Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Qual é a diferença entre cidade e município?

Você sabe qual é a diferença entre cidade e município? Clique para descobrir essa e outras curiosidades relacionadas!

O município é formado pelo campo e pela cidade O município é formado pelo campo e pela cidade

Você gosta de charadas? Sim? Então lá vai uma:

- Qual é o maior município do Brasil?

E aí, já sabe? Essa é uma pergunta difícil, pois muitas pessoas pensam que a resposta seja uma cidade conhecida, dessas que todo mundo chama de “cidade grande”. Mas a resposta é mais improvável do que a maioria das pessoas imagina...

O maior município brasileiro é Altamira, que se situa no estado do Pará, na região Norte do país. Isso mesmo, não é nem São Paulo e nem Rio de Janeiro! O município de Altamira possui uma área territorial de 159.695 km², sendo maior, até mesmo, que a área do estado de Sergipe, que possui apenas 21.910 km².

Está surpreso com a resposta? É porque estamos falando de um município, e não de uma cidade.

Mas, afinal, qual é a diferença entre cidade e município?

O município é a área territorial total administrada por uma prefeitura e o conjunto de vereadores. É a divisão de um estado em várias partes, ou seja, em vários municípios. Eles possuem a sua divisa legalmente delimitada, contando, inclusive, com várias cidades em seu território.

Já a cidade nada mais é do que a parte mais urbanizada do município. Se for um agrupamento residencial muito pequeno e isolado, não chamamos de cidade, mas sim de vila, povoado ou nomes equivalentes. Portanto, ao falarmos de cidade, estamos nos referindo a uma área que apresenta grande ou média concentração de pessoas, além de ruas, bairros, escolas, entre outros.

Portanto, se a pergunta do início do texto fosse “qual é a maior cidade do Brasil?”, aí a resposta seria “São Paulo”, pois essa cidade é a mais populosa do país.

Um município, como já dissemos, pode ter várias cidades ou distritos. A cidade principal é chamada de distrito-sede, enquanto as menores não possuem autonomia municipal, ou seja, não são emancipadas.

Resumindo: o município é um território composto por uma área rural e algumas áreas urbanizadas, que chamamos de cidades.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Bairros

História

Cidades | Ensino Fundamental I

História

Cidades, a ocupação do espaço urbano

Geografia

O Município

Últimos artigos

Ponto e vírgula (;)

O ponto e vírgula é um sinal de pontuação que indica uma pausa mais longa que a pausa da vírgula, mas sem interromper o enunciado, como o ponto.

Alvéolos pulmonares

Alvéolos pulmonares são estruturas que lembram pequenas bolsas e são onde ocorrem as trocas gasosas. São os responsáveis pelo aspecto esponjoso do pulmão.

Cerebelo

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais.

Tríplice Aliança

Tríplice Aliança foi um acordo militar assinado, em maio de 1882, por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, que procuravam se proteger de França e Rússia principalmente.