Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Território Brasileiro

Veja as principais características do território brasileiro e conheça um pouco mais o nosso país.

O território brasileiro é marcadamente notado pela sua grande extensão. São 8.547.403 km², o que o torna o terceiro maior país das Américas e o quinto maior do mundo, atrás apenas de Rússia, Canadá, China e Estados Unidos. Em razão da sua grandeza territorial, costuma-se dizer que o Brasil é um país com dimensões continentais.

O Brasil é um país cujo território é considerado contínuo, ou seja, não há nenhum domínio isolado do restante do país, com exceção de algumas poucas ilhas localizadas ao longo do Oceano Atlântico. Um exemplo de um país cujo território é descontínuo são os Estados Unidos, que possuem ilhas em diversas partes do mundo e o estado do Alaska, a milhares de quilômetros dos demais.

Do ponto de vista da localização, o Brasil situa-se no Continente Americano, mais precisamente na América do Sul. Localiza-se, também, em três hemisférios diferentes ao mesmo tempo: todo o seu território encontra-se no hemisfério ocidental (aquele que se localiza a oeste do Meridiano de Greenwich), a maior parte dele no Hemisfério sul (abaixo da Linha do Equador) e uma pequena parte no Hemisfério Norte. O seu território faz fronteira com todos os países sul-americanos, com exceção do Equador e do Chile. O litoral é banhado apenas pelo Oceano Atlântico.


Localização do Brasil no Mundo

O Brasil é composto por 26 estados e o Distrito Federal, onde se encontra a capital Brasília. Esses estados constituem o país enquanto uma República Federativa, ou seja, um Estado composto por três poderes: legislativo, executivo e judiciário.

Economicamente falando, o nosso país é o maior da América Latina – e também o terceiro maior entre todos os países das Américas –, encontrando-se entre os 10 maiores do mundo. Apesar disso, é considerado um países subdesenvolvido, de economia emergente, com recentes crescimentos econômicos registrados nas últimas décadas. Assim, o país integra o Mercosul (Mercado Comum do Cone Sul), um bloco econômico que envolve alguns países sul-americanos. É também considerado um dos BRICS (sigla para Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que não é um bloco econômico, mas um termo para designar aqueles países com grande potencial de crescimento e desenvolvimento.

O Brasil é considerado um país populoso, com a quinta maior população do mundo, ultrapassando os 190 milhões de habitantes recentemente. No entanto, seu território não é densamente povoado, ou seja, a quantidade de habitantes por km² é considerada baixa. Mesmo assim, algumas regiões são muito povoadas, em virtude da má distribuição da população ao longo do território, concentrada em maior parte na região Sudeste. Observe o mapa abaixo:


Mapa da densidade demográfica brasileira

Em razão dos processos de colonização e escravidão que marcaram a história do Brasil, a matriz étnica do país é muito ampla e variada, apresentando as mais diversas descendências, das quais se destacam aquelas provenientes de tribos indígenas, outras relacionadas a povos europeus e asiáticos, além de outras oriundas de diversas etnias africanas. Por esse motivo, o Brasil é considerado como um Estado Multinacional, ou seja, com várias nações diferentes.

O relevo brasileiro é geologicamente antigo, o que significa que as suas estruturas geológicas se formaram ao longo das primeiras eras de formação do planeta. Por esse motivo, o relevo é um pouco mais acidentado e as montanhas não são tão altas como em outros lugares, porque o seu espaço esteve mais tempo sendo moldado pelos agentes de modificação do relevo (águas, chuvas, ventos, etc.).

Como não nos encontramos próximos a áreas de encontro entre duas placas tectônicas, praticamente não se registram terremotos e vulcões. Além disso, por causa da nossa vegetação densa e da grande quantidade de biomas presente no território brasileiro, as condições de vida são consideradas biologicamente favoráveis, com pouquíssimos desertos e áreas inabitáveis.

Por fim, é importante destacar a importância do país em seus recursos naturais e humanos. Por esse motivo, temos que valorizar o território e as pessoas que nele habitam, propiciando uma melhor distribuição das riquezas aqui geradas.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

O território brasileiro é bastante diversificado O território brasileiro é bastante diversificado
Por Cláudio Fernandes

Você pode se interessar também

Geografia

Vegetação do Brasil

Ciências

Tipos de Clima no Brasil

Geografia

Localização do Brasil

Geografia

O Estado e os Três Poderes

Últimos artigos

Sistema respiratório | Ensino Fundamental I

O sistema respiratório é responsável pela oxigenação das células. Para que isso aconteça, é necessário que o ar passe por diversos órgãos.

Sistema Urinário | Ensino Fundamental I

O sistema urinário é o responsável por eliminar as excretas do organismo, isto é, tudo aquilo de que nosso corpo não precisa mais.

8 de setembro — Dia Internacional da Alfabetização

O Dia Internacional da Alfabetização é uma data que busca conscientizar sobre os vários problemas que envolvem a alfabetização no Brasil e no mundo.

Idade Antiga

Idade Antiga é um dos períodos da história humana, de acordo com a periodização que predomina atualmente na disciplina. Trata sobre as civilizações antigas.