Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Estações do Ano

O surgimento das estações do ano é consequência do constante movimento em que a Terra se encontra. Essas estações nos ajudam a perceber os ciclos da natureza, como aquecimento, resfriamento, perda das folhas ou o florescer das flores. Em algumas localidades do planeta, esses ciclos são bem percebidos nas paisagens, mas, em outras, essa percepção diminui bastante.

As estações do ano são: primavera, verão, outono e inverno. Cada uma delas possui características próprias.

Leia também: Atmosfera terrestre - camada de ar que envolve a Terra e é composta por diferentes gases

O que causa as estações do ano?

Em razão do ângulo de inclinação da Terra, de 23º 27’, e do movimento de translação, que ocorre ao redor do Sol, temos a mudança das estações do ano. Isso acontece porque, durante o movimento de translação, que dura um ano, a incidência de luz solar é diferente em cada região, devido à inclinação do planeta.

Inclinação da Terra e a incidência dos raios solares.

Por conta disso, há uma maior insolação no Hemisfério Sul durante alguns meses do ano e, em seguida, a situação inverte-se, com maior incidência de raios solares no Hemisfério Norte. Dessa forma, quando é verão no sul, é inverno no norte, e vice-versa. O mesmo ocorre com outono e primavera, que se alternam entre os hemisférios: quando é outono no sul, é primavera no norte.

Datas das estações do ano

  • Datas das estações do ano no Hemisfério Norte

Graças às observações astronômicas, os cientistas puderam traçar um calendário de início e fim das quatro estações nos dois hemisférios. Essa definição de datas acontece de forma oficial, mas não de forma prática, pois alguns países não possuem as estações bem definidas, como o Brasil.

No Hemisfério Norte, as datas de início e fim das estações do ano são as seguintes:

  • Inverno: 22 de dezembro a 20 de março;

  • Primavera: 20 de março a 21 de junho;

  • Verão: 21 de junho a 23 de setembro;

  • Outono: 22/23 de setembro a 22 de dezembro.

Paisagem alterada de acordo com as estações do ano: verão, primavera, outono e inverno.
  • Datas das estações do ano no Hemisfério Sul

No Hemisfério Sul, as datas são invertidas por causa da inclinação do eixo da Terra, o que diferencia a insolação nas regiões do planeta.

As datas de início e fim das estações do ano são as seguintes:

  • Verão: 22 de dezembro a 20 de março;
  • Outono: 20 de março a 21 de junho;
  • Inverno: 21 de junho a 23 de setembro;
  • Primavera: 22/23 de setembro a 22 de dezembro.

Veja também: Causas e consequências das mudanças climáticas no Brasil e no mundo

Características das estações do ano

Em razão da inclinação do eixo da Terra, as estações do ano são bem definidas em áreas localizadas nas zonas temperadas e nas zonas subtropicais, obedecendo a um padrão de características ao longo do ano.

Em contrapartida, nas áreas polares e naquelas localizadas em altas latitudes, próximas à Linha do Equador, não há essa variação de características entre as estações, pois ou é muito frio (polos) ou muito quente (regiões próximas à Linha do Equador).

As estações começam e terminam de acordo com as datas citadas anteriormente, mas suas características não são constantes, pois o tempo atmosférico varia ao longo do ano. Dessa forma, é bem comum termos ondas de calor e frio em épocas que não sejam o verão ou o inverno.

Como características das estações do ano, podemos citar as seguintes:

  • Verão: é a estação mais quente do ano, tendo os dias mais longos e as noites mais curtas. Possui grande quantidade de chuvas devido à alta evaporação da água acumulada no solo.
  • Outono: no geral, várias folhas das árvores caem, e muitas flores se transformam em frutos, servindo de alimento para a fauna da região. É conhecida por ser a estação das frutas.
  • Inverno: é a estação mais fria do ano. As noites são mais longas e os dias são mais curtos, havendo hibernação de alguns animais.
  • Primavera: é conhecida como a estação das flores. Nessa estação, as temperaturas ficam mais amenas.

Essas características transformam o comportamento da sociedade, pois, em uma época, usamos mais agasalhos; em outra, vamos à praia com mais frequência; nossa alimentação é alterada para suportar determinadas condições climáticas, entre outras mudanças. É por isso que é tão importante conhecermos as características das estações do ano.

Estações do ano no Brasil

No Brasil, por ser um país localizado entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio e estar situado bem próximo da Linha do Equador, as estações do ano possuem características um pouco diferentes, variando de acordo com a região e tipo climático. As estações que mais predominam são o inverno e o verão, mas podemos sentir os efeitos do outono e da primavera em algumas regiões.

Na maioria das regiões, a primavera marca o início do período chuvoso, como é o caso do Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Já nas regiões Nordeste e Norte, essa estação marca o início do período de escassez de água.

O inverno, a estação mais fria, é bem perceptível na região Sul, chegando a ter temperaturas negativas. Isso ocorre porque essa região está abaixo do Trópico de Câncer, em uma zona temperada, com estações bem definidas. Já na região Norte, ocorrem chuvas, apesar da baixa temperatura. Tal fato se dá porque a região Norte está próxima do Equador, há muita vegetação e uma grande quantidade de rios. Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, é o período em que há o menor índice pluviométrico (de chuvas) e baixa umidade, o que favorece o surgimento de doenças respiratórias.

o verão é bem parecido em todo o Brasil, com temperaturas elevadas e presença de muitas chuvas, em especial no Centro-Oeste e no Sudeste. Nessa estação, os dias são mais longos que as noites. Também ocorrem chuvas rápidas, as famosas chuvas de verão, mas também podem ocorrer grandes tempestades e trovoadas.

O outono, estação típica de redução de temperatura e umidade do ar, é pouco percebido no Brasil, com exceção do Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Em regiões com muitas serras, as temperaturas caem gradativamente, dando sinais de que o inverno se aproxima. Além disso, há redução no índice pluviométrico.

Acesse também: Biomas brasileiros – quais são e características

Exercícios resolvidos

Questão 1 – (UFMG) Todas as alternativas apresentam mecanismos responsáveis pelas mudanças das estações ao longo do ano, EXCETO:

a) A inclinação do eixo de rotação da Terra determina que, a cada seis meses, um hemisfério esteja mais exposto ao sol que o outro.

b) As estações são determinadas pela maior ou menor proximidade da Terra ao Sol, distância que, ao variar ao longo do ano, altera a quantidade de energia solar incidida sobre o planeta.

c) O Sol, ao atingir seu ponto de maior deslocamento ao Norte – a máxima declinação boreal – determina, no Hemisfério Sul, dias mais curtos e noites mais longas.

d) Os equinócios ocorrem, respectivamente, quando os hemisférios Norte e Sul são igualmente iluminados, marcando o início astronômico da primavera e do outono.

e) Os solstícios ocorrem, respectivamente, quando a iluminação é máxima em um hemisfério e mínima no outro, marcando o início astronômico do verão e do inverno.

Resolução

Alternativa b. As estações do ano são determinadas pela translação e pela inclinação da Terra em relação ao seu próprio eixo.

Questão 2 - Sobre as estações do ano, podemos afirmar corretamente que:

a) são originadas graças ao movimento de rotação da Terra.

b) são bem definidas em todas as localidades do planeta.

c) possuem uma relação direta com a presença de fusos horários.

d) existem graças ao movimento de translação do planeta, sendo bem definidas em zonas temperadas.

e) acontecem de maneira idêntica nos dois hemisférios.

Resolução

Alternativa d. Nas zonas temperadas, as estações são bem definidas. Além disso, as estações existem graças ao movimento de translação.    

Por Átila Matias

Você pode se interessar também

Geografia

Agentes de transformação do Relevo

Ciências

Biosfera

Geografia

Como é o centro da Terra?

Ciências

Inverno

Últimos artigos

Cavalo

Cavalo é uma espécie de herbívoro não ruminante muito utilizada pelo homem. Sua domesticação foi muito importante para a nossa história.

Tucanos

Tucanos são animais que possuem bicos multicoloridos e bastante chamativos. Eles fazem parte da ordem Piciformes e família Ramphastidae.

Revolta da Armada

Revolta da Armada foi um levante armado organizado por membros da Marinha, em 1893. Esse movimento se deu pela forte oposição da Marinha a Floriano Peixoto.

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.