Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Paisagem natural e paisagem cultural

Paisagem natural e paisagem cultural são tipos de paisagens que apresentam entre si elementos diferentes identificados pelos nossos cinco sentidos, especialmente a visão.

Paisagem natural e paisagem cultural são diferenciadas pela análise dos elementos que as compõem. Os elementos naturais e os elementos culturais formam-nas e permitem-nos diferenciá-las. As paisagens são áreas as quais nossos sentidos (visão, olfato, tato e audição) são capazes de observar e fazer delas uma possível interpretação. Movimento, cores, cheiros e sons fazem parte de uma paisagem.

Muitos, ao serem questionados sobre o que é uma paisagem, acabam respondendo que é tudo aquilo que é belo, portanto, tudo aquilo que está relacionado com a estética. Contudo, na verdade paisagem é tudo aquilo que podemos perceber segundo nossos sentidos, independente da interpretação visual que fazemos.

O que é paisagem natural?

Paisagem natural é o ambiente que apresenta apenas elementos da natureza, ou seja, nesse tipo de área não há intervenção humana. Suas características naturais são, portanto, preservadas, não sofrem nenhum tipo de modificação que não seja de ordem natural.

Na Terra há muitos locais que apresentam paisagens naturais. Os lugares mais remotos, com condições adversas à vida humana, são paisagens naturais. Florestas densas e áreas de preservação também correspondem a paisagens desse tipo.

Normalmente seus elementos são: árvores, rios, cachoeiras, montanhas, serras e geleiras. Esses se modificam com o tempo, porém essa modificação é feita por elementos da própria natureza, como ventos, chuvas e ação dos raios solares.

É importante dizer que podemos encontrar paisagens naturais em meio a paisagens culturais. Áreas de preservação ambiental ou parques, como o famoso Central Park em Nova Iorque, nos Estados Unidos, são exemplos disso.

Leia também: O que é espaço geográfico?


Paisagem natural é aquela que não sofreu intervenção humana. 

Exemplo de paisagem natural

Existem exemplos de paisagens naturais que, apesar de não sofrerem alterações antrópicas, são bastante visitadas por turistas do mundo todo.

  • Grand Canyon


Grand Canyon é uma falha natural localizada nos Estados Unidos.

O Grand Canyon localiza-se nos Estados Unidos, no estado do Arizona. Essa paisagem é um vale deslumbrante de, aproximadamente, 445 quilômetros de extensão. Trata-se de uma fissura natural esculpida por processos erosivos relacionados especialmente à ação das águas do Rio Colorado.

A neve, a chuva e os ventos também modificaram a paisagem ao longo dos anos. Os montes íngremes com coloração avermelhada atraem milhares de turistas, configurando-se como uma das mais belas paisagens naturais do mundo.

O que é paisagem cultural?


Paisagem cultural é aquela que sofreu intervenções humanas.

Paisagem cultural é o ambiente que apresenta elementos naturais e elementos culturais, ou seja, é o ambiente que já sofreu intervenção humana. Sabemos que o ser humano, desde os primórdios de sua existência, estabelece relações com o meio em que vive usando os recursos naturais disponíveis para sua sobrevivência e adapta-o segundo as suas necessidades.

A inserção de elementos culturais dá-se segundo a construção do espaço geográfico, expressando então a cultura de determinadas sociedades. As paisagens culturais apresentam maior dinamicidade, pois estão em constante alteração.

A criação das cidades é um grande exemplo de paisagem modificada. Os principais símbolos de uma paisagem cultural são as construções civis, como casas, edifícios, pontes e estradas. Esses símbolos marcam a presença social e identificam a paisagem.

Diferente das paisagens naturais que sofrem modificações ao longo do tempo e de forma mais lenta, as paisagens culturais modificam-se com bastante rapidez e, muitas vezes, drasticamente, alterando-se completamente.

Veja também: O que é ação antrópica?

Exemplo de paisagem cultural

Paisagens culturais estão sob a nossa visão o tempo todo, fazem parte do nosso dia a dia.

  • Grande Muralha da China


A Grande Muralha da China é uma enorme fortificação que atravessa o território chinês.

A Grande Muralha é uma construção de aproximadamente 21 quilômetros de extensão e cerca de sete metros de altura, localizada na China. A construção foi motivada pela contenção de invasões de alguns grupos nômades, deu-se entre 220 a.C. e 206 a.C. e seu responsável foi o primeiro imperador da China, Qin Shi Huang. A construção é tão grande que pode ser vista da Lua. A Grande Muralha da China representa uma intervenção humana em meio a uma paisagem natural.

Paisagem natural brasileira


Bonito é um município brasileiro que apresenta diversas paisagens naturais.

O Brasil é um país de extensão continental e possui grande diversidade (cultural, biológica e até paisagística). Podemos encontrar diversos exemplos de paisagens naturais, como as densas florestas tropicais, as diversas unidades de conservação e os parques nacionais. Um belo exemplo de paisagem natural é o município de Bonito, localizado no Mato Grosso do Sul.

Bonito é um dos mais belos destinos brasileiros, o que atrai turistas que buscam conectar-se com os elementos naturais presentes em suas paisagens. Os rios de águas cristalinas, as grutas, as cachoeiras e as cavernas são símbolos dessa paisagem natural.

Veja também: Regiões do Brasil

Paisagem cultural brasileira


São Paulo é um grande exemplo de paisagem cultural.

O Brasil, no período de sua colonização, apresentava territórios nunca antes explorados pelo ser humano. Apesar da presença dos nativos em território nacional, muitas regiões apresentavam-se intocadas. Com a ocupação dos europeus e sua expansão pelo território, a paisagem brasileira modificou-se.

Ao longo da história, o espaço geográfico alterou-se por completo mediante a urbanização e a apropriação do ser humano segundo suas necessidades. O crescimento populacional também influenciou a mudança da paisagem. Casas, edifícios e outras construções civis tomaram o lugar das paisagens naturais e hoje correspondem às paisagens culturais do nosso país. Um grande exemplo de aglomeração urbana e de símbolos culturais é a cidade de São Paulo.

Veja também: Cidades, a ocupação do espaço urbano

Paisagem natural e cultural são diferenciadas pelos elementos que as compõem. Paisagem natural e cultural são diferenciadas pelos elementos que as compõem.
Por Rafaela Sousa

Você pode se interessar também

Geografia

Território

Geografia

Modificações do Solo

Ciências

Pegada ecológica

Geografia

Conferências ambientais

Últimos artigos

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.

Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que podem alimentar-se de algas ou plantas e também de outros animais. Porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira foi a última revolução provincial que aconteceu no Brasil durante o período monárquico e abalou Pernambuco, de 1848 a 1850.