Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Êxodo Rural

Entenda o que significa êxodo rural e quais são as suas características.

Êxodo Rural é um processo de migração em que as pessoas mudam do campo para a cidade. Esse nome foi escolhido para retratar uma mudança em larga escala, ou seja, quando o número de pessoas que se mudam é alto durante um determinado período.

É importante não confundir: quando uma única pessoa ou família deixa sua fazenda para morar na cidade não é êxodo rural. Só é êxodo rural quando muitas famílias deixam o campo durante uma mesma época.

Por que as pessoas deixam a zona rural para morar na zona urbana?

Por vários motivos. O principal deles é o processo de substituição do homem pela máquina no campo. Dessa forma, um único equipamento realiza o trabalho que seria feito por muitos trabalhadores. Esse processo contribui para o desemprego desses trabalhadores, que se mudam para as cidades em busca de emprego.

A mecanização do campo é responsável pelo desemprego e pelo êxodo rural
A mecanização do campo é responsável pelo desemprego e pelo êxodo rural

Outro motivo é a concentração de terras no espaço agrário, ou seja, um espaço cada vez maior para um número cada vez menor de pessoas. Esses espaços não são usados para moradia e produção de alimentos para a população no campo, mas para o cultivo de produtos voltados, principalmente, para a exportação.

E quais as consequências do êxodo rural?

As consequências do êxodo rural são sentidas nas cidades. Boa parte das pessoas que deixam o campo não possui um bom grau de escolaridade e muito menos algum tipo de especialização. Com isso, elas ficam desempregadas ou conseguem empregos que pagam salários muito baixos. Essas pessoas se tornam moradoras de ruas, vão morar em favelas ou bairros muito pobres.

O êxodo rural também provoca o inchamento das cidades, ou seja, ficam muitas pessoas morando em um mesmo lugar. Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Goiânia, Curitiba, Belo Horizonte, Manaus e muitas outras aumentaram muito suas populações nos últimos 40 anos por causa do êxodo rural no Brasil. E continuam aumentando.

As cidades aumentaram muito suas populações por causa do êxodo rural
As cidades aumentaram muito suas populações por causa do êxodo rural


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

O êxodo rural aponta o caminho do campo para as grandes cidades O êxodo rural aponta o caminho do campo para as grandes cidades
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Segunda Revolução Industrial

Geografia

Questão Agrária no Brasil

Geografia

Mecanização do Campo

Geografia

Zona Rural

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.