Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Desertificação

Descubra o que significa a desertificação e quais são suas causas e efeitos.

Desertificação é o processo de transformação e empobrecimento dos solos, fazendo com que eles fiquem semelhantes ou iguais ao ambiente de um deserto. Esse processo é resultado da ação humana sobre a natureza.

Esse fenômeno ocorre apenas em regiões que possuem climas muito secos: as regiões de clima árido, semiárido e subúmido seco.

As principais causas da desertificação são o desmatamento, o uso intensivo (sem pausas) do solo, queimadas e práticas inadequadas da agricultura (como o uso de agrotóxicos nas plantações).

O desmatamento acontece para a prática da agricultura, para a pecuária ou para uso da madeira como lenha na fabricação de produtos comerciais. Com isso, o solo fica sem proteção e sofre com o aquecimento provocado pelo sol e com os processos que formam as erosões. Esses fatores contribuem para a desertificação.

Essa área está passando pelo processo de desertificação
Essa área está passando pelo processo de desertificação

Os efeitos da desertificação são muito graves e variados, além de afetarem o meio ambiente, a economia e a sociedade em geral.

Os prejuízos ambientais causados pela desertificação são as erosões, que se tornam cada vez maiores e mais frequentes, a pobreza dos solos, que se tornam inférteis, a diminuição ou o desaparecimento das vegetações e dos animais, entre outros.

Os prejuízos sociais da desertificação acontecem quando esse fenômeno atinge locais de moradias de pessoas ou áreas que seriam utilizadas para plantar e produzir alimentos para a população.

Os prejuízos econômicos se devem à desvalorização das terras desertificadas, à improdutividade agrícola dos solos e à perda de espaço para as práticas econômicas, que terão de ser desenvolvidas em outros locais, causando mais desmatamento e mais prejuízos ambientais.

O desmatamento é uma das principais causas da desertificação
O desmatamento é uma das principais causas da desertificação


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Desertificação: O que antes era verde, passou a ser deserto Desertificação: O que antes era verde, passou a ser deserto
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Tipos de solos no Brasil

Geografia

Modificações do Solo

Geografia

Fronteira Agrícola

Geografia

Poluição do Solo

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.