Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Tipos de solos no Brasil

Conheça os principais tipos de solos no Brasil, suas características e suas origens.

O Brasil possui vários tipos diferentes de solo O Brasil possui vários tipos diferentes de solo

Os solos formam-se a partir da decomposição das rochas ao longo do tempo, ou seja, após um período de milhares ou até milhões de anos, as rochas vão se desgastando e se transformando em pequenos fragmentos que, juntos, irão compor o solo. Esse processo é feito pela ação da água, dos ventos e dos seres vivos.

Dessa forma, conforme variam as rochas que deram origem aos solos, bem como a maneira que o processo aconteceu, surgem diferentes tipos de solo. Por isso, é importante entendê-los, pois suas características dirão como eles são, se são férteis ou não, se são profundos ou rasos, entre outros fatores.

O Brasil é conhecido por ser um ambiente extremamente fértil, sendo que boa parte dessa fertilidade deve-se à composição de sua superfície. Assim, os tipos de solos no Brasil variam de região para região, mas se dividem em quatro principais formas: os aluviais, a terra roxa, o massapê e o salmourão. Vale lembrar que esses são apenas os tipos PRINCIPAIS, existindo uma gama de outros tipos de solos no Brasil.

Terra Roxa: tipo de solo que surgiu a partir de rochas de origem vulcânica, os basaltos. Apesar de ser chamado por esse nome, esses solos possuem uma aparência mais avermelhada. Encontram-se nos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e São Paulo, o que significa que, em um passado distante, parte dessas áreas abrigou vulcões, que não existem mais.

Aluviais: São solos que se formam a partir de sedimentos (fragmentos de rochas) advindos de outros lugares e transportados pela ação das águas e dos ventos. Encontram-se em diversas áreas do território brasileiro, em regiões de várzeas e proximidades de rios e cursos d'água. Apesar de não serem tão férteis, possuem um alto potencial agrícola.

Massapê: É um solo mais escuro, quase preto, argiloso e muito fértil localizado ao longo do litoral nordestino. Ele forma-se a partir da decomposição do calcário, da gnaisse e outras rochas, sendo que, nos meses chuvosos, ele fica úmido e pegajoso; já nos tempos de estiagem, fica mais rígido.

Salmourão: É um solo proveniente da decomposição, principalmente, do granito. Encontra-se distribuído em áreas do Centro-Oeste, do Sudeste e do Sul do Brasil. É bastante arenoso e menos fértil que os demais, além de apresentar certo nível de acidez. No entanto, com as técnicas corretas, também pode ser utilizado na agricultura.

Solo de Terra Roxa, importante para a agricultura *
Solo de Terra Roxa, importante para a agricultura *

_______________________

* Créditos da imagem: Leandro Kibisz / Wikimedia Commons


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Aquífero Guarani

Ciências

Climas do Brasil

Geografia

Desertificação

Geografia

Lençol freático

Últimos artigos

Brincadeiras juninas

As brincadeiras juninas são uma das partes mais divertidas da Festa Junina. A seguir, você verá dicas de 15 dessas brincadeiras!

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.