Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Como é o centro da Terra?

Descubra como é o centro da Terra e entenda como são feitos os estudos a respeito do interior do nosso planeta.

Você já se perguntou sobre o centro da Terra? Durante muito tempo, os cientistas também não tinham muita ideia de como era a composição do ponto mais profundo do nosso planeta. Graças aos avanços científicos e à utilização de aparelhos e equipamentos específicos, hoje podemos ter uma melhor noção para responder a essa pergunta.

O centro da Terra é sólido. Isso mesmo, ele não é composto por magma como muitas pessoas imaginam, pois esse magma encontra-se apenas nas camadas do manto e do núcleo externo, ao passo que o núcleo interno, ou seja, o centro da Terra, apresenta uma estrutura diferente.

A composição do centro da Terra é uma liga formada predominantemente por níquel e ferro, sendo por isso chamada de NIFE. Essa camada é sólida por causa da pressão extrema empregada sobre ela, afinal, estamos falando da força exercida pelo peso de toda a massa terrestre! Além disso, essa pressão é tão forte e esmagadora que as temperaturas atingem incríveis 6000ºC, o equivalente ao calor presente na superfície do Sol!

É claro que, com essas condições, nenhum ser vivo ou equipamento desenvolvido pelo ser humano conseguiu chegar até lá. Na verdade, o máximo que se conseguiu perfurar, até hoje, foram cerca de 12000 metros, com alguns projetos em atividade para alcançar um pouco mais. O núcleo interno do nosso planeta, por sua vez, estende-se desde os 5150 km até os 6371 km de profundidade.

Então, como se sabe a composição interna do planeta?

Os estudos sobre as áreas mais profundas do planeta são realizados a partir de uma série de equipamentos integrados, com destaque para o sismógrafo, o mesmo que é empregado na medição dos terremotos. Esse aparelho é capaz de detectar as diferentes ondas que se propalam no interior da Terra e, a partir delas, especular qual é o material que se encontra nas camadas inferiores do planeta.

Além da utilização do sismógrafo, também são realizados estudos em lavas vulcânicas, rochas antigas e até mesmo sobre o magnetismo da Terra, que possui uma direta relação com a composição do núcleo interno.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Qual é a composição do centro do planeta? Qual é a composição do centro do planeta?
Por Rodolfo F. Alves Pena

Você pode se interessar também

Geografia

Planeta Terra

Geografia

Camadas da Terra

Geografia

Terremotos

Ciências

Estações do Ano

Últimos artigos

Dízima periódica

Uma dízima periódica é um número que possui sua parte decimal infinita e periódica

Período Helenístico

Período Helenístico foi iniciado com a conquista da Grécia pelos macedônicos e ficou marcado pela difusão da cultura grega a partir do reinado de Alexandre, o Grande.

Império Carolíngio

Império Carolíngio foi a continuidade do Reino dos Francos sob o controle da Dinastia Carolíngia, iniciada por Pepino, o Breve em meados do século VII.

Civilização Micênica

Civilização Micênica foi uma das grandes civilizações do período de formação do povo grego, conhecida por suas grandes cidades fortificadas e pelo seu bom comércio.