Saiba mais a respeito da dinâmica da população indígena no Brasil atual.
A população indígena compõe umas das expressões mais importantes do espaço geográfico e cultural brasileiro. Apesar do processo de colonização ter sido responsável por dizimar boa parte dessa população, bem como ter operado a quebra de seus costumes, muitos de nossos hábitos, manias e expressões estão relacionados com eles. Dessa forma, podemos dizer que as culturas e falas dos índios estão presentes em todos os brasileiros.
No território nacional vivem cerca de 817 mil índios, segundo dados do IBGE. Desse total, mais de 500 mil vivem em zonas rurais, afastadas das grandes cidades, enquanto o restante habita as cidades. Esse número é subdivido em mais de 300 etnias que, juntas, são responsáveis pela prática de mais de 200 idiomas diferentes. Entre as maiores etnias, podemos citar os Tikúna, Guarani-Kaiowá e os Kaingang. Pesquisas recentes indicam que esses e outros povos viviam na América do Sul há mais de 11 mil anos!
Na época da invasão portuguesa, estima-se que a população indígena era de mais de cinco milhões na região que hoje chamamos de Brasil. Das várias etnias que existiam na época, muitas foram totalmente extintas, tanto por causa das guerras com os colonizadores quanto pelas doenças contagiosas trazidas pelos povos europeus.
Apesar dessas diferenças em termos de quantidade, o número de índios no Brasil vem aumentando consideravelmente nos últimos anos. Em 1991, o total era de 214 mil habitantes indígenas, o que representa um aumento de 205% entre esse ano e os dias atuais. Mesmo assim, eles representam apenas 0,5% da população brasileira.
Atualmente, apesar do grande número de dialetos tribais existentes no país, a maior parte da população indígena no Brasil fala o português. Isso ocorre porque a maioria das tribos mantém contato com o restante da população, havendo poucos grupos que vivem isolados. Além disso, muitos deles precisam falar a língua portuguesa para reivindicarem os seus direitos, como a preservação de seus espaços e a construção de escolas e estradas para as suas aldeias.
Grupo de Índios da etnia “Kuikuro” ²
Vale lembrar que, sob o ponto de vista constitucional, os indígenas são tão brasileiros como qualquer outro cidadão do país, tendo direito à alimentação, saúde, educação, infraestrutura e políticas públicas de manutenção de suas atividades culturais. Portanto, é errado considerar que as tribos ou pessoas de descendência indígena não possuem o direito de viver em sociedade e receber os benefícios sociais. Inclusive, existe o Estatuto do Índio, um conjunto de leis que determina e garante os direitos dos índios no Brasil.
_________________________
¹ Créditos da Imagem: MAR Photography e Shutterstock
² Créditos da Imagem: Valter Campanato/Abr e Wikimedia Commons
Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia