Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Antártida

A Antártida foi o último continente a ser descoberto pelos europeus. Clique aqui e saiba mais sobre as suas características!

A Antártida é o continente localizado ao sul do Círculo Polar no hemisfério Sul, que ficou conhecido como Círculo Polar Antártico em virtude de sua proximidade com o território da Antártida. Esse continente foi o último a ser descobertos pelos países europeus, e a sua descoberta é, até hoje, reivindicada por várias expedições (russas, americanas,e outras) que percorreram o oceano austral em busca de novas terras no hemisfério Sul.

No século XIX, a Antártida passou a ser explorada por diversas expedições, motivadas, sobretudo, por interesses econômicos, principalmente busca de minérios, pesca e a caça de animais marinhos. Como esse continente possui muitas riquezas naturais e uma localização estratégica, muitos países, ao longo do tempo, reivindicaram o direito de explorar o seu território.

Em 1959, durante uma convenção em Washington (EUA), África do Sul, Argentina, Austrália, Bélgica, Chile, Estados Unidos, França, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Reino Unido e URSS decidiram que o continente deveria ser preservado para evitar que as alterações provocadas em seu meio natural impactassem o clima mundial. Durante essa reunião, ficou estabelecido que a Antártida seria um território internacional voltado para a pesquisa, sendo proibida a construção de bases militares, realização de testes nucleares e a exploração de suas riquezas naturais por qualquer país.

Para formalizar esse acordo, esses doze países assinaram o Tratado da Antártida, que entrou em vigor em 1961. Com o passar do tempo, mais 19 países também firmaram o acordo, pois também possuíam interesses em realizar pesquisas no continente. O Brasil foi um deles, instalando, em 1984, uma pequena base na ilha Rei Jorge para realizar pesquisas sobre as características naturais do continente, a camada de ozônio, a radiação ultravioleta e as alterações climáticas na Antártida e no mundo.


A fauna da Antártida é composta por diversas espécies de animais adaptados ao frio extremo

A Antártica é o continente com as características naturais mais extremas do mundo. Extremamente frio e seco, as médias anuais de temperatura do continente ficam entre -25ºC e -45ºC e, no inverno, podem chegar a -89,2 ºC. A circulação atmosférica na região também é bastante extrema, com ventos que podem chegar a 300 km/h. O clima da Antártica influencia grande parte do clima do hemisfério sul, visto que, em virtude da circulação atmosférica, as massas de ar polares originadas na Antártica deslocam-se pelo hemisfério, provocando diversas modificações no clima (diminuição da temperatura, chuvas frontais etc).

Como grande parte do continente permanece congelada durante todo o ano, a vegetação no continente gelado é quase inexistente, sendo encontrada apenas nas regiões de clima mais quente. A pequena vegetação terrestre existente corresponde ao bioma da Tundra e é composta, principalmente, por fungos, musgos e líquens. A fauna da Antártica, por sua vez, é bem rica, visto que diversas espécies conseguiram adaptar-se ao frio intenso. Entre as espécias, podemos destacar:

  • Mamíferos: leões-marinhos, lobos-marinhos, focas, morsas, baleias e golfinhos;

  • Peixes: peixe gelo de nadadeira negra, bacalhau das rochas marmoreado, entre outros;

  • Aves: várias espécies de pinguins, gaivotas-rapineiras, gaivotão e outras;

  • Crustáceos: Podemos citar o Krill, que possui um alto valor comercial;

  • Micro-organismos: Podemos citar o fitoplâncton.

A Antártida é o continente mais elevado do mundo, com altitudes médias de 2.000 metros e várias cadeias montanhosas. Possui ainda uma grande riqueza mineral (carvão, ferro, cobalto, cobre, ouro, platina e zinco) e grandes reservas de petróleo. Além disso, é na Antártica que se encontra a maior reserva de água doce congelada do mundo.

Nessa perspectiva, o continente antártico possui muitas características que o diferem dos demais, visto que ele é o continente mais frio, mais seco e o único em que não se desenvolveram sociedades humanas. Apesar da grande quantidade de riquezas naturais, é fundamental que esse continente permaneça preservado, pois as alterações realizadas nessa porção continental podem resultar em consequências muito drásticas para o clima mundial.


Por Thamires Olimpia
Graduada em Geografia

A Antártida está localizada no extremo sul do Planeta Terra e, até o século XVIII, não tinha sido descoberta A Antártida está localizada no extremo sul do Planeta Terra e, até o século XVIII, não tinha sido descoberta
Por Thamires Olimpia Silva

Você pode se interessar também

Geografia

Continente Asiático

Geografia

Continente Europeu

Geografia

Oceania

Geografia

Continentes

Últimos artigos

Medidas de volume

Utilizamos o volume para calcular o espaço ocupado por uma determinada matéria. Assim, é necessário desenvolver unidades de medidas de volume, como o metro cúbico.

Sólidos geométricos | Ensino Fundamental I

Sólidos geométricos são figuras com três dimensões e podem ser encontrados facilmente no nosso dia a dia. Cada sólido apresenta características únicas.

Sílabas | Ensino Fundamental I

Sílaba é o som que pronunciamos ao falarmos uma palavra. É formada por vogal ou por consoante mais vogal.

Lei do Ventre Livre

A Lei de Ventre Livre foi uma lei aprovada em 1871 que tinha como proposta iniciar a transição lenta e gradual do Brasil para a abolição do trabalho escravo.