Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Território

Você sabe o que significa a expressão “território”? Leia e compreenda!

O território e a suas relações com a apropriação do espaço O território e a suas relações com a apropriação do espaço

Observe as frases abaixo:

32% do território de Fortaleza é de área verde, aponta mapeamento” (Jornal O Povo, 07/09/2013)

Perda de território fez crescer tensão entre traficantes rivais” (Estadão, 20/12/2010).

É bastante comum, em nosso cotidiano, lermos notícias ou ouvirmos falar de questões envolvendo “territórios”. Mas o que essa palavra significa? E qual a importância dela para o espaço geográfico em que vivemos?

A definição mais aceita sobre território, entre os geógrafos, é o espaço geográfico apropriado por relações de poder, ou seja, quando uma pessoa ou uma organização exerce um domínio ou um poder sobre uma determinada área, ela passa a ser o seu território.

No entanto, conforme podemos ver nas duas manchetes apresentadas no início deste texto, podemos ter vários tipos diferentes de território. Na primeira notícia, o texto refere-se ao território de Fortaleza, que seria um território político. Na segunda notícia, a informação é sobre o território dos traficantes, que é bem diferente.

O território político é aquele espaço que é administrado pelo Estado, ou seja, as organizações públicas que administram o país, as unidades federativas e os municípios. O território brasileiro é o espaço administrado pelo governo brasileiro, é onde o nosso país exerce o seu domínio e suas relações de poder, ou seja, a sua soberania.

Mas podem existir outros territórios, maiores ou menores, como no exemplo dos traficantes. Nesse caso, quando o traficante domina uma favela, ela passa a ser considerada o seu território pessoal, ou seja, a porção do espaço que é controlada por ele.

Assim, podemos concluir que, dependendo do ponto de vista, podemos ter vários territórios, nos mais diversos locais, variando desde pequenas áreas até grandes porções do espaço. Portanto, entender como funcionam os territórios nos ajuda a compreender melhor o mundo em que vivemos e as relações de poder que nele habitam.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Diferença entre limite e fronteira

Geografia

O que é Espaço Geográfico?

Geografia

Paisagem

Geografia

Paisagem natural e paisagem cultural

Últimos artigos

Brincadeiras juninas

As brincadeiras juninas são uma das partes mais divertidas da Festa Junina. A seguir, você verá dicas de 15 dessas brincadeiras!

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.