Qual matéria está procurando ?

História

História

Cidades | Ensino Fundamental I

Cidade é o local em que vivem muitas pessoas e onde são encontrados:

  • casas;

  • prédios;

  • ruas;

  • lojas;

  • bancos;

  • hospitais.

A cidade deve oferecer serviços públicos de qualidade, tais como ruas asfaltadas, energia, esgoto, água tratada, transporte público, entre outros, sempre com o objetivo de colaborar para que as pessoas que vivem na cidade tenham uma boa qualidade de vida.

Leia também: Qual é a diferença entre cidade e município?

Como as cidades se desenvolveram?

Mas a cidade como conhecemos hoje não era assim desde o início. Ela sofreu muitas transformações, sempre acompanhando o desenvolvimento do mundo. Antigamente as pessoas se mudavam e, juntas, formavam uma vila ou povoado. Conforme esse vilarejo crescia, formavam-se as cidades.

Vilarejo
Vilarejo

Esse desenvolvimento foi em decorrência das pessoas mudarem do campo para a cidade, em busca de melhores condições de vida. Esse fato é denominado êxodo rural, momento em que as pessoas mudam para a cidade e começam um novo estilo de vida.

As cidades também foram crescendo com a criação e ampliação das indústrias, pois as pessoas chegavam à cidade para trabalhar nas fábricas. Isso colaborou para o crescimento de outros pontos das cidades, como os supermercados, bancos, hospitais, escolas, pois as pessoas que vivem na cidade necessitam de vários serviços para terem qualidade de vida.

Cidade
Cidade

Quais são as partes de uma cidade?

As cidades são divididas em pequenas partes, denominadas bairros, que são o local onde muitas pessoas moram, estudam, trabalham e convivem umas com as outras. Por exemplo, a casa onde você mora e a escola em que você estuda estão localizadas em uma rua, que faz parte de uma quadra. O conjunto de quadras, diferentes casas, comércios e praças formam o bairro.

Bairro
Bairro

De modo geral, os bairros são formados por diversas moradias, sendo chamados bairros residenciais. Os comércios que existem neles são para atender às necessidades dos moradores. Nos bairros residenciais, encontramos normalmente ruas que não possuem muito fluxo de carros e ônibus, além de serem menores e com mais fluxo de pessoas.

Bairro residencial
Bairro residencial

Também vamos encontrar bairros que são predominantemente voltados para o comércio e serviço, são os chamados bairros comerciais ou centros da cidade. Nos bairros comerciais, é mais comum encontrarmos avenidas, que permitem grande quantidade de fluxo de carros e ônibus.

Veja também: Como surgiram as moradias?

Bairro comercial
Bairro comercial

Atividades

1) Encontre as palavras relacionadas ao tema estudado escondidas neste caça-palavras.

Para baixar em PDF e imprimir, clique aqui.

2) Assinale V para verdadeiro e F para falso:

a) ( ) Os bairros comerciais são espaços voltados para o comércio e diversos serviços.

b) ( ) As ruas não apresentam muito fluxo de carros e ônibus.

c) ( ) Os bairros são lugares formados por diversas quadras e que as pessoas moram.

d) ( ) O êxodo rural não permite que as pessoas criem novas vidas.

Respostas:

1)

Para baixar em PDF e imprimir, clique aqui.

2) (V V V F) 

Por Jacqueline Iglesias

Você pode se interessar também

História

A fundação de Goiânia

História

Cidadania, cidadãos e cidades

Geografia

Cidades Globais

História

Cidades, a ocupação do espaço urbano

Últimos artigos

Cubo

Também conhecido como hexaedro regular, o cubo é um sólido geométrico que possui seis faces, todas elas sendo quadrados com mesma medida de lados.

Conto fantástico

O conto fantástico é uma pequena narrativa que apresenta fatos ou personagens sobrenaturais e absurdos. No conto fantástico, ocorrem coisas que contrariam a razão.

Conflitos entre Israel e Palestina

Os conflitos entre Israel e Palestina se deram pela disputa do território da Palestina, sobretudo a partir de 1948, mas também pela luta dos palestinos por sua autodeterminação.

Reforma Protestante

A Reforma Protestante, iniciada em 1517, deu origem a novas doutrinas cristãs no continente europeu. O grande reformador foi o monge alemão Martinho Lutero.