Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Bioma Pantanal

As características de um dos biomas mais ricos e diversificados do planeta: o Pantanal.

Vista do bioma do Pantanal, um dos mais ricos em biodiversidade. Vista do bioma do Pantanal, um dos mais ricos em biodiversidade.

O Pantanal é um bioma que abrange quase 2% do território brasileiro, com uma área total de cerca de 250 mil km². É conhecido por ser a maior área inundável do planeta e ocupa parte dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de parte dos territórios da Bolívia e do Paraguai.

Por reunir espécies encontradas em todas as outras regiões e também por apresentar diferentes paisagens, que ora se assemelham à Amazônia, ora se assemelham à Caatinga ou ao Cerrado, essa região também é conhecida como Complexo do Pantanal.

As águas da planície do Pantanal seguem diretamente para o rio Paraguai, que possui uma bacia hidrográfica com altitudes pouco elevadas, não ultrapassando os 100 metros de altura em nenhum de seus pontos.

Os rios que abastecem o Pantanal, por outro lado, são provenientes de regiões bem altas e, por isso, as águas acumulam-se facilmente, transformando o Pantanal em uma grande planície de inundação, principalmente no período chuvoso.


Planície de inundação no Pantanal

A sua flora é composta por mais de 1500 tipos de vegetação distintos. Como já dissemos, sua cobertura vegetal apresenta diversos tipos de fisionomias que lembram diversas outras paisagens brasileiras. Existem plantas higrófilas e xerófilas, além de buritis, gramíneas e vários outros tipos de plantas. É muito difícil definir o Pantanal como um todo em uma foto ou imagem em razão de sua pluralidade.

A fauna é bastante rica e diversificada. Na verdade, é considerada a zona com maior concentração de animais por quilômetro quadrado das Américas. No total, existem quase 700 tipos de aves, 280 espécies de peixes, 1300 espécies de borboleta, 80 tipos de mamíferos e 50 tipos de répteis.


Jacaré Caiman – espécie de réptil existente no Pantanal brasileiro.

O Pantanal é uma das zonas mais ricas biologicamente, além de ser um dos locais mais belos do mundo.

 

Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Bioma Pampa

Geografia

Biomas brasileiros

Geografia

Cerrado

Geografia

Regiões do Brasil

Últimos artigos

Crise de 1929

A Crise de 1929 foi a maior crise econômica da história dos Estados Unidos e do capitalismo. Foi iniciada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

Retângulo

O retângulo possui quatro lados e todos os ângulos internos medindo 90°. Essa forma geométrica está muito presente no cotidiano, como na face de caixas e nas paredes.

Paralelepípedo

O paralelepípedo é um sólido geométrico que possui todas as faces com paralelogramos. Essa forma pode ser percebida nos prédios e em caixas de sapatos.

Hiena

Hiena é um animal encontrado na África e na Ásia, bastante conhecido por seu hábito de se alimentar de carniça. Existem atualmente três espécies diferentes de hienas.