Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Região Centro-Oeste

Aspectos geográficos da segunda maior região do Brasil.

Estados que integram a Região Centro-Oeste Estados que integram a Região Centro-Oeste

A Região Centro-Oeste ocupa uma área de 1.606.371,5 quilômetros quadrados, sendo a segunda maior do Brasil. Os estados que compõem essa região e suas respectivas capitais são: Goiás (Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá) e Mato Grosso do Sul (Campo Grande), além do Distrito Federal (Brasília – que é capital do Brasil).

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Centro-Oeste possui 14.050.340 habitantes. Esse contingente populacional é o menor entre todas as regiões do país.


Cerrado: bioma predominante no Centro-Oeste

Com relação aos aspectos naturais, o Centro-Oeste brasileiro apresenta clima tropical semiúmido e úmido, com duas estações bem definidas – uma chuvosa e uma seca. O bioma predominante é o cerrado, mas também há o pantanal e áreas de florestas. Os rios mais importantes são o Araguaia, Paranaíba, Paraguai, Xingu, do Peixe, Paraná, Verde, etc.

Essa região possui belas paisagens, como cachoeiras, rios, grutas, serras, chapadas e uma grande diversidade de animais espalhados pelos biomas. Outro atrativo são as águas quentes de Caldas Novas e de Rio Quente, que formam a maior estância hidrotermal do mundo.


Cachoeira Véu de Noiva – Chapada dos Guimarães – Mato Grosso

Essas belezas naturais atraem vários turistas, fato que contribui para a economia regional. Os principais destinos são a Chapada dos Veadeiros (GO), Caldas Novas (GO), Chapada dos Guimarães (MT), Pantanal (MT e MS) Bonito (MS), entre outros. Outro ponto turístico de grande importância é Brasília, capital nacional e local de moradia do Presidente da República.

No entanto, a principal atividade econômica da região é a agropecuária, com destaque para a criação de gado e os cultivos de soja, arroz, milho, sorgo, cana-de-açúcar, algodão, etc. O setor industrial baseia-se na produção de alimentos, bebidas, remédios, roupas, entre outros.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Escola Kids

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Mapa do Brasil

Geografia

O que é regionalizar?

Ciências

Pequi

Geografia

Região Nordeste

Últimos artigos

Nomadismo

O nomadismo é um estilo de vida em que os seres humanos não possuem residência em um local fixo, mudando-se de tempos em tempos de acordo com sua necessidade.

Brincadeiras juninas

As brincadeiras juninas são uma das partes mais divertidas da Festa Junina. A seguir, você verá dicas de 15 dessas brincadeiras!

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.