Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Urbanização

O conceito de urbanização e suas principais características.

Vista da cidade de Londres, na Inglaterra Vista da cidade de Londres, na Inglaterra

A Urbanização é o processo de surgimento e crescimento das cidades. Geralmente, essa expressão é utilizada para se referir a locais ou países em que a população deixa de ser predominantemente rural e passa a ser predominantemente urbana.

Esse fenômeno está sempre relacionado a uma dinâmica econômica. Quando um determinado país apresenta a maior parte de sua população no meio rural, as práticas econômicas que mais geram empregos são as agrícolas, pois é no campo que elas acontecem. Dessa forma, quando a sociedade se urbaniza, a maior parte dos empregos é oferecida pelas indústrias, pelo comércio e pelas áreas de prestação de serviços, que são atividades eminentemente urbanas.

Ao longo do tempo, todas as sociedades do mundo que passaram pelo processo de industrialização se urbanizaram. Em um primeiro momento, isso aconteceu nos chamados países desenvolvidos, principalmente na Europa, pois foi lá que a I Revolução Industrial aconteceu, a partir do século XVIII. Assim, em busca de melhores condições de vida e de emprego nas indústrias, muitas pessoas migraram do campo para a cidade, em um processo chamado de êxodo rural.

Em países em que a industrialização demorou mais para acontecer, como no caso do Brasil, o processo de urbanização também ocorreu de forma tardia. Nas economias subdesenvolvidas ou emergentes, a formação das grandes cidades consolidou-se apenas na segunda metade do século XX. Apesar de ter demorado mais para acontecer, a urbanização nos países periféricos ocorreu de forma muito mais acelerada do que nos países centrais.

Além da industrialização, o fator responsável pela urbanização desses países foi a mecanização do campo, pois, com a substituição do homem pela máquina no meio rural, as pessoas não tinham outra opção senão morar nas cidades.

Em 2005, a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou que, pela primeira vez na história da humanidade, o número de pessoas vivendo nas cidades era superior ao número de pessoas vivendo no campo. Assim, podemos notar que o processo de industrialização no mundo ganhou proporções gigantescas.

Apesar de o processo de formação das grandes cidades ser uma característica da modernidade, ele não representa necessariamente uma forma de desenvolvimento. Quando a urbanização ocorre sem planejamento, de forma desordenada, ela ocasiona a chamada macrocefalia urbana, que é quando as cidades não conseguem assimilar o grande número de pessoas que chegam ao campo.

Por isso, a grande preocupação de inúmeros países é melhorar a condição de vida das pessoas na cidade, bem como conter o processo de urbanização, através da manutenção das pessoas no campo. Isso só ocorre se as terras no meio rural forem mais bem distribuídas, ou seja, não ficarem concentradas nas mãos de poucas pessoas.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Capitalismo

História

Cidades | Ensino Fundamental I

História

Cidades: espaços públicos e privados

Geografia

Globalização

Últimos artigos

Ponto e vírgula (;)

O ponto e vírgula é um sinal de pontuação que indica uma pausa mais longa que a pausa da vírgula, mas sem interromper o enunciado, como o ponto.

Alvéolos pulmonares

Alvéolos pulmonares são estruturas que lembram pequenas bolsas e são onde ocorrem as trocas gasosas. São os responsáveis pelo aspecto esponjoso do pulmão.

Cerebelo

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais.

Tríplice Aliança

Tríplice Aliança foi um acordo militar assinado, em maio de 1882, por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, que procuravam se proteger de França e Rússia principalmente.