Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Horário de Verão

Para que serve o horário de verão? Por qual motivo ele foi criado? Leia e entenda!

Horário de verão: por que temos que adiantar nossos relógios? Horário de verão: por que temos que adiantar nossos relógios?

Todo ano é a mesma coisa. Sempre que o calendário aponta para a proximidade do final do ano, temos que, a partir de uma data específica, adiantar nossos relógios em uma hora. Esse é o nosso horário de verão.

Mas para que serve o horário de verão? Quando ele foi criado?

O horário de verão foi inventado há muito tempo, no ano de 1784, por Benjamin Franklin, que, na época, teve essa ideia de alterar o horário para economizar as velas que eram utilizadas para iluminar as casas e as ruas. Mas foi na I Guerra Mundial (1914-1918) que esse horário foi adotado mais definitivamente, tanto pela Alemanha quanto pela Inglaterra, difundindo-se depois por toda a Europa e em outros inúmeros países.

A ideia é simples: ao adiantarmos os relógios, os dias demoram mais para anoitecer, fazendo com que gastemos menos energia elétrica com as lâmpadas, ou seja, aproveitamos mais a luz do sol para as nossas atividades. No caso do Brasil, adiantamos o relógio em uma hora, mas existem países que adiantam em duas horas e outros que diminuem o horário, tudo a depender do que for mais conveniente para o país.

E por que o horário de verão é adotado só em certo período do ano?

Para responder a essa pergunta, precisamos primeiramente compreender o significado de uma palavra um pouco “estranha”: o solstício.

A Terra, durante o seu movimento de translação (ao redor do Sol), recebe diferentes índices de iluminação ao longo do ano, em razão de o seu eixo estar inclinado. Assim, em algumas épocas do ano, o hemisfério sul da Terra apresenta noites mais longas e dias mais curtos, são os solstícios de inverno. Da mesma forma, em outras épocas, os dias ficam mais longos e as noites mais curtas, com uma maior exposição do nosso hemisfério em relação ao sol, são os solstícios de verão, que se apresentam de forma mais definida mais ou menos a partir do dia 21 de dezembro, quando inicia a estação do verão.

Observe o esquema a seguir:


Esquema do solstício de verão no hemisfério sul

Por esse motivo, por volta do mês de novembro, quando o solstício de verão já começa a ficar mais evidente, os relógios são adiantados em uma hora para aproveitarmos ainda mais esse “tempo extra” de luz solar, economizando energia ao final do dia, quando o consumo geralmente é maior.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Como abreviar as horas?

Geografia

Fusos horários

Geografia

Fusos horários no Brasil

Geografia

Movimentos da Terra

Últimos artigos

Crise de 1929

A Crise de 1929 foi a maior crise econômica da história dos Estados Unidos e do capitalismo. Foi iniciada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

Retângulo

O retângulo possui quatro lados e todos os ângulos internos medindo 90°. Essa forma geométrica está muito presente no cotidiano, como na face de caixas e nas paredes.

Paralelepípedo

O paralelepípedo é um sólido geométrico que possui todas as faces com paralelogramos. Essa forma pode ser percebida nos prédios e em caixas de sapatos.

Hiena

Hiena é um animal encontrado na África e na Ásia, bastante conhecido por seu hábito de se alimentar de carniça. Existem atualmente três espécies diferentes de hienas.