Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

O Comércio

Funcionamento e principais tipos de atividades comerciais.

Avenida 25 de Março - São Paulo Avenida 25 de Março - São Paulo

O comércio é a atividade que movimenta diferentes produtos, com uma finalidade lucrativa, através da troca, da venda ou da compra de mercadorias.

Para que possa funcionar dentro das normas da lei, é importante que o comerciante cadastre sua empresa nos órgãos da prefeitura de sua cidade, onde receberá um número de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Com esse registro sua atividade comercial fica regularizada, devendo cumprir com o pagamento de impostos ao governo.

Podemos encontrar vários tipos de estabelecimentos comerciais, como lojas, shoppings, postos de combustíveis, salões de beleza, restaurantes, farmácias, padarias, dentre outros, cada um mantendo um tipo diferente de atividade.

Os donos dos comércios são mais conhecidos como comerciantes e os empregados desse ramo são chamados de comerciários.


Comércio varejista

Existem vários setores que abastecem uns aos outros. A zona rural ou campo abastece a zona urbana (cidades) de produtos agrícolas, como frutas, verduras e vegetais; com produtos da pecuária, como as carnes e os minérios.

Por outro lado, os moradores da zona rural compram os produtos industrializados nas cidades como roupas, sapatos, remédios e vários outros.

As relações comerciais foram crescendo tanto que hoje em dia podem ser do tipo exportação ou de importação.


Exportação e Importação
Transporte de mercadorias em containers

Exportação é quando vendemos nossas mercadorias para outros países e importação quando adquirimos ou compramos produtos de outras nações. Existem órgãos e entidades que auxiliam os países na venda de seus produtos, como o Mercosul (Mercado Comum do Sul), o Nafta (Acordo de Livre-Comércio Norte-Americano), a União Européia, etc.

O comércio pode ser também do tipo atacadista, vendendo um mesmo produto em grandes quantidades, nesse caso o comerciante reduz o preço das mercadorias como forma de premiar o comprador, em razão do tamanho da venda. Existe também o comércio varejista, que é onde compramos nossas coisas. Nesse tipo de comércio são vendidos produtos em pequenas quantidades e, portanto, sem a diminuição do preço.

Nos bairros podemos encontrar, uma vez por semana, as feiras livres, com barracas e feirantes vendendo vários tipos de alimentos (frutas, verduras, legumes, queijos, doces, salgados, pipocas, carnes defumadas, etc.), outros oferecendo serviços de venda de peças de utensílios domésticos ou consertos de liquidificador, consertos de cabos e tampas de panelas. Nas feiras existem ainda as barraquinhas que vendem roupas, peças de enxoval, enfim, uma grande variedade de produtos.

 
Barraca de frutas em feira livre

Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

A Indústria

Geografia

Agricultura

Geografia

Extrativismo

Geografia

Mercosul

Últimos artigos

Epiglote

Epiglote é uma estrutura cartilaginosa que atua como uma válvula. Essa válvula se fecha durante o ato de engolir, impedindo que o alimento entre na via respiratória.

Héstia

Héstia era uma divindade presente nos mitos gregos, considerada a personificação da lareira. Era a deusa do lar, da hospitalidade e da vida doméstica.

Papiro

Papiro é uma planta aquática que era encontrada ao longo do rio Nilo e utilizada para a fabricação de uma superfície para registro de textos.

Hades

Hades era um dos deuses mais tradicionais de toda a mitologia grega, conhecido como senhor do submundo, local para onde iam as almas dos mortos para os gregos.