Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Cidades Globais

Conheça as cidades globais, suas principais características e alguns exemplos.

As cidades globais – também conhecidas como cidades mundiais – é um termo utilizado para designar aquelas localidades onde há um intenso avanço econômico, urbano e social. São cidades em que as transformações do espaço urbano ocorreram de forma mais intensa, transformando-as em verdadeiros centros decisórios do poder político e comercial mundial.

Originalmente, essas cidades eram conhecidas pela grande quantidade de indústrias. Com o passar do tempo, a presença das fábricas e suas chaminés foi, aos poucos, deixando de ser importante. Assim, essas indústrias foram migrando para outros pontos, permanecendo nas cidades globais as sedes de grandes empresas, bancos e multinacionais, além das principais bolsas de valores e escritórios dos organismos internacionais.

As principais cidades mundiais são Nova York, Londres e Paris. No Brasil, existem duas: São Paulo e Rio de Janeiro.


São Paulo também é considerada uma cidade global

É importante lembrar que o número de habitantes não é importante para definir o nível de avanço econômico e para dizer se uma determinada região possui ou não uma cidade global. O tamanho do espaço construído nesses espaços também não é relevante. O fator principal nesse conceito é o nível de complexidade das economias urbanas.

Atualmente, existem mais de cinquenta cidades globais no mundo. Elas costumam ser divididas em três grupos: o Alfa, para os principais centros econômicos; o Beta, para as cidades globais de média importância; e o Gama, para as cidades de alcance um pouco mais limitado, mas ainda sim importantes.

Cidades Globais do Grupo Alfa: Nova York (EUA), Londres (Inglaterra), Paris (França), Tóquio (Japão) etc.

Cidades Globais do Grupo Beta: Madrid (Espanha), São Paulo (Brasil), Sidney (Austrália) etc.

Cidades Globais do Grupo Gama: Roma (Itália), Rio de Janeiro (Brasil), Pequim (China) etc.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Londres, um dos principais centros comerciais do planeta Londres, um dos principais centros comerciais do planeta
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Industrialização

Geografia

Zona Urbana

Geografia

Megacidades

Geografia

Empresas multinacionais

Últimos artigos

Dízima periódica

Uma dízima periódica é um número que possui sua parte decimal infinita e periódica

Período Helenístico

Período Helenístico foi iniciado com a conquista da Grécia pelos macedônicos e ficou marcado pela difusão da cultura grega a partir do reinado de Alexandre, o Grande.

Império Carolíngio

Império Carolíngio foi a continuidade do Reino dos Francos sob o controle da Dinastia Carolíngia, iniciada por Pepino, o Breve em meados do século VII.

Civilização Micênica

Civilização Micênica foi uma das grandes civilizações do período de formação do povo grego, conhecida por suas grandes cidades fortificadas e pelo seu bom comércio.