Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Inverno

Principais características da estação e problemas de saúde comuns nessa época do ano.

O inverno é a estação do ano caracterizada por um período de frio intenso. Se inicia em 21 de junho e termina em 23 de setembro.

Nessa época do ano as chuvas tornam-se escassas, deixando o clima frio e seco, com baixa umidade do ar. Doenças respiratórias são comuns nesse período, principalmente nas crianças e idosos. Asma, bronquite, pneumonia, infecções de garganta e ouvido, sinusite, rinite, gripes e resfriados são as principais causas dos hospitais ficarem cheios nessa época.


Nebulização

O inverno nos países mais frios apresenta algumas características que não temos no Brasil, mas que acontecem apenas no sul do país como as geadas e nevascas.

Em outras localidades do mundo, nos países do hemisfério norte, o inverno é bem rigoroso, onde as pessoas usam roupas bem quentes, umas sobrepostas às outras, botas, luvas, gorros e cachecóis, para se protegerem do frio, mantendo-se aquecidas.

No inverno alimentação deve ser à base de produtos mais energéticos e calóricos, para suprir as necessidades de aquecimento do nosso corpo. Além disso, pratos quentes como sopas, chás e chocolates são mais agradáveis de ser consumidos.

O organismo gasta mais energia para se manter aquecido e os alimentos que ingerimos é que vão ajudá-lo a se manter quente. É comum que nessa época do ano as pessoas engordem devido a esse fator, além de ficarem mais quietas, paradas, muitas vezes longe das atividades físicas.


Neblina – característica do inverno brasileiro

Como o Brasil é um país de clima tropical, não possui estações bem definidas e o inverno aqui pode ser visto com maior facilidade na região sul do país.

Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids

Devemos nos agasalhar no inverno Devemos nos agasalhar no inverno
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Outono

Ciências

Primavera

Ciências

Verão

Geografia

Taiga

Últimos artigos

1º de abril – Dia da Mentira

O Dia da Mentira é celebrado aqui no Brasil em 1º de abril. Acredita-se que essa data tenha surgido por meio de uma mudança de datas que aconteceu na França do século XVI.

Combate ao coronavírus: vírus

Combate ao coronavírus: sintomas

Combate ao coronavírus: prevenção