Qual matéria está procurando ?

História

História

As Cidades

A modernidade deixou a vida em cidades mais agitada. Clique e confira!

Ao observarmos fotos, revistas, jornais e filmes antigos podemos ver o quanto as coisas eram diferentes do mundo de hoje. As roupas das pessoas, os projetos de suas casas, os móveis, os carros, dentre outros. Fazer visitas e passeios a museus também nos ajuda a descobrir essas diferenças, pois nestes são encontrados objetos que retratam diferentes épocas e fatos históricos.

As cidades existem desde a pré-história, e vêm sofrendo transformações em razão das necessidades do homem.


Coroa de D. Pedro II e Indústria do século XIX

No século XIX, surgiram as primeiras indústrias, as facilidades que trouxeram para a vida do homem aceleraram o crescimento das cidades. Onde havia indústrias a população era maior, pois era uma forma das pessoas procurarem emprego.

Outro motivo que influenciou no crescimento das cidades foram as grandes plantações de café. Nas fazendas também havia grandes concentrações de pessoas para cuidar das lavouras e fazer a coleta. Os imigrantes, pessoas de outros países que vieram para o Brasil, foram os grandes responsáveis por esse trabalho, pois ofereciam mão-de-obra mais barata para os senhores do café.


Imigrantes em colheita de café e uma cidade dos dias de hoje

Hoje em dia é muito diferente. A modernidade deixou a vida mais agitada e as cidades mais completas. Nelas podemos encontrar esportes, lazer, cultura, arte, trabalho, um grande comércio, várias indústrias, além dos governantes que cuidam dos problemas e dos interesses de seu povo.

Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids

Rio de Janeiro antigo Rio de Janeiro antigo
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

História

Cidades, a ocupação do espaço urbano

Geografia

Migração pendular

Geografia

Urbanização

História

Espaço urbano no Brasil Colonial

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.