Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Desertificação

Descubra o que significa a desertificação e quais são suas causas e efeitos.

por Escola Kids
Desertificação: O que antes era verde, passou a ser deserto Desertificação: O que antes era verde, passou a ser deserto

Desertificação é o processo de transformação e empobrecimento dos solos, fazendo com que eles fiquem semelhantes ou iguais ao ambiente de um deserto. Esse processo é resultado da ação humana sobre a natureza.

Esse fenômeno ocorre apenas em regiões que possuem climas muito secos: as regiões de clima árido, semiárido e subúmido seco.

As principais causas da desertificação são o desmatamento, o uso intensivo (sem pausas) do solo, queimadas e práticas inadequadas da agricultura (como o uso de agrotóxicos nas plantações).

O desmatamento acontece para a prática da agricultura, para a pecuária ou para uso da madeira como lenha na fabricação de produtos comerciais. Com isso, o solo fica sem proteção e sofre com o aquecimento provocado pelo sol e com os processos que formam as erosões. Esses fatores contribuem para a desertificação.

Essa área está passando pelo processo de desertificação
Essa área está passando pelo processo de desertificação

Os efeitos da desertificação são muito graves e variados, além de afetarem o meio ambiente, a economia e a sociedade em geral.

Os prejuízos ambientais causados pela desertificação são as erosões, que se tornam cada vez maiores e mais frequentes, a pobreza dos solos, que se tornam inférteis, a diminuição ou o desaparecimento das vegetações e dos animais, entre outros.

Os prejuízos sociais da desertificação acontecem quando esse fenômeno atinge locais de moradias de pessoas ou áreas que seriam utilizadas para plantar e produzir alimentos para a população.

Os prejuízos econômicos se devem à desvalorização das terras desertificadas, à improdutividade agrícola dos solos e à perda de espaço para as práticas econômicas, que terão de ser desenvolvidas em outros locais, causando mais desmatamento e mais prejuízos ambientais.

O desmatamento é uma das principais causas da desertificação
O desmatamento é uma das principais causas da desertificação


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Você pode se interessar também

Geografia

Desmatamento no Brasil

Geografia

Desertos

Geografia

Modificações do Solo

Geografia

Poluição do Solo

Não encontrou o
conteúdo ou matéria
que queria?

Mande seu questionamento, dúvidas ou sugestões para a equipe do Escola Kids que está pronta pra te ajudar.

Saiba mais

Últimos artigos

Acentuação gráfica

As regras de acentuação gráfica são fundamentais não apenas para a escrita correta das palavras, mas também para sua pronúncia.

Diferenças entre mitose e meiose

As diferenças entre mitose e meiose são muitas, mas podemos destacar o número de células-filhas e a quantidade de material genético nas células.

Tragédia em Brumadinho

A tragédia em Brumadinho ocorreu em decorrência do rompimento de uma barragem de rejeitos de mineração pertencente à Vale. Casas foram destruídas e muitas pessoas morreram.

Francisco Franco

Francisco Franco foi um general espanhol que liderou um golpe contra o governo republicano da Espanha. Implantou uma ditadura que se estendeu por quase quatro décadas.