Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Como abreviar as horas?

Saber abreviar as horas deve fazer parte do conhecimento de todo usuário, pois representa um procedimento relacionado ao padrão formal da linguagem.

A abreviatura das horas deve fazer parte do nosso conhecimento, pois somos usuários da língua A abreviatura das horas deve fazer parte do nosso conhecimento, pois somos usuários da língua

Você sabe como abreviar as horas? Falando nesse assunto, que tal recordarmos um texto que fala um pouco mais sobre as abreviaturas de um modo geral? Então, é só acessá-lo: Aprendendo um pouco mais sobre as abreviaturas.

Porém, por se tratar de algo “resumido”, será que podemos grafar as palavras de qualquer modo? Ou existe uma forma específica? Ao reler o texto sugerido, você perceberá que não é tão simples assim, pois até para as abreviaturas existem regras das quais temos que ter conhecimento, de modo a aplicá-las corretamente. E é exatamente por esse motivo que conheceremos a partir de agora como se dá a abreviatura de horas. Disposto (a) para mais uma imbatível missão? Vamos lá!!!


A abreviatura de horas está relacionada a regras específicas 

* Quando fazemos referência à representação de horas (h), sempre devemos usar letra minúscula, assim como nos mostra o exemplo a seguir:

Chegamos às 14 h. Às 14H está incorreto.

* Como você deve ter percebido, a letra “h” aparece sozinha. Dessa forma nada de deixá-la acompanhada da letra “s”, combinado? Veja:

Iremos ao cinema às 17h, e não às 17hs.

* Quando desejamos fazer referência à duração, as horas deverão ser grafadas por extenso. Vamos ver?

Ficamos no parque durante duas horas, por isso aproveitamos bastante.

* Para indicar horas exatas não é necessário o emprego dos dois zeros (00). Sendo assim, como já vimos, devemos proceder assim:

A aula começou às 7h, e não às 7:00h.

* No sentido de indicar horas não exatas, ou seja, indicando os minutos, o correto é:

O filme começou às 17h30min, ou simplesmente:
O filme começou às 17h30.

* Outro fator muito importante, e que devemos saber, é que a representação de horas também está relacionada ao uso da crase. Vamos ver um exemplo?

A aula de natação será das 9h às 10h.

Analisando a ideia expressa na oração, chegamos à conclusão de que a aula de natação começará às 9h e terminará às 10h. Sendo assim, o uso da crase é indispensável.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Abreviaturas

Português

Aprendendo a escrever corretamente

Geografia

Fusos horários

Geografia

Fusos horários no Brasil

Últimos artigos

Cerebelo

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais.

Tríplice Aliança

Tríplice Aliança foi um acordo militar assinado, em maio de 1882, por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, que procuravam se proteger de França e Rússia principalmente.

Raposa

Raposa é um nome popular usado para se referir a alguns representantes da família Canidae, a mesma família dos cães e lobos. São animais onívoros e geralmente solitários.

Aranha-armadeira

Aranha-armadeira pode ser encontrada em todo território brasileiro. Recebe essa denominação devido à posição que assume quando se sente ameaçada.