Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

O que é Espaço Geográfico?

Entenda o significado, a dinâmica e a importância do Espaço Geográfico.

O Espaço Geográfico é composto pela cidade e pelo campo O Espaço Geográfico é composto pela cidade e pelo campo

Ao andar pela cidade, podemos observar os prédios, as casas e as ruas dividindo espaço com as árvores; podemos ver o chão de asfalto em contraste ao chão de terra. Ao visitar uma área rural, podemos ver as cercas dividindo as fazendas, as plantações, a criação de gado, tudo isso dividindo espaço com as matas, os rios e outros elementos naturais. Tudo isso faz parte da transformação do Espaço Geográfico.


As cidades são grandes exemplos de espaço geográfico

O Espaço Geográfico é o resultado do processo de transformação do espaço natural. Ele é composto pelas cidades (meio urbano) e as fazendas e propriedades do campo (meio rural). A Geografia é justamente a ciência que estuda o espaço geográfico.

Imagine o município onde você mora. Imagine que, antes de ele ser construído, tudo era matas e florestas. Havia, então, apenas o espaço natural.

O homem vai transformando a paisagem natural para atender as suas necessidades
O homem vai transformando a paisagem natural para atender as suas necessidades

Em seguida, imagine que surgiram as primeiras propriedades, com a instalação das cercas, a construção de algumas poucas casas, as primeiras estradas, as primeiras plantações, os cultivos rurais. Nesse momento, o espaço natural começou a se transformar em espaço geográfico.

Imagine também que, com o tempo, mais casas foram construídas e as grandes fazendas foram substituídas por lotes, casas e prédios. O espaço geográfico, nesse momento, consolidou-se nesse local.


Observe que o homem está sempre transformando o espaço geográfico

Perceba a sua cidade atualmente. Olhe para ela e veja que ela agrupa elementos naturais (árvores, rios, algumas matas) e elementos construídos pelo homem (casas, asfalto, prédios). O espaço geográfico é essa transformação do meio natural, é o produto da atuação do homem sobre o meio em que vive.

É importante observar que não apenas a nossa sociedade atual produz espaço geográfico. Muitas civilizações pré-históricas, povos indígenas e outros também transformavam o seu espaço para garantir a sua sobrevivência e melhorar sua qualidade de vida. Portanto, podemos dizer que o espaço geográfico é quase tão antigo quanto o ser humano.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

História

Cidades: espaços públicos e privados

Geografia

Paisagem

Geografia

Paisagem natural e paisagem cultural

Geografia

Sistemas de Informações Geográficas

Últimos artigos

Crise de 1929

A Crise de 1929 foi a maior crise econômica da história dos Estados Unidos e do capitalismo. Foi iniciada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

Retângulo

O retângulo possui quatro lados e todos os ângulos internos medindo 90°. Essa forma geométrica está muito presente no cotidiano, como na face de caixas e nas paredes.

Paralelepípedo

O paralelepípedo é um sólido geométrico que possui todas as faces com paralelogramos. Essa forma pode ser percebida nos prédios e em caixas de sapatos.

Hiena

Hiena é um animal encontrado na África e na Ásia, bastante conhecido por seu hábito de se alimentar de carniça. Existem atualmente três espécies diferentes de hienas.