Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Outono

O outono é a estação que antecede o inverno e sucede o verão. Dessa forma, possui características dessas duas estações. Ele é percebido mais amplamente em regiões de clima temperado e/ou subtropical, em médias latitudes, como países europeus e o sul do Brasil.

Muitos apelidam o outono de estação das frutas, devido à variedade frutífera que ocorre durante os meses de sua ocorrência.

Leia também: Como é a atmosfera terrestre?

Quando começa o outono?

O início do outono ocorre quando há o fim do verão tanto no Hemisfério Norte como no Hemisfério Sul. Entretanto, como se sabe, as estações do ano nos hemisférios acontecem de forma invertida, ou seja, quando é outono no norte, é primavera no sul, e vice-versa.

No Hemisfério Sul, o outono começa no dia 20 (ou 21) de março e se encerra no dia 20 (ou 21) de junho. Já no Hemisfério Norte, o outono começa no dia 22 (ou 23) de setembro e acaba no dia 21 (ou 22) de dezembro.

Quais são as características do outono?

Por ser uma estação de transição entre verão e inverno, o outono possui características de mudanças entre essas estações, sendo mais percebido em localidades de médias latitudes.

A primeira característica está na duração de dias e noites. No início da estação, tanto o dia quanto a noite possuem a mesma duração, processo conhecido como equinócio de outono, havendo luminosidade solar igualitária. Porém, à medida que a estação caminha para o fim, os dias se tornam mais curtos, e as noites, mais longas.

Essa característica (noites mais longas) se associa com a redução das temperaturas, que ficam mais amenas. A presença de ventos aumenta e índices pluviométricos diminuem gradativamente. A baixa umidade, a redução da luz solar e o aumento de ventos fazem com que haja queda nas folhas de algumas árvores.

Temperaturas amenas e queda de folhas são comuns no outono.

A transição entre verão e inverno também é sentida na instabilidade das temperaturas ao longo de uma semana, por exemplo. Pode acontecer de termos dias bem quentes no início da semana e finais de semana mais amenos, com temperaturas mais baixas.

Outono no Hemisfério Norte

No Hemisfério Norte, o outono ocorre entre 22 de setembro e 22 de dezembro. As características dessa estação são mais bem percebidas nas localidades mais afastadas da Linha do Equador, como o continente europeu, América do Norte e norte da Ásia.

Paisagem típica de outono no Hemisfério Norte.

Essas regiões costumam presenciar, nessa estação, a queda das folhas, temperaturas amenas e dias mais frescos. O outono é conhecido também, no Norte, como outono boreal.

Veja também: Quais são os elementos do clima?

Outono no Hemisfério Sul

No Hemisfério Sul, o outono começa no dia 20 de março e acaba no dia 20 de junho, com características bem similares às do período de outono do Hemisfério Norte: dias mais curtos, noites mais longas, redução na temperatura, baixos índices pluviométricos, além de queda nas folhas de algumas árvores.

Regiões localizadas abaixo do Trópico de Câncer têm melhor percepção da queda nas temperaturas, como o Uruguai, Argentina e o sul do Brasil, bem como certos países africanos e a Oceania.

Como é o outono no Brasil?

Os estados localizados mais ao sul do país percebem com mais nitidez as características do outono, como a Região Sul, São Paulo e sul do Mato Grosso do Sul. Entretanto, todo o território nacional presencia mudanças quando chega o outono. A diferença está na intensidade dessas mudanças, que é mais significativa nas localidades sulistas.

Nas regiões Sul e Sudeste, a presença de nevoeiros durante as manhãs se torna comum no outono e no inverno. Há a redução significativa das chuvas em todo o Centro-Sul (Sudeste, Centro-Oeste e Sul) do país, caracterizando a entrada do inverno, uma estação tipicamente seca no Brasil.

Nevoeiro no Rio Grande do Sul durante o outono.
Nevoeiro no Rio Grande do Sul durante o outono.

Os estados dessa região presenciam diminuição da temperatura, com dias e noites mais amenos (entre 12 ºC e 18 ºC de média), devido à entrada de massas de ar frias. Em algumas serras da Região Sul, pode até nevar.

É durante o outono que ocorre a friagem na Amazônia, fenômeno climático que ocasiona a queda brusca de temperaturas em toda costa oeste do Brasil. Esse fenômeno decorre da massa polar atlântica, que adentra o território brasileiro durante o outono.

No extremo norte das regiões Norte e Nordeste, há o início do período chuvoso, com índices que podem ultrapassar 700 mm.

Estação das frutas

Como o outono é conhecido pela redução das temperaturas em algumas localidades, essa média termal amena é ideal para o cultivo de plantas próprias desse tipo climático. Assim, nessa época, determinadas frutas são mais facilmente encontradas e ficam mais baratas do que em outras épocas do ano. Veja a seguir uma lista de algumas frutas mais comuns no outono do que em outras estações.

  • Abacate
  • Banana
  • Caqui
  • Coco
  • Figo
  • Goiaba
  • Graviola
  • Kiwi
  • Laranja
  • Limão
  • Maçã
  • Mamão
  • Manga
  • Maracujá
  • Melão
  • Pera
  • Pinha
  • Tangerina
  • Uva
Por Átila Matias

Você pode se interessar também

Ciências

Estações do Ano

Ciências

Inverno

Ciências

Primavera

Geografia

Trópicos da Terra

Últimos artigos

Crise de 1929

A Crise de 1929 foi a maior crise econômica da história dos Estados Unidos e do capitalismo. Foi iniciada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

Retângulo

O retângulo possui quatro lados e todos os ângulos internos medindo 90°. Essa forma geométrica está muito presente no cotidiano, como na face de caixas e nas paredes.

Paralelepípedo

O paralelepípedo é um sólido geométrico que possui todas as faces com paralelogramos. Essa forma pode ser percebida nos prédios e em caixas de sapatos.

Hiena

Hiena é um animal encontrado na África e na Ásia, bastante conhecido por seu hábito de se alimentar de carniça. Existem atualmente três espécies diferentes de hienas.