Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Movimento de translação

A translação é o movimento que o planeta Terra realiza em torno do Sol. Sua consequência é a sucessão das estações do ano, cujo início é marcado pelos solstícios e equinócios.

Ilustração representativa do movimento de translação. O movimento de translação é realizado pela Terra em torno do Sol.

O movimento de translação é um dos movimentos realizados pela Terra e consiste na volta que o planeta dá em torno do Sol. A translação da Terra é desempenhada por meio de uma órbita elíptica que faz com que haja momentos em que o planeta esteja mais próximo do Sol (periélio) e outros em que ele esteja o mais afastado possível (afélio), o que interfere na sua velocidade.

O tempo que o movimento de translação leva para ser completado é de 365 dias aproximadamente, o que corresponde a um ano terrestre. Como consequência desse movimento, em conjunto com a inclinação do eixo da Terra, tem-se os solstícios e os equinócios e as quatro estações do ano.

Leia também: Quais são os movimentos realizados pelo planeta Terra?

Resumo sobre o movimento de translação

  • Movimento de translação é a volta que o planeta Terra dá em torno do Sol.
  • Apresenta formato elíptico, o que faz com a Terra se afaste e se aproxime do Sol em momentos distintos de sua trajetória.
    • No afélio a Terra está mais afastada do Sol, e se move em uma velocidade menor.
    • No periélio a Terra está mais próxima do Sol, e se move em uma velocidade maior.
  • A velocidade média do movimento de translação é de 107 mil km/h.
  • O período de translação dura 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. Por isso, um ano terrestre tem 365 dias.
  • O tempo “restante” é somado e dá origem aos anos bissextos (366 dias) a cada quatro anos.
  • Os solstícios e os equinócios e as quatro estações do ano (outono, inverno, verão, primavera) são consequências do movimento de translação.
  • A rotação é um movimento que acontece em conjunto com a translação, caracterizado pela volta que a Terra dá em torno de seu próprio eixo em aproximadamente 24 horas.
  • Além da translação e da rotação, existem outros 12 movimentos do planeta Terra. Destacamos, aqui, a precessão dos equinócios, a nutação e o deslocamento do periélio.

O que é o movimento de translação?

O movimento de translação é um dos movimentos realizados pela Terra, e consiste na volta que o nosso planeta dá em torno do Sol. Esse movimento é a própria órbita realizada pelo planeta Terra em torno da sua estrela, e acontece com os demais planetas do Sistema Solar. No entanto, o movimento de translação da Terra difere daquele registrado em outros corpos celestes no tempo e na sua velocidade de execução.

Movimento de translação. (Créditos: Paulo José Soares Braga | Escola Kids)

A translação do planeta Terra não é um movimento que desempenha um trajeto circular. O formato dele é denominado elíptico, motivo pelo qual se diz que a Terra realiza uma órbita elíptica em torno do Sol. Por causa disso, existem momentos em que o nosso planeta se encontra mais afastado do Sol, e momentos em que ele se encontra menos afastado do Sol.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vejamos mais detalhes a esse respeito:

Por ter órbita elíptica, existem momentos em que a Terra está mais distante ou mais próxima do Sol.
  • Afélio: o maior afastamento da Terra com relação ao Sol. Nesse momento, a distância entre os astros é de aproximadamente 152.000.000 quilômetros. A velocidade da Terra durante o afélio diminui, e o planeta gira a 29,29 km/s, o que é equivalente a uma velocidade de 105,44 mil km/h.
  • Periélio: a maior aproximação da Terra com relação ao Sol. A distância entre os astros durante esse momento da órbita terrestre é de aproximadamente 147.000.000 quilômetros. A velocidade da Terra durante o periélio aumenta, e chega a 30,29 km/s, ou 109,04 km/h.

Considerando o afastamento e a aproximação da órbita terrestre com relação ao Sol e a sua variação de velocidades, temos que a velocidade média do movimento de translação do planeta Terra é de 29,78 km/s, ou 107.000.000 km/h.

Quanto tempo dura o movimento de translação?

O movimento de translação dura 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos (ou 365,25 dias). Determinou-se, por isso, que um ano terrestre tem o tempo de 365 dias. O período restante é somado e, quando completa 24 horas, é incorporado em um ano. Surgiu, com isso, o ano bissexto, período com 366 dias que se repete a cada quatro anos.

Consequências do movimento de translação

Além da passagem de um ano terrestre, a principal consequência do movimento de translação é a ocorrência das quatro estações do ano. A sucessão das estações é determinada pela iluminação diferencial da superfície terrestre que é proporcionada pela combinação entre a sua órbita e o ângulo de inclinação do planeta em 23,5º com relação ao plano da elíptica.

A sucessão das quatro estações do ano é a principal consequência da translação.

Devido à inclinação do planeta Terra e do seu movimento contínuo em torno do Sol, em dois períodos diferentes do ano, um dos hemisférios é mais iluminado do que o outro.

O momento que marca esse fenômeno é denominado solstício (de verão ou de inverno). A posição intermediária entre um solstício e outro é caracterizada pela iluminação equivalente tanto no Hemisfério Norte quanto no Hemisfério Sul, quando os raios solares incidem perpendicularmente à Linha do Equador. O momento em que acontece recebe o nome de equinócio (de primavera ou de outono). Solstícios e equinócios indicam o início de uma estação do ano.

Por causa disso, também, as estações do ano não ocorrem ao mesmo tempo em ambos os hemisférios. Se é verão no Norte, por exemplo, é inverno no Sul. Veja, na tabela a seguir, a data em que as estações do ano se iniciam em cada hemisfério:

Início das estações do ano em cada hemisfério

Estação

Hemisfério Norte

Hemisfério Sul

Outono

22 ou 23 de setembro

20 de março

Inverno

20 ou 21 de dezembro

21 de junho

Verão

21 de junho

20 ou 21 de dezembro

Primavera

20 de março

22 ou 23 de setembro

Movimento de translação e movimento de rotação

O planeta Terra realiza uma série de movimentos que acontecem ao mesmo tempo, sendo a translação e a rotação os dois principais deles. Apesar de serem simultâneos, eles são movimentos diferentes e que produzem consequências distintas. Entenda a diferença entre a translação e a rotação:

  • Movimento de translação: é realizado pela Terra em torno do Sol, e tem a duração aproximada de 365 dias, período que corresponde, portanto, a um ano terrestre. Resulta nas estações do ano e na ocorrência dos solstícios e equinócios.
  • Movimento de rotação: é realizado pela Terra em torno de seu próprio eixo, e tem a duração aproximada de 24 horas. É o período de um dia sideral. Resulta na sucessão dos dias e das noites e também influencia na determinação das horas.

Acesse também: Movimento de rotação — mais detalhes sobre esse importante movimento do planeta Terra

Movimentos da Terra

A translação e a rotação não são os únicos movimentos realizados pela Terra. Além deles, existem outros 12 movimentos que são feitos pelo planeta. Eles não produzem efeitos pronunciados, como a passagem dos dias e as estações do ano, e por isso não são percebidos pelos seres humanos. Entre os movimentos realizados pelo planeta Terra, podemos destacar três:

  • Precessão: também conhecido como precessão dos equinócios, é a volta dada pelo eixo da Terra no sentido horário que provoca a sua inclinação. É um movimento bastante lento, e que demora 25.780 anos.
  • Nutação: movimento de alteração do eixo de rotação da Terra influenciado pela gravidade lunar. Acontece em intervalos de 18,6 anos.
  • Deslocamento do periélio: movimento que ocasiona a mudança na órbita do planeta Terra em torno do Sol, completando-se a cada 20 mil anos.

Movimento de rotação da Lua

A rotação da Lua é o movimento que a Lua faz em torno de seu próprio eixo, e acontece em um período de 27 dias. Esse é quase o tempo que ela demora para completar uma volta em torno da Terra: 27,3 dias. Por causa disso, ocorre o fenômeno denominado de rotação síncrona, e temos a impressão de que a Lua não se moveu quando a observamos a partir da superfície.

Exercícios resolvidos sobre movimento de translação

Questão 1

(Uefs) O eixo de inclinação e o movimento de translação do planeta Terra são responsáveis

A) pela determinação de um meridiano central.

B) pelo cálculo dos fusos horários.

C) pela duração de um dia.

D) pelo movimento de convecção do manto.

E) pelas diferentes estações do ano.

Resolução:

Alternativa E.

A volta que o planeta Terra dá em torno do Sol e a sua inclinação resultam em diferentes fases de iluminação da superfície, o que resulta nas estações do ano.

Questão 2

(Udesc) Sobre o movimento de translação da Terra, pode-se afirmar que:

I. é o movimento responsável pelas estações do ano;

II. é o movimento que a Terra faz ao redor do Sol;

III. as datas que marcam o início das estações do ano são chamadas de solstícios (verão e inverno) e equinócios (primavera e outono);

IV. sua rota é elíptica;

V. periélio é a denominação dada à menor distância entre a Terra e o Sol;

VI. afélio é o ponto máximo de afastamento entre a Terra e o Sol.

Assinale a alternativa correta.

A) Somente as afirmativas I, II, III são verdadeiras.

B) Somente as afirmativas II, III e VI são verdadeiras.

C) Somente as afirmativas IV, V e VI são verdadeiras.

D) Somente as afirmativas I, II, III, V e VI são verdadeiras.

E) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Resolução:

Alternativa E.

Todas as afirmações descrevem corretamente características e consequências do movimento de translação do planeta Terra.

Fontes

IBGE. Atlas Geográfico Escolar. Rio de Janeiro: IBGE, [2024]. Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/.

LUCCI, Elian Alabi. Território e sociedade no mundo globalizado: ensino médio, 1. São Paulo, SP: Saraiva, 2016, 3 ed.

NASA. Earth Fact Sheet. Disponível em: https://nssdc.gsfc.nasa.gov/planetary/factsheet/earthfact.html.

TILLMAN, Nola Taylor. Does the moon rotate? Space, 17 jan. 2021. Disponível em: https://www.space.com/24871-does-the-moon-rotate.html.

Por Paloma Guitarrara

Você pode se interessar também

Matemática

Ano bissexto

Ciências

Estações do Ano

Geografia

Movimento de rotação

Geografia

Movimentos da Terra