Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Continente Europeu

O continente europeu é o segundo menor, mas um dos mais importantes política e economicamente.

A Europa é um continente que faz fronteira com a Ásia, a leste; é banhada pelo Oceano Glacial Ártico, ao Norte; pelo Atlântico, a Oeste; e pelos mares Mediterrâneo e Negro ao Sul, fazendo fronteira com o Oriente Médio através do Estreito de Bósforo (confira o mapa). Localiza-se totalmente no Hemisfério Norte do planeta e, ao mesmo tempo, nos Hemisférios Ocidental e Oriental. Por estar geograficamente “colada” com a Ásia, muitos se referem a esse bloco continental como Eurásia.

Durante muitos anos (desde o século XVI), a Europa foi considerada como o principal centro econômico e científico do mundo, perdendo esse posto durante o século XX. Na verdade, essa liderança não pertencia ao continente europeu como um todo, mas sim a algumas potências econômicas da região, com destaque para a Inglaterra e a França.

Apesar da relativa baixa desses países em face de economias como a dos Estados Unidos e a da China, a Europa possui o maior e mais poderoso bloco econômico do mundo, a União Europeia. Esse bloco diferencia-se dos demais por ser o único a garantir a livre circulação de bens, mercadorias e pessoas, além de ter uma moeda própria: o euro, adotada por quase todos os países-membros.

Se observarmos atentamente o mapa acima, poderemos ver que a Europa mais parece uma “colcha de retalhos”, pois ela possui um grande número de países em um pequeno espaço. No total, são 50 países espremidos em cerca de 10.500.00 km², algo pouco maior que o território brasileiro.

Isso se deve às constantes guerras e disputas políticas que ocorreram nessa região ao longo da história, em que as inúmeras etnias existentes buscaram por suas independências e construíram os seus respectivos Estados Nacionais. Apesar disso, ainda existem muitos povos cuja nação não possui pátria, como o povo catalão, cujo território pertence à Espanha.

O relevo da Europa é predominantemente de planície e pouco acidentado. Mas em alguns locais existem algumas cadeias de montanhas, como os Alpes. O clima é predominantemente temperado continental e oceânico.


Região dos Alpes, na Suíça

A Europa é considerada importante por ter sido a responsável por colonizar a maior parte do mundo restante. Foi nesse continente que surgiu a maioria dos nossos costumes, uma vez que, ao colonizar e invadir outros territórios, os europeus impuseram o seu tipo de civilização. Apesar de ser considerada a cientificamente mais avançada (a ciência moderna também surgiu na Europa), foi nesse continente que as maiores guerras da história da humanidade ocorreram.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Mapa político do continente europeu Mapa político do continente europeu
Por Cláudio Fernandes

Você pode se interessar também

Geografia

Oceania

Geografia

Antártida

Geografia

Países da Europa

Geografia

Continente Africano

Últimos artigos

Dízima periódica

Uma dízima periódica é um número que possui sua parte decimal infinita e periódica

Período Helenístico

Período Helenístico foi iniciado com a conquista da Grécia pelos macedônicos e ficou marcado pela difusão da cultura grega a partir do reinado de Alexandre, o Grande.

Império Carolíngio

Império Carolíngio foi a continuidade do Reino dos Francos sob o controle da Dinastia Carolíngia, iniciada por Pepino, o Breve em meados do século VII.

Civilização Micênica

Civilização Micênica foi uma das grandes civilizações do período de formação do povo grego, conhecida por suas grandes cidades fortificadas e pelo seu bom comércio.