Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Tipos de chuva

Saiba mais sobre os tipos de chuva, que se diferenciam de acordo com a dinâmica das massas de ar. Entenda aqui como ocorre a precipitação, as características dos tipos de chuva existentes (frontais, convectivas e orográficas), o que é chuva ácida e um resumo completo do assunto para você fixar as informações!

Ilustração de uma cidade chuvosa com duas pessoas usando guarda-chuva. As chuvas podem ser frontais, convectivas e orográficas.

Chuva é um tipo de precipitação que ocorre na forma líquida e em temperaturas superiores a 0ºC. As chuvas podem ser caracterizadas a partir de critérios como intensidade, acidez ou origem (esta é a forma mais comum de classificação). De acordo com a origem, as chuvas podem ser orográficas, frontais e convectivas.

Resumo sobre os tipos de chuva

As chuvas, que representam um tipo de precipitação na forma líquida, classificam-se com base em alguns critérios, sendo o mais comum deles a sua origem. De acordo com a origem, as chuvas podem ser frontais (ocorrem quando uma massa de ar quente e úmido encontra-se com uma massa de ar frio e seco), orográficas ou de relevo (ocorrem quando uma nuvem encontra um obstáculo natural, como as montanhas) e convectivas (ocorrem pela diferença de temperatura nas camadas mais próximas da superfície). Existe também a chuva ácida, um fenômeno proveniente das ações humanas, que alteram o pH da água, causando esse problema ambiental.

Quais são os quatro tipos de chuva?

1. Chuva frontal

As chuvas frontais ocorrem quando uma massa de ar quente e úmido encontra-se com uma massa de ar frio e seco. A massa de ar frio, por ser mais densa, eleva a massa de ar quente a pontos mais altos da atmosfera, ocorrendo então o processo de condensação (passa do estado gasoso para o estado líquido), que resulta em precipitação na forma líquida (chuva). Esse tipo de chuva é caracterizado por ser contínuo e ter baixa intensidade.

A chuva frontal caracteriza-se pelo encontro de duas massas de ar.

2. Chuva orográfica ou chuva de relevo

Também conhecida como chuva de relevo, acontece quando as nuvens encontram obstáculos, como serras e montanhas. Uma massa de ar úmido vinda do oceano, ao encontrar uma elevação de terra, é forçada a subir grandes altitudes. Ao elevar-se, a nuvem resfria-se e ocorre o processo de condensação seguido de precipitação. As chuvas orográficas geralmente possuem maior duração e baixa intensidade.

Chuva orográfica ocorre quando uma nuvem encontra um obstáculo, como as montanhas.

3. Chuvas convectivas ou chuvas de verão

As chuvas convectivas são frequentes em regiões de clima tropical, ou seja, são típicas de regiões com altas temperaturas. Conhecidas também como chuvas de verão, ocorrem em razão da diferença de temperatura nas camadas próximas à atmosfera terrestre. É uma chuva de abrangência local (áreas pequenas) e ocorre quando há a movimentação do ar, isto é, o ar frio desce, por ser mais denso, e o ar quente eleva-se, por ser mais leve. Ao subir, o ar quente carrega toda a umidade, inicia-se o processo de condensação e, depois, ocorre a precipitação. São geralmente chuvas de pouca duração, contudo possuem alta intensidade.

As chuvas convectivas também são conhecidas como chuvas de verão.

Leia também: Características do clima tropical

Chuva ácida

Toda chuva apresenta um certo de grau de acidez. O pH normal da chuva (pH é uma escala que indica a acidez ou a basicidade de uma solução) geralmente está em torno de 5,6. Quando ele está abaixo de 4,5, há uma acidez anormal, configurando a chuva ácida. Nesse tipo de chuva, é possível encontrar ácido sulfúrico e ácido nítrico.

A chuva ácida é considerada um problema atmosférico e ocorre por causa das ações humanas. A queima de combustíveis fósseis, por exemplo, lança na atmosfera óxidos de enxofre e nitrogênio, que acabam reagindo com o vapor d'água e originando esse problema.

As principais consequências da chuva ácida são danos às plantações, contaminação de lençóis freáticos e ameaças à saúde dos seres vivos, desencadeando problemas respiratórios. O termo chuva ácida ficou conhecido por intermédio do químico e climatologista Robert Angus Smith, que descreveu uma chuva ácida que atingiu a cidade de Manchester, na Inglaterra.

Como ocorre a precipitação?

Para que haja chuva, é necessário que a água condense-se, isto é, passe do estado gasoso para o estado líquido. As nuvens são constituídas por vapor d'água ou cristais de gelo. Quando uma nuvem constituída por vapor d'água entra em contato com baixas temperaturas (mas acima de 0ºC), há o aumento da condensação (água retorna ao seu estado líquido), o que causa a precipitação das nuvens na forma líquida em direção à superfície.

Por Rafaela Sousa

Você pode se interessar também

Geografia

Agentes de transformação do Relevo

Geografia

Chuva

Geografia

Chuva ácida

Geografia

Clima tropical

Últimos artigos

Aspas

As aspas são sinais gráficos usados para destacar palavras ou expressões. São muito comuns para marcar a mudança da fala ou para indicar expressões que precisam de destaque.

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.