Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

A Casa

Clique aqui e conheça vários tipos de casas e a forma como elas são construídas!

por Jussara de Barros
Casa adaptada debaixo de ponte Casa adaptada debaixo de ponte

Chamamos de casa o local onde as pessoas moram, sozinhas, com seus familiares ou outras pessoas. Ela também pode ser chamada de lar.

É muito importante ter uma casa para morar e todos nós precisamos, pois é o lugar onde descansamos, comemos, guardamos nossas coisas, nos protegemos do sol e da chuva.

Muitas pessoas não conseguem comprar uma casa, outras conseguem comprar várias, mas isso depende da condição financeira de cada um.

Quem tem mais de uma casa, pode morar em uma e alugar as outras, conseguindo ganhar mais dinheiro. Quem não tem casa, pode alugar, pagando ao dono do imóvel um valor em dinheiro, todo mês.

Mesmo assim, existem pessoas que não conseguem nem alugar uma casa, pois estão desempregadas, ou não possuem condições para pagar o aluguel. Algumas são as pessoas que vemos morando nas ruas, debaixo das marquises das lojas ou das pontes. Isso é muito triste, pois não é condição digna de se viver.

Existem vários tipos de casa: de palafitas, barracos, de pau a pique, de alvenaria, sobrados e edifícios.

As casas de palafita são feitas em madeira e ficam suspensas por estacas, por onde passam águas de rios.


Palafitas – locais alagados 

Os barracos são, normalmente, aquelas casas feitas em bairros mais distantes ou nas favelas. São muito simples, geralmente construídos com restos de madeira, isopor, latão e papelão.

 
Barracos – aproveitamento de sobras de tábuas

As casas de pau a pique são muito simples, construídas nas estradas, nas proximidades das cidades de interior, e em sítios ou chácaras. Suas paredes são levantadas com barro e varas retiradas de árvores. Os telhados são feitos de palha ou com as próprias varas e o barro, mas alguns são feitos com telha comum.

 
Pau a pique – podem ter ou não telhado

Alvenaria é o nome dado às casas feitas de tijolos, cimento e areia. Essas casas podem ser térreas ou em forma de sobrado, com mais de um andar, mas tudo depende do gosto e das condições financeiras que a pessoa tem.

 
Alvenaria – utilização de cimento e tijolos

Hoje em dia existem os condomínios de casas, onde em uma determinada área são vendidos os lotes para as pessoas fazerem suas casas. Muito são luxuosos e com uma estrutura bem desenvolvida, com lagos, parques, praças, quadras, piscinas, pista de bicicleta, pista para correr, churrasqueiras, etc.

 
Condomínios – casas luxuosas

Os edifícios são construídos com armações de ferro, para ter sustentação e aguentar o peso do seu tamanho ou altura. Também são usados em suas construções cimento, tijolos, areia e placas de concreto. Várias famílias moram em um mesmo edifício, mas cada uma em um apartamento.

Por Jussara de Barros
Pedagoga

Você pode se interessar também

Geografia

O Município

Ciências

A Família

Geografia

A Rua

Geografia

O município e suas Autoridades

Não encontrou o
conteúdo ou matéria
que queria?

Mande seu questionamento, dúvidas ou sugestões para a equipe do Escola Kids que está pronta pra te ajudar.

Saiba mais

Últimos artigos

Acentuação gráfica

As regras de acentuação gráfica são fundamentais não apenas para a escrita correta das palavras, mas também para sua pronúncia.

Diferenças entre mitose e meiose

As diferenças entre mitose e meiose são muitas, mas podemos destacar o número de células-filhas e a quantidade de material genético nas células.

Tragédia em Brumadinho

A tragédia em Brumadinho ocorreu em decorrência do rompimento de uma barragem de rejeitos de mineração pertencente à Vale. Casas foram destruídas e muitas pessoas morreram.

Francisco Franco

Francisco Franco foi um general espanhol que liderou um golpe contra o governo republicano da Espanha. Implantou uma ditadura que se estendeu por quase quatro décadas.