Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Solstícios e equinócios

Saiba mais sobre os solstícios e equinócios e a relação desses nomes com as estações do ano!

Esquema dos solstícios e equinócios nos movimentos da Terra Esquema dos solstícios e equinócios nos movimentos da Terra

Solstícios e equinócios são palavras muito estranhas, não é mesmo? Mas não se preocupe, pois de complicados esses elementos só têm o nome!

Os solstícios e equinócios são dois fenômenos referentes às diferentes formas com que o nosso planeta Terra é iluminado pelos raios solares. Acontece que, por causa do movimento de translação, bem como pela inclinação do planeta ao longo do ano, os raios solares apresentam-se de maneiras diferenciadas (observe a figura no início do texto).

Dessa forma, os equinócios são os períodos do ano em que a Terra é iluminada igualmente nos dois hemisférios. Nesse momento, os dias e as noites possuem a mesma duração. Confira a imagem a seguir:


No equinócio, a Terra é iluminada igualmente entre os hemisférios¹

Os equinócios ocorrem em dois períodos do ano: nas proximidades do dia 21 de março, quando ocorre o equinócio de outono no hemisfério sul, e nas proximidades do dia 23 de setembro, quando ocorre o equinócio de primavera.

Já os solstícios são os períodos em que a Terra é iluminada de maneira desigual nos hemisférios. Assim, no de 21 junho, há a indicação do solstício de inverno no hemisfério sul (e de verão no hemisfério norte), com os dias menores do que as noites, e no dia 21 de dezembro, há os solstícios de verão no nosso hemisfério, com as noites menores do que os dias. Vejamos:


Os solstícios de verão e de inverno no hemisfério sul.

É importante lembrar que as estações do ano estão diretamente associadas a esses processos, sendo inversas entre um polo e outro. Se for outono em um hemisfério, será primavera no outro; se for inverno em um hemisfério, então será verão no outro.

__________________

¹ Créditos da imagem: Blueshade / Wikimedia Commons


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Por Rodolfo F. Alves Pena

Você pode se interessar também

Ciências

Estações do Ano

Ciências

Inverno

Geografia

Movimento de translação

Geografia

Movimentos da Terra

Últimos artigos

Crise de 1929

A Crise de 1929 foi a maior crise econômica da história dos Estados Unidos e do capitalismo. Foi iniciada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

Retângulo

O retângulo possui quatro lados e todos os ângulos internos medindo 90°. Essa forma geométrica está muito presente no cotidiano, como na face de caixas e nas paredes.

Paralelepípedo

O paralelepípedo é um sólido geométrico que possui todas as faces com paralelogramos. Essa forma pode ser percebida nos prédios e em caixas de sapatos.

Hiena

Hiena é um animal encontrado na África e na Ásia, bastante conhecido por seu hábito de se alimentar de carniça. Existem atualmente três espécies diferentes de hienas.