Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

10 curiosidades sobre a Antártida

Confira 10 curiosidades sobre a Antártida e aprenda mais sobre esse continente isolado.

Pouquíssimas espécies de animais habitam o continente gelado da Antártida. Entre elas, estão os pinguins-imperadores Pouquíssimas espécies de animais habitam o continente gelado da Antártida. Entre elas, estão os pinguins-imperadores

A Antártida, também chamada de Antártica, é um continente quase totalmente coberto de gelo. Situa-se no Polo Sul e sua área é de 14 milhões de quilômetros quadrados, o que é quase duas vezes o tamanho do Brasil. Esse continente fica isolado de todos os outros e é a região mais fria da Terra.

Vamos conhecer 10 curiosidades sobre a Antártida?

1. A Antártida não tem dono. Oficialmente nenhum país é proprietário de qualquer pedaço de terra da região. Alguns países possuem interesse em anexar terras antárticas aos seus territórios, principalmente por causa de suas riquezas minerais, mas lá a mineração é proibida.

2. Há pouquíssimas espécies de animais vivendo na Antártida. Entre eles, estão o pinguim-imperador e o elefante-marinho. Entretanto, os mares e oceanos em torno do continente gelado são povoados por várias espécies de peixes e mamíferos, como as baleias-azuis e focas.

3. Existem várias bases de pesquisa na Antártida. Cientistas de quase 30 nacionalidades permanecem por lá alguns meses do ano para estudar temas como a vida marinha, o clima da Terra e outros assuntos.

4. A Antártida não tem habitantes nativos. Todos os moradores que lá residem são pesquisadores de várias nações, como Estados Unidos, África do Sul, Nova Zelândia, Argentina, China, Brasil, Polônia, Austrália, Rússia e outras.

5. A Base Científica Comandante Ferraz é a casa brasileira na Antártida. Essa base foi construída em 1982, na Ilha Rei George – uma das muitas ilhas antárticas. Até hoje pesquisadores brasileiros utilizam essa base para desenvolver seus estudos e pesquisas.

O continente antártico fica no polo sul do planeta. É uma massa gelada que não se conecta com nenhum outro continente

6. As temperaturas na Antártida são as mais baixas do planeta em virtude de alguns fatores. O mais importante é a sua localização no globo, isto é, sua latitude. No extremo sul do planeta Terra, o continente gelado recebe a menor incidência de raios solares e calor.

7. A Antártida é a terra das geleiras - grande e espessa massa de gelo formada em camadas sucessivas de neve compactada e recristalizada, de várias épocas, em regiões onde a acumulação de neve é superior ao degelo. Cerca de 90% das geleiras do planeta localizam-se na Antártida.

8. Há uma preocupação de ambientalistas de todo o mundo com o derretimento das geleiras antárticas. Essa preocupação é justificada pelo fenômeno do aquecimento global. Os cientistas estão apreensivos, pois as geleiras são uma importante reserva de água doce do planeta. Para se ter uma ideia, caso usássemos a água acumulada nas geleiras para abastecer o planeta, ela levaria 500 anos para se esgotar.

9. A Antártida está frequentemente batendo seu próprio recorde em relação às menores temperaturas do planeta. Estudos recentes revelaram que o continente gelado registrou temperaturas de -93 ºC. Não é de se espantar que pouquíssimas pessoas vivam por lá.

10. A Antártida, ao contrário do que muita gente pensa, tem umidade do ar baixíssima. Em algumas regiões, é tão ou mais seco do que os desertos quentes. Como as temperaturas são muitíssimo baixas, quase não há evaporação e formação de nuvens e, apesar de ser recoberto por gelo, é extremamente seco.

Por Amarolina Ribeiro

Você pode se interessar também

Geografia

Antártida

Geografia

Continentes

Geografia

Latitude e o clima

Ciências

Pinguins

Últimos artigos

Revolta da Armada

Revolta da Armada foi um levante armado organizado por membros da Marinha, em 1893. Esse movimento se deu pela forte oposição da Marinha a Floriano Peixoto.

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.

Guerra do Contestado

Guerra do Contestado foi um conflito que se estendeu de 1912 a 1916 e mesclou insatisfação social com messianismo religioso.

Encontro vocálico

O encontro vocálico ocorre quando uma vogal e uma semivogal aparecem uma depois da outra em uma palavra. Há três tipos de encontro vocálico: o ditongo, o tritongo e o hiato.