Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Verão

 Ah, o verão! Aquela época do ano esperada por muitos, especialmente as crianças, e sinônimo de dias ensolarados, férias e diversão. O verão é uma das quatro estações do ano, ocorrendo após a primavera e precedendo o outono. Podemos identificar essa estação segundo alguns aspectos, como pluviosidade, temperatura e umidade do ar.

Você também é um daqueles que esperam pelo verão o ano todo, planejando viagens, especialmente para as regiões litorâneas? Vamos entender um pouco do verão e ver como essa estação do ano influencia o nosso comportamento.

Leia também: Estações do ano – características de cada uma delas

Significado da palavra verão

Verão deriva do latim veranum, que significa tempo primaveril.

Características do verão

A chegada do verão pode ser caracterizada pelo aumento das temperaturas, especialmente nas regiões em que as estações do ano são bem definidas, como é o caso das regiões temperadas. O verão sucede a primavera, estação do ano em que as temperaturas estão amenas e começam a aumentar gradativamente.

Durante o período de vigência do verão, as temperaturas em alguns lugares do planeta podem alcançar 40ºC. Nessa época do ano, é importante ficar atento à questão da hidratação. Beber água é fundamental todos os dias e especialmente em dias em que as temperaturas estão elevadas.

No verão, ocorrem as chuvas de verão, geralmente no fim da tarde.
No verão, ocorrem as chuvas de verão, geralmente no fim da tarde.

Outra característica do verão está relacionada com os índices pluviométricos (as chuvas). Nesse período, as chuvas aumentam gradativamente. Conhecidas como chuvas convectivas ou chuvas de verão, ocorrem geralmente no período da tarde e duram pouco tempo, contudo, costumam ser bastante intensas, com ventos em alta velocidade e ocorrência de trovoadas.

Com a chegada das chuvas, aumenta-se a umidade do ar. A elevação da umidade provoca a sensação de abafamento, aumentando, então, a sensação térmica. Há também maior evaporação das massas de água, o que também está relacionado com o aumento pluviométrico, visto que há maior formação de nuvens.

Leia mais: Tipos de chuva: saiba quais e como são

Data do verão

As estações do ano ocorrem todos os anos no mesmo período, mas não ocorrem ao mesmo tempo nos dois hemisférios. Se no Hemisfério Sul está ocorrendo o verão; no Hemisfério Norte, a estação do ano em vigência é o inverno. Se em um está em vigência a primavera; no outro, está ocorrendo o outono.

Data do verão no Hemisfério Norte

O verão inicia-se entre 20 e 21 de junho e termina entre os dias 22 e 23 de setembro.

Data do verão no Hemisfério Sul

O verão inicia-se entre 20 e 21 de dezembro e termina entre 20 e 21 de março.

Solstício de verão

Você já ouviu falar em solstício e equinócio? Ambos são fenômenos astronômicos que marcam o início das estações do ano. O equinócio está relacionado com o começo da primavera e do outono e acontece quando o Sol atinge a Linha do Equador, iluminando igualmente os dois hemisférios. Já o solstício está relacionado com o começo do inverno e do verão.

O solstício de verão marca o exato momento em que o Sol atinge a sua maior declinação em latitude (com relação à Linha do Equador), fazendo com que um dos hemisférios esteja mais iluminado. Assim, o hemisfério que estiver recebendo mais raios solares será aquele em que o verão terá início, já o hemisfério que estiver recebendo menos raios vivenciará o inverno.

A diferença de inclinação é demarcada pelos trópicos, que são linhas imaginárias traçadas cartograficamente na Terra para separar as regiões do planeta. Se os raios solares estiverem incidindo no Trópico de Capricórnio, será verão no Hemisfério Sul. Se os raios solares estiverem incidindo com mais intensidade no Trópico de Câncer, o verão se iniciará no Hemisfério Norte.

O solstício de verão ocorre quando um hemisfério está recebendo maior incidência solar.
O solstício de verão ocorre quando um hemisfério está recebendo maior incidência solar.

Para entender mais detalhadamente a ocorrência desses fenômenos, recomendamos a leitura deste artigo: Como ocorrem os solstícios e equinócios?

Horário de verão

No início do horário de verão, o relógio é adiantado em uma hora e, no fim, o relógio é atrasado em uma hora.
No início do horário de verão, o relógio é adiantado em uma hora e, no fim, o relógio é atrasado em uma hora.

Utilizado em diversos países, o horário de verão é um mecanismo utilizado para o melhor aproveitamento da luz solar a fim de reduzir o consumo de energia elétrica. Essa prática é chamada de “horário de verão” porque normalmente é aplicada durante a estação verão. No horário de verão, os relógios são adiantados em um hora. Ao fim, os relógios são atrasados em uma hora, voltando ao horário normal.

É válido ressaltar que essa questão da mudança de horário é tema de calorosos debates em virtude de sua eficácia e também dos possíveis males causados à saúde. Muitos profissionais da saúde acreditam que alterar a hora provoca mudanças negativas no organismo.

No Brasil, o horário de verão foi adotado, em 1931, pelo então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, mas apenas alguns estados adotaram a mudança de horário. Em 2019, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, assinou um decreto que extinguiu o horário de verão no país. Para saber a respeito desse horário, leia: Horário de Verão.

Horário de verão no Hemisfério Norte e Hemisfério Sul

Hemisfério Norte

Hemisfério Sul

Inícia-se em março ou abril e termina em outubro ou novembro.

Inicia-se em outubro e novembro e termina em fevereiro e março.

Curiosidades sobre o verão

  • No verão, os dias são mais longos e as noites são mais curtas, visto que há um maior período de iluminação solar.

  • O verão é considerado uma estação que provoca felicidade nas pessoas. Isso é explicado pela exposição maior ao sol, que provoca a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pelo nosso humor. Essa afirmação foi apresentada por meio de pesquisa quando a New Scientist|1| (revista científica que apresenta semanalmente as novidades de diversas áreas da ciência), em 2003, publicou que o Sol é motivo de felicidade.

É importante manter a hidratação durante os dias mais quentes.
É importante manter a hidratação durante os dias mais quentes.
  • Algumas problemas de saúde são mais comuns na estação verão, como queimaduras, alergias e micoses. A desidratação também é uma grande preocupação, visto que, nesse período, o orgasnimo perde mais água do que ganha. Outro grande problema no verão é a ocorrência de dengue. O número de casos aumenta consideravelmente durante o verão em razão do aumento da ocorrência de chuvas, o que favorece a proliferação do mosquito.

Notas

|1| New Scientist. Para acessar, clique aqui.

  

Por Rafaela Sousa

Você pode se interessar também

Ciências

Inverno

Datas Comemorativas

Dia da Aviação

Ciências

Estações do Ano

Ciências

Primavera

Últimos artigos

1º de abril – Dia da Mentira

O Dia da Mentira é celebrado aqui no Brasil em 1º de abril. Acredita-se que essa data tenha surgido por meio de uma mudança de datas que aconteceu na França do século XVI.

Combate ao coronavírus: vírus

Combate ao coronavírus: sintomas

Combate ao coronavírus: prevenção