Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Região Sul

Clique aqui e conheça as características da região Sul do Brasil!

Região Sul do Brasil Região Sul do Brasil

Formada pelos estados do Paraná (Curitiba), Santa Catarina (Florianópolis) e Rio Grande do Sul (Porto Alegre), a Região Sul ocupa uma área de 576.409,6 quilômetros quadrados, sendo a menor do Brasil em extensão territorial.

De acordo com dados divulgados em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa Região possui 27.384.815 habitantes, distribuídos da seguinte forma: Paraná (10.439.601), Santa Catarina (6.249.682) e Rio Grande do Sul (10.695.532).

Uma das principais características da população sulista é a forte influência dos europeus. A Região recebeu vários migrantes da Alemanha, Itália, Polônia, entre outros. Com isso, os estados do Sul apresentam várias manifestações culturais de origem europeia.


Oktoberfest – festa de origem alemã

Com exceção do extremo norte do Paraná, o território da Região Sul pertence à Zona Climática Temperada do Sul, situada entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Ártico. Com isso, o clima predominante é o temperado, registrando baixas temperaturas durante o inverno.

A vegetação é bastante diversificada, com áreas de floresta tropical, mangues litorâneos, mata de araucárias, campos (pampas). Os principais rios são o Pelotas, Uruguai, Jacuí, do Peixe, Iguaçu, Paraná, Paranapanema, etc.


A economia da Região Sul é dinâmica e apresenta força nos três setores: serviço, agropecuária e indústria. A agropecuária se destaca pelos rebanhos bovino e suíno, além dos cultivos de soja, arroz, feijão, milho, trigo e tabaco. O setor industrial baseia-se nos segmentos alimentício, informática, têxtil, metalúrgico, automobilístico, entre outros.

O Sul apresenta os melhores indicadores socioeconômicos do país. Entre os bons resultados estão as baixas taxas de mortalidade infantil e de analfabetismo; elevada expectativa de vida (75 anos) e elevada renda per capita.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Escola Kids

Por Amanda Gonçalves Ribeiro

Você pode se interessar também

Geografia

Bioma Pampa

Geografia

Mapa do Brasil

Geografia

Mata de Araucária

Geografia

O que é regionalizar?

Últimos artigos

Brincadeiras juninas

As brincadeiras juninas são uma das partes mais divertidas da Festa Junina. A seguir, você verá dicas de 15 dessas brincadeiras!

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.