Qual matéria está procurando ?

Datas Comemorativas

Datas Comemorativas

Festas Juninas

Saiba mais sobre as Festas Juninas e a relação que elas têm com os santos católicos do mês de junho e com elementos tradicionais da cultura brasileira.

As festas juninas estão entre os mais prestigiados festejos públicos tradicionais do Brasil. Elas são comemoradas entre nós desde a época colonial e tem suas raízes na mistura das tradições rurais que se formaram no interior do Brasil com o catolicismo popular herdado da Europa.

Relação das festas juninas com o catolicismo popular

As festas juninas levam esse nome, evidentemente, porque são realizadas no mês de junho. Mas qual é o motivo de tais festas serem celebradas justamente nesse mês? A explicação é simples: em junho celebra-se o dia de quatro santos da Igreja Católica: Santo Antônio de Pádua (dia 13), São João Evangelista (dia 24), São Pedro e São Paulo (ambos celebrados no dia 29). Desse modo, as festas realizadas ao longo do mês giram em torno desses santos.

É importante ressaltar também que o imaginário popular referente a esses santos, principalmente a São João, dá a cara e o tom das festas. Por exemplo: um dos elementos principais de uma festa junina é a fogueira. Em torno da fogueira, são feitas simpatias, dança-se, come-se etc. A fogueira é símbolo de São João Batista. Por isso, a ocasião mais precisa para fazer a fogueira é na virada do dia 23 para o dia 24.

Relação das festas juninas com as tradições rurais brasileiras

As festas juninas formaram-se também no seio das tradições populares rurais, como a tradição caipira do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, a tradição do interior do Nordeste (inclui elementos como o maracatu rural, que também faz parte do Carnaval), as tradições amazônicas, entre outras.

Por serem festas de caráter rural, as comidas típicas feitas à base de alimentos cultivados nas regiões do interior também são elementos importantes. É o caso dos pratos compostos à base de amendoim, como paçoca e pé de moleque, ou à base de milho, como pamonha, canjica, bolo de milho, angu etc. Há ainda aqueles que preferem o milho-verde assado na fogueira.


As comidas típicas são outro elemento bastante importante das festas juninas

Faz parte também das festas juninas, com destaque fundamental, o cenário adornado com bandeirolas coloridas, os trajes típicos do interior e a famosa dança da quadrilha. A quadrilha tem origem francesa e foi introduzida no Brasil na época da vinda da Família Real Portuguesa, no início do século XIX. É interessante notar algumas expressões aportuguesadas do francês das cantigas de quadrilha, como “anarriê”, “alevantú” e “balancê”.

Outros elementos que se destacam nas festas juninas são explosivos à base de pólvora, como traques, bombinhas, estalinhos e jorrões.

As festas juninas refletem as tradições populares rurais do Brasil As festas juninas refletem as tradições populares rurais do Brasil
Por Cláudio Fernandes

Você pode se interessar também

Datas Comemorativas

22 de agosto - Dia do Folclore

História

Jesuítas no Brasil Colônia

História

O que é patrimônio cultural?

Geografia

Zona Rural

Últimos artigos

Período Helenístico

Período Helenístico foi iniciado com a conquista da Grécia pelos macedônicos e ficou marcado pela difusão da cultura grega a partir do reinado de Alexandre, o Grande.

Império Carolíngio

Império Carolíngio foi a continuidade do Reino dos Francos sob o controle da Dinastia Carolíngia, iniciada por Pepino, o Breve em meados do século VII.

Civilização Micênica

Civilização Micênica foi uma das grandes civilizações do período de formação do povo grego, conhecida por suas grandes cidades fortificadas e pelo seu bom comércio.

Peste de Atenas

Peste de Atenas foi uma epidemia que atingiu essa cidade grega em 430-427 a.C., bem no início da Guerra do Peloponeso, causando milhares de mortes.