Qual matéria está procurando ?

Datas Comemorativas

Datas Comemorativas

Páscoa

O significado da páscoa e os símbolos que a representam.

por Amarolina Ribeiro
Ovo - simbolo da vida Ovo - simbolo da vida

A páscoa é uma data comemorativa que não tem um dia certo, acontecendo sempre num domingo, mas o dia exato varia de acordo com o número do ano e com a fase da lua. Existem algumas regras básicas para se calcular o dia da páscoa, segundo a astronomia.

Na sexta-feira que antecede a páscoa, a sexta-feira da paixão, Jesus Cristo foi julgado e crucificado, sofreu até a morte. Dois dias após essa data, ou seja, no domingo, Ele viveu de novo, ressuscitou. Por isso a páscoa é marcada pela passagem da morte para a vida.


Crucificação e Ressurreição de Jesus Cristo

Alguns símbolos marcam a comemoração da páscoa, como o ovo, o girassol, o coelho, o cordeiro, a vela, o sino, o pão e o vinho, dentre outros.

O ovo representa o começo da vida, já que alguns animais nascem dele. Em razão dessa representação da vida, em 1830, na Inglaterra, surgiram os ovos de chocolate, para presentear as crianças.

O girassol é uma flor que sempre está voltada para a luz do sol. Na páscoa representa a busca da luz, pois os cristãos buscam a luz de Cristo.

O coelho é o símbolo da vida, do nascimento, porque se procria em períodos curtos, com grandes quantidades de filhotes. Na igreja ele é o símbolo da fecundação e é um dos símbolos pascais porque a pregação da palavra também se fecunda para os homens.

O cordeiro também é símbolo da páscoa porque Moisés comemorou a libertação de seu povo do domínio dos faraós matando um cordeiro. A ordem de libertar o povo ele recebeu de Deus. Jesus Cristo também é representado por um cordeiro, pelos cristãos, pois este foi sacrificado por nós, derramando seu sangue pelos nossos pecados.

A vela também é uma representação de que Jesus Cristo é a luz do mundo. Nas velas da igreja aparecem gravadas as letras do alfabeto grego, alfa e ômega, que significam o princípio e o fim.

O sino quando badalado soa representando a alegria pela vida de Jesus. No domingo de páscoa é tocado nas igrejas para anunciar o momento da ressurreição.

O pão e o vinho representam o corpo e o sangue de Jesus, a Sua presença diante de nós.

Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids

Você pode se interessar também

História

Corpus Christi

Matemática

Que dia será a Páscoa?

Não encontrou o
conteúdo ou matéria
que queria?

Mande seu questionamento, dúvidas ou sugestões para a equipe do Escola Kids que está pronta pra te ajudar.

Saiba mais

Últimos artigos

Protocolo de Kyoto

Protocolo de Kyoto é um tratado internacional criado em 1997 em Kyoto, no Japão. Seu principal objetivo é estabilizar as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera.

Países desenvolvidos

Países desenvolvidos são nações que apresentam elevado grau de industrialização e alto desenvolvimento socioeconômico, com base em critérios como IDH e PIB.

Acordo de Paris

O Acordo de Paris representa um compromisso mundial cuja meta é não permitir que o aumento da temperatura média do planeta ultrapasse 2°C. Esse acordo foi assinado por 195 países.

Declaração Universal dos Direitos Humanos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento que foi elaborado pela ONU em resposta a todas as atrocidades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial.