Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Diferença entre limite e fronteira

Clique aqui e conheça a diferença entre limite e fronteira, conceitos entendidos como sinônimos por muitas pessoas.

A diferença entre limite e fronteira está no nível de abrangência de cada um desses conceitos distintos. A diferença entre limite e fronteira está no nível de abrangência de cada um desses conceitos distintos.

Muitas vezes compreendidos como sinônimos, os conceitos de limite e fronteira possuem significados diferentes e expressam dinâmicas territoriais, culturais e sociais distintas.

Limite

O conceito de limite refere-se a uma linha precisa, nitidamente definida no terreno, que, em geral, é estabelecida por meio de acordos e convenções entre os países limítrofes (que estabelecem limite ou fronteira).

  • Limites naturais: como o próprio nome indica, são aqueles que não foram estabelecidos pelo ser humano, como rios, córregos, mares e montanhas. Esses elementos naturais são aproveitados para delimitar o fim de um território e o começo de outro.


O Rio Mekong é um exemplo de limite natural. Esse rio divide os territórios da Tailândia e Laos

  • Limites artificiais: são aqueles construídos pelo homem, como estradas, muros e linhas imaginárias, e também são utilizados ou construídos com a finalidade de delimitar os territórios.


A cerca que limita Israel e Síria é um limite artificial, ou seja, construído pelo ser humano

Fronteira

As fronteiras representam mais do que uma simples divisão linear entre dois territórios distintos. O conceito de fronteira possui maior abrangência e refere-se a uma região ou faixa. Pode ser também entendido como região fronteiriça.

A ideia de fronteira é mais dinâmica e é estabelecida ao longo da História. Em geral, sua construção é influenciada pelos aspectos relacionados com a ocupação, cultura, etnia e língua da população dos dois territórios.

Brasil

No Brasil, usualmente, são utilizados os conceitos de limite, divisa e fronteira de acordo com o tipo de território.

  • Limite: esse termo é usado para indicar a separação de dois municípios, como o limite entre o município de São Paulo (capital) e o município de Guarulhos;

  • Divisa: esse termo é empregado para apontar a delimitação de dois estados, como a divisa entre os estados de Goiás e Minas Gerais;

  • Fronteira: esse termo é empregado para definir a separação de países, como a fronteira entre os Estados Unidos e o México.

O conceito de limite faz referência a uma determinação legalmente estabelecida, uma linha visível ou imaginária que separa dois territórios. Já as fronteiras constituem espaços dinâmicos, fazendo referência às trocas e relações culturais, econômicas, militares, religiosas, entre outras.


Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia

Por Amarolina Ribeiro

Você pode se interessar também

Geografia

Fronteira Agrícola

História

Muro de Berlim

Geografia

Os Estados Brasileiros

Geografia

Território

Últimos artigos

Revolta da Armada

Revolta da Armada foi um levante armado organizado por membros da Marinha, em 1893. Esse movimento se deu pela forte oposição da Marinha a Floriano Peixoto.

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.

Guerra do Contestado

Guerra do Contestado foi um conflito que se estendeu de 1912 a 1916 e mesclou insatisfação social com messianismo religioso.

Encontro vocálico

O encontro vocálico ocorre quando uma vogal e uma semivogal aparecem uma depois da outra em uma palavra. Há três tipos de encontro vocálico: o ditongo, o tritongo e o hiato.