três tipos de intemperismo: o físico, o químico e o biológico.
O intemperismo físico consiste na quebra mecânica das rochas, que se despedaçam em fragmentos um pouco menores ou até em pequenos grãos, que chamamos de sedimentos. Essa quebra – chamada de “desagregação” – pode ser causada por alterações climáticas, pela água das chuvas, pelos ventos e até pelo gelo, entre outros inúmeros fatores.
Rocha fraturada pela ação do intemperismo físico
O intemperismo químico é a dissolução das rochas ou a alteração química dos minerais que fazem parte delas. Esse processo é geralmente causado pela água, que se mistura com materiais orgânicos, reage com o gás carbônico e forma uma substância ácida que dissolve as rochas.
Um exemplo de intemperismo químico é a transformação de alguns tipos de minerais em argila ou também a perfuração de rochas pela água, como na imagem a seguir.
O intemperismo químico gerou a dissolução dessa rocha pela água, formando alguns buracos
Já o intemperismo biológico consiste na quebra ou dissolução das rochas realizadas por seres vivos, geralmente pequenos insetos ou micro-organismos. Esse é considerado como o menos importante, pois gera poucos impactos à superfície terrestre.
O intemperismo é um importante processo de transformação do relevo ao longo do tempo e compõe um dos elementos que integram a erosão, que nada mais é do que o desgaste, transporte e deposição de sedimentos e partículas de rochas, agindo também sobre o solo. Entre os chamados agentes intempéricos (que provocam o intemperismo), podemos citar a água, o vento, o clima e os seres vivos.
Por Me. Rodolfo Alves Pena