Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Estações do Ano

Você sabe quais são as quatro estações do ano? Confira aqui as características de cada uma delas!

As estações do ano são caracterizadas pela variação de radiação solar que atinge a superfície terrestre durante uma época do ano. Sendo assim, temos quatro estações diferentes: outono, inverno, primavera e verão.

O movimento de translação (deslocamento da Terra em torno do Sol), juntamente com a inclinação do eixo terrestre em 23°27’ em relação ao plano orbital, é responsável pela variação de radiação solar que atinge a superfície terrestre. Portanto, durante a translação, cada época do ano apresentará uma estação diferente.

No entanto, é importante ressaltar que essas quatro estações são bem definidas nas Zonas Climáticas Temperadas do Sul e do Norte. No Brasil, por exemplo, os estados da Região Sul são os que apresentam as características bem definidas do outono, inverno, primavera e verão.


A primavera é uma estação marcada por muitas flores

O outono é a estação do ano que sucede o verão e antecede o inverno. Esse período é marcado pelas mudanças bruscas de temperatura e da cor das folhas das árvores, que começam a amarelar.

O inverno é a estação mais fria, registrando temperaturas negativas em alguns lugares do planeta. As noites são mais longas que os dias, pois a incidência de raios solares é menor.

A primavera tem início com o fim do inverno e antecede o verão. Essa estação apresenta temperatura agradável e é caracterizada pelas belas paisagens formadas pelo reflorescimento da flora, com destaque para as orquídeas, violetas, hortênsias, etc.

Estação do ano onde os dias são mais longos que as noites, o verão apresenta temperaturas elevadas e alto índice pluviométrico (chuvas). Esse é o período mais propício para a realização de viagens, em especial para as cidades litorâneas.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Escola Kids

Características das quatro estações do ano Características das quatro estações do ano
Por Amanda Gonçalves Ribeiro

Você pode se interessar também

Geografia

Solstícios e equinócios

Ciências

Plantas

Ciências

Protetor solar

Ciências

Biosfera

Últimos artigos

1º de abril – Dia da Mentira

O Dia da Mentira é celebrado aqui no Brasil em 1º de abril. Acredita-se que essa data tenha surgido por meio de uma mudança de datas que aconteceu na França do século XVI.

Combate ao coronavírus: vírus

Combate ao coronavírus: sintomas

Combate ao coronavírus: prevenção